Usuário(a):Sratsunade/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômeno causado pelo excesso de nutrientes numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas. Estas, por sua vez, fomentam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema. Este aumento da biomassa pode levar a uma diminuição do oxigênio dissolvido[1], provocando a morte e consequente decomposição de muitos organismos, diminuindo a qualidade da água e eventualmente causando alteração profunda do ecossistema.[2] O excesso de nitratos lixiviados também promove a ocupação por plantas superiores onde estas geralmente não ocorriam, e dessa forma também sufocam ambientes anteriormente equilibrados.

O termo vem do grego "eû-" (εὖ), que significa bom, verdadeiro; e "-trophein" (τροφεῖν), nutrir. Assim, eutrófico significa "bem-nutrido" e opõe-se a oligotrófico, a situação contrária em que existem poucos nutrientes na água, como acontece, em geral, nas águas oceânicas.

O processo de eutrofização pode acontecer de duas formas: processo natural e o processo cultural ou artificial. O processo natural acontece com o passar do tempo e com o acúmulo de nutrientes na água, promovendo assim um maior crescimento das populações do fitoplâncton e um maior florescimentos de algas. Esse processo de eutrofização natural acontece de forma gradual e bastante lenta em até dezenas de anos.

O processo de eutrofização cultural ou artificial é quando esse processo é acelerado e a matéria vegetal é produzida em maior quantidade, isso impede a incorporação total dessa biomassa no sistema aquático com o mesmo tempo que é produzida. A eutrofização cultural é causada pelo homem e principalmente por atividades como o despejo de esgoto doméstico, escoamento de fertilizantes usados na agricultura, queda da água da chuva com poluentes da atmosfera em rios e mares, entre outros fatores.[3]

Eutroficação aparente pelo aumento de turbidez na parte norte do mar Cáspio.

Substâncias como nitrato, fósforo, enxofre, potássio, cálcio e magnésio são os principais nutrientes dos fitoplânctons ("algas" microscópicas que vivem na água) e de outras algas, que se reproduzem em grandes quantidades quando a condição é favorável, tornando a água esverdeada ou acastanhada.

Efeitos da eutrofização[editar | editar código-fonte]

Efeitos ecológicos[editar | editar código-fonte]

A eutrofização pode desencadear várias consequências ecológicas. Devido ao aumento das algas, a água desenvolve uma coloração esverdeada e perde sua transparência natural. Com a morte do zooplâncton e dos organismos fotossintetizantes que se alimentam das algas ocorre a decomposição da matéria vegetal que ocasiona danos como a diminuição da quantidade de oxigênio na água, fenômeno chamado de "anoxia", provocando a morte de peixes e outros animais,[4] além da produção de gases de cheiro desagradável ou tóxicos oriundos das células de cianobactérias após a sua decomposição. Além disso, se rios e lagos eutrofizados forem tratados com cloro, há uma grande chance dessa água desenvolver substâncias cancerígenas devido a alta concentração de matéria orgânica presente na água.

Excesso de algas na superfície de uma lagoa.

Outro efeito ecológico da eutrofização é a perda da biodiversidade e do equilíbrio biológico de rios e mares. A redução drástica de oxigênio é de fato um dos principais motivos da morte de muitas espécies que desempenham papel regulador em ecossistemas aquáticos. Além disso, existe também a morte de um grande número de espécies de peixes devido à presença de substâncias químicas tóxicas na água. Essas substâncias podem tanto contaminar e matar rapidamente as espécies de peixes, como também alterar de forma brusca o pH da água ou sua temperatura. Todos esses fatores são preocupantes porque causam impactos negativos em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar e podem desencadear uma série de mudanças ambientais alarmantes.

Quando esta situação ocorre, a eliminação das causas da poluição pode levar o ecossistema de novo a uma situação saudável, mas se for um sistema fechado onde antes havia espécies que desapareceram por causa deste problema, será necessária que estas sejam reintroduzidas para tornar o sistema semelhante ao que era antes. Estes problemas ocorreram em muitos rios da Europa e ainda não estão totalmente sanados.

Efeitos sociais[editar | editar código-fonte]

A eutrofização pode desencadear problemas que afetam diretamente a sociedade. Devido ao excesso de algas nos rios, o acesso para atividades pesqueiras acaba sendo restrito. Além disso, a contaminação dos rios por substâncias tóxicas afeta o valor nutricional e comercial dos peixes. Esses fatores contribuem negativamente para quem depende financeiramente da pesca para viver.

Existem também diversos efeitos negativos à saúde humana. O consumo de águas eutrofizadas ou de alimentos contaminados pode ocasionar muitas complicações como por exemplo, diarreia, danos no fígado, irritações na pele, ataques alérgicos, além de outras graves doenças como a síndrome do bebê azul que é causada pelo excesso do íon nitrato na água potável e pode levar a até mesmo a morte de crianças recém nascidas.[5]

Para evitar esses problemas causados pela eutrofização em países em desenvolvimento, uma das principais formas é o saneamento básico e tratamento de esgotos [6], aspectos que ainda não são realidade de muitas pessoas na sociedade.

Referências

  1. Langanke, Roberto. «Eutrofização». Conservação para Ensino Médio. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Consultado em 2 de novembro de 2016 
  2. Ribeiro, Krukemberghe Divino Kirk Da Fonseca. «Eutrofização». Brasil Escola. Consultado em 12 de outubro de 2009 
  3. «EUTROFIZAÇÃO ARTIFICIAL: Um Problema em Rios, Lagos e Represas.» 
  4. «EUTROFIZAÇÃO EM RIOS BRASILEIROS» (PDF) 
  5. Magalhães Silva, Leila Cristina; Brotto, Maria Elizabeth. «NITRATO EM ÁGUA: OCORRÊNCIA E CONSEQUÊNCIAS» 
  6. Tundisi, José Galizia (2008). «Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções» 
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete eutrofização.
Ícone de esboço Este artigo sobre Ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.