Usuário(a):Vinicius Macia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Meu objetivo aqui é trazer mais conhecimento sobre a cidade de Mococa, onde vivo. Na página do município, trouxe informações sobre a etimologia da palavra que da nome ao município:

O nome da cidade se origina da língua tupi e significa "casa de mocó", a partir da junção dos termos mokó ("Mocó") e oka ("casa").

Segundo o historiador Humberto de Queiroz, o Capitão-mór Custódio José Dias passou pela região, em 1844, para caçar. Ao avistar o povoado, disse aos que o acompanhavam: "Olhem para essas mocoquinhas". Indagado sobre o significado do termo, Custódio explicou que em Ibituruna, onde nasceu, havia um bairro chamado "Mocócas" ou "Mocóquinhas", e que o termo significava pequenas casas ou pequenas ócas. Na realidade, porém, o termo em tupi significaria algo como "casa de mocós". Segundo o linguista Eduardo de Almeida Navarro, especialista em tupi antigo, a confusão surgiu quando uma obra de Theodoro Sampaio apontava que Mococa viria de Mô-coga, significando fazer roça, roçado ou plantação.

Outra versão é a contada pelo Comendador José Fernandes, que morou por 70 anos na vizinha Caconde: dizia ele que o Ribeirão do Meio, que cortava a cidade, era rico em peixes da espécie Synbranchus marmoratus, também chamados Moçum. A alta quantidade teria feito daquele lugar conhecido por ser o lugar onde habitava (óca do peixe moçum, ou moçum-ocó). O poeta Maranhense Manoel da Cruz Evangelista reforça a versão em seu verso "Um dilá, chegou no Amapá, foi pegar muçum na mocooca". Outra evidência é a presença do nome em regiões aquíferas, como a praia da Mococa, nome herdado do Rio Mocóca, bem como o vilarejo de Mocooca, no Pará, um dos mais representativos na pesca na região do Maracanã.

Meu xodó é a página de Ercília Nogueira Cobra, que apesar de não ter criado, expandi sobremaneira. Além dela, criei algumas páginas:

Colaborações[editar | editar código-fonte]

Estrutura dos artigos da wikipedia[editar | editar código-fonte]

pt Este(a) utilizador(a) tem como língua materna o português.