Usuário(a) Discussão:Victorlage/001

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caro editor, por favor não apague conteúdo, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, pois isso pode vir a ser considerado como vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.

Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

Victor Lage (discussão) 00h36min de 11 de Abril de 2008 (UTC)

For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá, Victorlage, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! --Ramonne Discussão 14h49min de 6 de Dezembro de 2007 (UTC)

Victorlage, seu trabalho é importante, leia (antes de começar/continuar a editar) e siga as orientações/ajudas na caixa de boas vindas, e
"Dicas" <--clique aqui
Obrigado!---Reynaldo Avaré Msg 18h27min de 24 de Dezembro de 2007 (UTC)



FELIZ NATAL

Para mais ajuda consulte o Guia Prático, Assinando e a página Coisas a não fazer.
Obrigado. |} Gunnex msg contrib 00h27min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Para mais ajuda consulte o Guia Prático, Assinando e a página Coisas a não fazer.
Obrigado. |} Gunnex msg contrib 01h11min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Bem-vindo ao programa de Tutoria. Eu, Leandro Prudencio, serei o seu tutor até que você esteja mais familiarizado com a Wikipédia ou não deseje mais participar da tutoria. Não fique com receio de tirar qualquer dúvida que possa ter. Para entrar em contato comigo acesse minha página de discussão.

Olá! Vi que tem interesse em traduções, assim como eu. Pode começar lendo o Guia de tradução. Se precisar de ajuda, estou à disposição, Leandro Prudencio fala! 19h15min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

RE:Introdução[editar código-fonte]

Olá. Foi a tempo mesmo, eu já ia dizer que não assinou!

Bem, então vamos por partes:

  1. leia o Guia de edição/Usar tabelas, acho que será útil. Use a página de testes;
  2. também há o Guia de tradução, para se categorizar como um tradutor, há as userboxes, que pode colocar em sua página de usuário: Wikipedia:Userbox/Wikitradutor, Wikipedia:Userbox/Revisor, Wikipedia:Userbox/Tradutor, Wikipedia:Userbox/Tradutor amador, Wikipedia:Userbox/Tradutor-freelancer. (Há de outras ocupações: Wikipedia:Userbox/Ocupações) Mas o mais importante mesmo é pegar um artigo e traduzir!

a continuar, Leandro Prudencio fala! 20h23min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

3.Colocar os ícones sobre idiomas é simples, veja aqui. Pode colocar também em sua página de usuário.

a continuar... Leandro Prudencio fala! 20h36min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

4.Veja aqui as alterações que fiz no artigo que você editou. Foi um bom trabalho e faltaram apenas detalhes, como a numeração utilizando # e não números, e um novo tópico deve ser iniciado assim: ==Profissionais envolvidos==, por exemplo.
Uma coisa importante para que não haja confusão: já que tem conhecimento do assunto, você deve juntar, adaptando, os artigos Patologia Clínica e Medicina laboratorial, se forem a mesma coisa. Depois é só redirecionar um para o outro, como fiz aqui e aqui (isso é importante para que, posteriormente, não criem artigos com outros nomes do mesmo assunto).
Não alterei o artigo Líquido sinovial, para que você mesmo coloque os tópicos assim: ==Análise Clínica==, qualquer dúvida é só falar! Leandro Prudencio fala! 20h49min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Outra coisa...[editar código-fonte]

Veja esta outra alteração que fiz. Procure não utilizar letras maiúsculas sem necessidade, como "Fluidos Orgânicos", ou "Antígeno". Também, retire o excesso de texto em negrito no artigo Líquido sinovial, coloque ligações internas ([[algo]]), nos que forem necessários, nos outros deixe texto normal, ou itálico (assim ''itálico'') onde achar necessário.

Você já ampliou bastante o Líquido sinovial, pode também retirar a predefinição {{Esboço}}. Até mais, Leandro Prudencio fala! 21h02min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

A tag {{reciclar}} pressupõe arrumação geral no artigo, que inclui correção textual e excesso de maiúsculas à falta de wikis (o que mais notei). O objetivo da tag é sinalizar para que alguém entre as centenas de editores se predisponha a reler o artigo e arrumá-lo. Percebi que o senhor está sendo tutorado. Seu tutor poderá auxiliá-lo com mais precisão. Boas edições. Yanguas Esperneia! 14h58min de 1 de Março de 2008 (UTC)

Olá! Faltou só o # para consertar o código do redirect. O resto estava correto. veja.

PS. Já leu Wikipedia:Reciclagem? A reciclagem é uma organização e formatação correta do artigo. Em Patologia clínica há links externos no meio do artigo (isso deve ser posto na parte "ligações externas") e havia muitas palavras com letras maiúsculas sem necessidade, como já disse (outro ex. "No Brasil, O médico"). Também há muitas "numerações", o que, se puder ser mudado, acho que seria melhor, principalmente para um artigo de medicina. Tome um exemplo, como Imunologia, Medicina. Até mais, Leandro Prudencio fala! 18h43min de 1 de Março de 2008 (UTC)

Patologia Clínica[editar código-fonte]

Olá Victor Sendo também médico e já tendo exercido por muitos anos a Patologia Clínica (minha especialidade, porém estou afastado, aposentado), achei que o artigo está satisfatório, e tirei a tag de reciclar. Também mudei o nome Urinálise para Uranálise. Embora o primeiro tenha utilização corrente, a etimologia fala pelo segundo. Ur-: urina - analisis: análise. Saudações. Polemaco - diga 23h47min de 1 de Março de 2008 (UTC)

Bons progressos...[editar código-fonte]

Olá novamente! Vou colocando aqui os comentários...

a continuar...

...

...

  • Sobre as referências: [Wikipedia:Livro de estilo/Notas de rodapé|Parte teórica]]. Se preferir na prática, dá uma olhada aqui na minha pagina de testes se não entender me avisa. Fique à vontade para fazer seus testes nessa página; se preferir use a Wikipedia:Página de testes.

...

Olá, não concordo em mudar a página Micologia para Micologia médica uma vez que a Micologia estuda não só os fungos importantes para a saúde humana. Além disso já existe o artigo Primatologia para a ciência que estuda os macacos. GoEThe (discussão) 12h34min de 3 de Março de 2008 (UTC)

Olá mais uma vez, já percebi a confusão! É que algum engraçadinho tinha mudado o texto de micologia e substituiu "fungo" por "macaco". Isto é o que se chama vandalismo na wikipédia! Bem, mas a culpa não é sua, por isso não se preocupe. Já reverti as alterações, por isso, está tudo bem! GoEThe (discussão) 15h43min de 3 de Março de 2008 (UTC)

Mais uma coisa, não apaguei a página Micologia médica pois não sei se quererá expandir esta página de qualquer maneira. Um abraço. GoEThe (discussão) 15h45min de 3 de Março de 2008 (UTC)

Reverter link[editar código-fonte]

Olá Victorlage.

Deixou esta mensagem em minha página de discussão, sobre edição em Micologia médica e em Micologia.

Porém não editei tais páginas. Deve estar se referindo ao usuário GoEThe D​ C​ E​ F também chamado GoEThe.

Porém fiz a pouco, esta edição em Micologia médica. Abraços.--OS2Warp msg 17h12min de 3 de Março de 2008 (UTC)

Parasitologia[editar código-fonte]

Eu não sei nada sobre Parasitologia. Mas, não se acanhe, seja audaz e tente melhorar a página. Não hesite em pedir ajuda ou tirar dúvidas, se precisar. Um abraço. GoEThe (discussão) 00h29min de 4 de Março de 2008 (UTC)

Muito obrigado pela mensagem de aniversário! Há sim: Aniversário dos wikipedistas

Que bagunça! Realmente me pegou também. Que bom que outro especialista deu uma mão. Acho que seria interessante manter o {{ver desambiguação}} no artigo Micologia, já que decidiu não remover o artigo Micologia médica, pois não haverá artigo que ligue para essa desambiguação. Tem feito um bom trabalho. Qualquer coisa é só falar, Leandro Prudencio fala! 01h38min de 4 de Março de 2008 (UTC)

Parasitologia II[editar código-fonte]

Sim, eu sou biólogo. Mas a parasitologia não é a minha especialidade. Agradeço a sugestão, mas eu tenho uma lista de artigos em mente em que estou interessado em melhorar, e Parasitologia não estava na minha lista. Isto tudo para dizer que cada um contribui para os artigos que quiser. Vá, vou dar uma olhadela ao Parasitologia quando tiver tempo, e tentar dar uma limpadela. Um abraço. GoEThe (discussão) 08h17min de 4 de Março de 2008 (UTC)

Fiz algumas alterações e introduzi algum texto da versão inglesa. Veja como ficou. Um abraço. GoEThe (discussão) 11h01min de 4 de Março de 2008 (UTC)

RE: 1º contacto[editar código-fonte]

Olá Victorlage/001, boa tarde! Aqui a gente mais aprende do que ensina, é um vício.... Precisando de qualquer dos editores tenha certeza que estará pronto para te ajudar e com certeza mesmo você sendo um novato já está em condições de muito colaborar com os editores e com a Wikipédia. Novamente, seja bem vindo... tenha um bom trabalho, um abração. --Reynaldo Avaré Msg 18h43min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Só agora li as "dicas" que você deixou, são muito boas! Vou pelo menos move-las para o início da página de discussão. Tenho receio que as dicas fiquem muito extensas e incorporá-las na página principal o pessoal tem "pregui.." de ler...hehehe. Muito obrigado e desde já fica livre de usar as que coloquei do modo que entender (mesmo sem citar o autor!!) afinal tudo aqui é livre (graças a Deus!). Obrigado. Reynaldo Avaré Msg 19h31min de 5 de Março de 2008 (UTC)

RE: Link errado[editar código-fonte]

Estava errado mesmo... bom trabalho.Reynaldo Avaré Msg 00h35min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Quando for assim - mais de uma edição errada - volte até a certa e peça para editar e aí então gravar, poupa seu trabalho. No caso da Wikipedia:Tutorial/A reter, vá até o histórico, clique em Ver alteração anterior, repita até achar a correta (no caso era de 00h42min de 6 de Janeiro de 2008 FSogumo ), mande editar e grave. Ok? Abraço.Reynaldo Avaré Msg 00h40min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Nos dois casos que vc corrigiu, (quando estiver no histórico do artigo) é sempre bom clicar em "contribs" que aparece na frente do nome do editor e verificar as edições do mesmo se não fez mais "alguma cáca". No caso da "Adriana P Guedes" ela também alterou Meridiano (acupuntura). Isso acontece o tempo todo, se você ficar atento a Mudanças recentes (que está no box a sua esquerda em colaboração) verá as alterações em vermelho que o pessoal faz. Reynaldo Avaré Msg 00h49min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Olá!

Realmente, edições feitas por anônimos são assunto de discussão. Na wikipédia em inglês não é permitido que IPs iniciem artigos, o que já é um passo a mais. Não formei idéia sobre esse assunto, mas grande parte das edições válidas da nossa wiki é feita por IPs. Acredito que, por isso, muito dificilmente serão bloqueadas as edições por IPs; até mesmo pelo próprio, digamos, lema da wiki, que pode ser editada por todos, inclusive anônimos.

Falando do domínio Ajuda, seria uma boa proposta para Esplanada/propostas (inclusive está sendo discutido agora sobre a marcação de páginas para eliminar por IPs). Se tiver esse propósito, reúna os links dos históricos onde os vandalismos foram feitos e podemos iniciar uma proposta lá.

Citação: A Wikipedia não tem / deveria ter algum tipo de Controle de Qualidade, tipo por exemplo, estudando indicadores de qualidade como número de páginas vandalizadas, tempo de permanência dessas páginas, nº de acessos à Wikipedia por tipo de usuário, etc??

Acredito que haja esse tipo de controle, quando puder, vou falar com algum outro editor para ver se tem algo a dizer.

Bon appétit! Leandro Prudencio fala! 01h26min de 8 de Março de 2008 (UTC)

Olá, desculpe a demora; estou tentando entender tudo isso, hehehe. Vamos lá:

Citação: Qual a sua sugestão? Talvez seja importante a consulta a outros colegas na Wikipédia, como seria a melhor maneira de efetivá-lo?

(parece que o pessoal do Café dos Categorizadores está de férias, zzz ) Bem, mesmo não entendendo muito do assunto, o que me parece mais correto é o que você já disse em Citação: mover o conteúdo de Anatomia Patológica para Patologia, que passaria a ser a página da especialidade médica; e criar uma página de desambiguação para a palavra "Patologia", oferecendo um link alternativo para outra página onde seria colocado o texto sobre Patologia de uma forma geral.

Seria com certeza bom pedir a opinião do Polemaco.

Acredito que a medicina não tenha tantas diferenças entre Brasil e Portugal, e também que a mudança citada acima de não criaria conflitos, tornando mais fácil uma possível alteração futura. Você não está complicando, não Alegre, é uma alteração um tanto complicada; eu também perguntaria a algum outro editor. Com certeza as páginas afluentes precisarão de uma boa revisão após as mudanças.

Bem, acho que escrevi e escrevi e ainda não disse nada . O que acho correto e encorajo-o a fazer é: Crie os artigos e faça as alterações sobre o que conhece bem (idioma/cultura do Brasil), e, se houver alguma divergência, com certeza alguém de Portugal poderá entrar em contato e/ou alterar. Já disseram a você Citação: GoEThe escreveu: «Mas, não se acanhe, seja audaz e tente melhorar a página». Certa vez eu mostrei um erro em uma discussão, ninguém disse nada, então eu alterei.

Me avise quando fizer a página de desambiguação, e então poderei dar alguma ajuda nas páginas afluentes e outras relacionadas, até mais, Leandro Prudencio fala! 00h06min de 10 de Março de 2008 (UTC)

Olá, e espero que me desculpem por "meter o nariz" na conversa! Se compreendi correctamente, a proposta é mover Anatomia patológica (especialidade) para Patologia, e patologia para outro lado via desambig, certo? Penso que isto pode gerar alguma confusão pela ambiguidade do termo patologia, e porque em Portugal a especialidade chama-se "Patologia Clínica" (tanto quanto sei), mas também é conhecida como Anatomia patológica. Fora do âmbito médico, patologia não é conhecida como especialidade. A minha sugestão seria deixar Patologia como um artigo genérico sobre patologias, e desambiguar com Patologia (especialidade) (ou Patologia clínica se não se importarem com a designação portuguesa, hehe). O conteúdo de Anatomia patológia seria movido para a especialidade ou reciclado segundo algum critério... Um abraço, Jp 12h44min de 11 de Março de 2008 (UTC)
PS: Não sabia que no Brasil se distinguia Patologia Clínica de Anatomia Patológica, penso que em Portugal não há essa distinção. Sendo assim, convém que haja uma boa desambiguação entre essas duas especialidades e patologia no sentido lato (de momento os artigos parecem-me um pouco confusos). Seja como for, aprecio a sua preocupação em chegar a consensos! Espero que consiga sempre balanceá-la com a audácia que é preciso para fazer alguma coisa nesta wikipédia que às vezes não liga nenhuma a coisas importantes, e noutras debate até à exaustão os mínimos detalhes. Votos de bom trabalho! Jp 12h53min de 11 de Março de 2008 (UTC)

Olá. Sobre o artigo Imunohematologia, seria interessante uma revisão para maior organização.

Por exemplo: A seção O Sistema ABO está mais completa do que o artigo Sistema ABO; assim como a seção Sistema Rh (artigo principal Fator Rh); também o artigo da DHRN. O que pode ser feito é deslocar o texto, adaptando, de uma seção do artigo para o artigo principal, e usar, nas seções do artigo Imunohematologia, a predefinição {{Ver artigo principal|[[Sistema ABO]]}}

Ver artigo principal: Sistema ABO

Seria bom também encontrar imagens relacionadas ao artigo, assim ele terá uma aspecto bem melhor. Leandro Prudencio fala! 21h55min de 10 de Março de 2008 (UTC)

Então, estou dando-lhe mais trabalho! hehehe . É geralmente assim, sempre encontramos algo a mais para melhorar. Mas você é organizado e saberá a hora certa de fazê-los. Pode criar uma página específica para anotar suas tarefas, como Usuário:Victorlage/agenda ou Usuário:Victorlage/tarefas (eu tenho uma: Usuário:Leandro Prudencio/Agenda).

Sobre os textos subscritos e superescritos, aqui vai, em wiki-código:

  • Texto<sup>superescrito</sup> -> fica assim: Textosuperescrito
  • Texto<sub>subscrito</sub> -> fica assim: Textosubscrito

Qualquer dúvida é só falar, Leandro Prudencio fala! 23h24min de 11 de Março de 2008 (UTC)

Patologia e Patologia Clínica[editar código-fonte]

Olá, Victor. Não vejo problema em chamar Patologia ou Anatomia Patológica. Ambas são denominações válidas. Eu não conhecia a denominação Patologia cirúrgica, mas a entendi como tal. Quanto a chamar Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, creio que um título ambíguo ou redundante deixa margem a não ser encontrado com facilidade. O melhor (o ideal, acredito) é escolher um (Patologia clínica, por exemplo) e fazer um Redirect do outro. Assim, quem procura por qualquer das nomenclaturas, por qualquer das denominações vai sempre encontrar o que quer. O mesmo vale para Patologia e Anatomia Patológica. Polemaco - diga 02h37min de 14 de Março de 2008 (UTC)

Olá!

Primeiramente, você deve definir uma licença para a imagem, ou ela poderá ser apagada. Veja o aviso abaixo das descrições ([1]). Para ser usada na wiki em português, a imagem deve ter uma licença livre, como a desta minha imagem (pode copiar a licença).


Acresentar uma imagem é simples.

Subgrupos do sistema ABO

[[Imagem:ABO subgroups.png|thumb|right|100px|Subgrupos do [[sistema ABO]]

onde:

  • thumb indica que a imagem terá uma moldura, e assim poderá ter uma legenda (Subgrupos do sistema ABO)
  • right ou left: posição da imagem
  • 100px, 200px, 300px, etc.: tamanho da imagem

Até mais, Leandro Prudencio fala! 20h30min de 15 de Março de 2008 (UTC)

Olá, dei uma olhada rápida até agora e estão muito boas as suas edições. Como sempre dá para tirar uma lição, seria bom, para esses artigos citar algumas fontes veja Wikipedia:Cite as fontes.

Por exemplo:

"Foi descoberto independentemente por Levin e Stone (1939) e Landsteiner e Wiener (1940)" alguém poderia colocar um [carece de fontes] nessa informação. Creio que informações como essas não sejam difíceis de se achar referências. Pode ser em sites que falem sobre o assunto, especializados, livros... etc. Esse é só um exemplo, o bom é distribuir fontes pelo artigo em informações importantes para dar confiança ao leitor.

Qualquer dúvida é só falar, Leandro Prudencio fala! 16h12min de 16 de Março de 2008 (UTC)

Referências[editar código-fonte]

Então já descobriu. Veja que alterei isso no artigo, para dar uma ajuda. Leandro Prudencio fala! 21h51min de 16 de Março de 2008 (UTC)

Ah! Sobre a colocação das ligações internas e ver também: o que fazemos comumente é colocar no veja também apenas as ligações que não estejam já no conteúdo do artigo; claro que uma ou outra mais importante que ache melhor colocar também no "ver também" pode, mas essa é a regra geral que utilizamos, certo? Leandro Prudencio fala! 22h13min de 16 de Março de 2008 (UTC)

Bem, não há política rígida sobre isso; precisa usar o bom censo. Se ver que há necessidade de melhorar nesse assunto, coloque a tag, se sabe melhorar, melhore e retire a tag, e coloque no sumário. Nesse caso, sugiro que vigie o artigo, pois alguém poderá simplesmente remover, e aí deve haver um diálogo. Mas em resumo não tenha receio de colocar tais avisos quando achar necessário, mas deve saber o motivo e/ou explicar por quê (ou seja, uma posição consciente), pois alguém, por ex. o último editor do artigo, porderá vir perguntar-lhe o porquê da alteração e aí, novamente, deverá haver o diálogo. Leandro Prudencio fala! 22h01min de 16 de Março de 2008 (UTC)

RE: Proteção de páginas[editar código-fonte]

Olá! Veja esta alteração importante que fiz em Escatologia. Também fiz algumas alterações pequenas em Coprologia.

As páginas são protegidas pelos Administradores > Há bastante sobre eles nessa página (mais abaixo, as funções deles: Wikipedia:Administradores#Onde está o truque?)

Que bom que está ativo! Até mais, Leandro Prudencio fala! 18h40min de 20 de Março de 2008 (UTC)

Olá! Veja as alterações que fiz na sua userbox: Wikipedia:Userbox/Patologia Clínica. Devo lembrar que as UB não devem estar categorizadas no Domínio Pricipal (Categoria:Medicina, por exemplo). Sua UB agora está categorizada: Categoria: !Userboxes por ocupação. E você está na Categoria:!Wikipedistas Patologistas Clínicos. Acrescentei a UB à lista: Wikipedia:Userbox/Ocupações. Uma coisa: tem certeza que salvou a UB em Wikipedia:Userbox/Requerimento? Não vi nada lá. Qualquer dúvida é só falar! Leandro Prudencio fala! 00h18min de 22 de Março de 2008 (UTC)

PS: Pode oferecer a userbox para seu(s) colega(s) de profissão!

Userbox Patologista clínico[editar código-fonte]

Muito bom, Victor. Pensei em usá-la também. Mas, como eu já lhe disse, estou afastado da prática laboratorial há mais de 20 anos e fiquei acanhado de dizer que sou patologista clínico, eu que hoje, após a aposentadoria, atuo apenas em faturamento hospitalar e informática, além de meu hobby, que é a edição gráfica. Depois de seu convite, no entanto, aceito a utilização. Obriado. Polemaco - diga 21h31min de 22 de Março de 2008 (UTC)

Predefinição[editar código-fonte]

Olá!

Fiz pequenas correções em Uranálise e Micotoxina; creio que ambas não sejam mais esboços, e podem ter as tags retiradas.

Sobre a caixa {{especialidades médicas diversas}} (é uma predefinição, de vez em quando estou a editar uma), concordo com suas alterações; é simples editar a caixa Especialidades médicas diversas (editar normalmente). Será interessante que você mesmo edite, então, se tiver qualquer dúvida, é só falar.

Sua pergunta é se existe algum recurso que automatize a tarefa de edição? Se for isso, existe sim: há os Semi-bots (mais específicamente o AWB), que facilitam as edições repetitivas, mas para utilizá-lo é necessário pelo menos 500 edições no domínio principal (há também os Bots, um pouco mais complexos). Respondi sua pergunta? Até mais, Leandro Prudencio fala! 00h23min de 29 de Março de 2008 (UTC)

Proposta de fusão[editar código-fonte]

Caro Vitorlage,

Diagnóstico por imagem e radiologia são duas coisas bastante distintas. Por exemplo, uma ecografia enquadra-se na primeira, mas não na segunda; apenas parte da radiologia tem por objectivo fazer diagnóstico por imagem; etc. Assim, retirei o pedido de fusão. Cumprimentos, Jp 22h53min de 29 de Março de 2008 (UTC)

Caro colega; espero que me desculpe por não ler a resolução que me citou, pelo que agradecia que me relatasse os pontos relevantes que possa conter quanto à fusão proposta. De qualquer forma, pelo que percebi, essa resolução clarifica as especialidades médicas brasileiras, estou correcto? Assim sendo, vejo dois problemas:
  1. Radiologia e Diagnóstico por imagem, no contexto de uma enciclopédia, referem-se a mais do que especialidades médicas
  2. A resolução citada refere-se à convenção brasileira para as especialidades, e não se aplica aos restantes países lusófonos
Foi o primeiro ponto, em particular, que me levou a reverter a fusão. Cumprimentos, Jp 23h27min de 29 de Março de 2008 (UTC)


Estimado colega wikipedista/Dr. Vitorlage,

Aproveito também para me apresentar. Sou um estudante de medicina, português, e edito na Wikipédia lusófona intermitentemente há alguns anos. Acho de louvar que esteja disposto a melhorar a forma como estão organizadas as especialidades médicas, que realmente deixa um pouco a desejar. Reconheço que para isso é preciso adoptar algum critério, mas não considero que esse seja o mais adequado para um projecto internacional como a Wikipédia. Ainda assim, como não tenho nenhum critério melhor para sugerir, não me oponho.

Quanto aos artigos em questão, em minha opinião, estes focam assuntos distintos (e mais abrangentes que a respectiva especialidade médica) e deviam ser tratados como tal. A solução ideal talvez passe até pela criação de um artigo Radiologia e Diagnóstico por imagem para tratar da especialidade, enquanto radiologia focaria os assuntos relacionados com o uso de radiações e diagnóstico por imagem fornecia uma visão geral sobre métodos imagiológicos. Na pratica, contudo, os artigos estão num estado muito pobre, e provavelmente até beneficiariam de uma fusão que os aprofundasse. Deixo esta trapalhada a seu critério, hehe.

Um abraço, Jp 00h02min de 30 de Março de 2008 (UTC)

Olá! Não sei o que é feito dos médicos portugueses na WP, mas penso que não se tenham identificado como tal. O equivalente português ao Conselho Federal de Medicina (se entendi bem o que é), é a Ordem dos Médicos. Não sei onde é definido legalmente o estatuto das especialidades médicas, mas uma listagem pode ser consultada aqui. Um abraço, Jp 00h50min de 30 de Março de 2008 (UTC)

Olá! Sua UB está ok. Teve uma boa idéia. Só faltou criar a Categoria:!Wikipedistas que checam referências, o que acabei de fazer. Também acrescentei-a nessa lista. Leandro Prudencio fala! 18h30min de 6 de Abril de 2008 (UTC)

Recursos da Wikipédia[editar código-fonte]

O software que você usa é parecido com o wikipad que baixei há algum tempo (que usa um código parecido com a Wikipédia). Falando dos recursos da wiki, seria bom que também desse uma olhada no Monobook-Suite que possui muitas funcionalidades para os usuários, e no qual pode-se acrescentar vários scripts, que aumentam ainda mais o número de ferramentas. Uso alguns deles e são muito úteis. Se precisar de ajuda pode perguntar. Leandro Prudencio fala! 19h50min de 6 de Abril de 2008 (UTC)

Fim da Tutoria[editar código-fonte]

Olá Victor! Nossa tutoria completou um mês no dia 25 de março. Esse é o período recomendado para uma tutoria. E, afinal de contas, você não é mais um novato. É muito bom ter um alguém que contribua com temas como os seus, pois são muito especializados; melhor ainda sendo meu tutorado! Parabenizo-o pelo seu desempenho,

Parabéns por ter cursado o programa de Tutoria, que terminou neste momento. Continue o bom trabalho. Caso venha a ter dúvidas, poderá contactar-me, mesmo depois do programa finalizado. Pode, se preferir, dirigir-se ao Café dos Novatos. Boas contribuições, Leandro Prudencio

Não pare de me fazer as perguntas que desejar, pois com certeza sempre virão algumas dúvidas. Quando criar uma UB, ou predefinição, etc., com certeza pode me mostrar para conferir. Até mais, Leandro Prudencio fala! 20h01min de 6 de Abril de 2008 (UTC)


Minhas dicas de edição[editar código-fonte]

  • A wikipédia é uma comunidade!
    • Usuários identificados podem ajudar, ser consultados, e ser ajudados.
    • Cuidado com usuários identificados somente pelo IP, a princípio não sabemos nada sobre eles.
    • Há também usuários não humanos fazendo serviços de manutenção e deixando suas marcas no histórico das páginas.
    • Com tantos usuários de tipos diferentes construindo (e alguns Desconstruindo), é difícil evitar algum tipo de incômodo ou choque. A educação pessoal é muito importante.
    • Rever sempre os efeitos de sua edição (clicando em mostrar previsão) evita inflacionar o histórico das páginas.
    • Usar um editor de textos externo (pode ser até o Notepad, recomendo o Keynote, software livre sob a GNU General Public License inglês)
    • Devemos estar atentos para as licenças de uso e Copyright dos textos, imagens e outros recursos que disponibilizamos.
  • Ducumentação é fundamental.
    • Não se documentar expõe o editor a críticas e mudanças (bem intencionadas ou não) de suas páginas, e aí será interessante sabermos bem porque introduzimos aquele pedaço de nosso texto.
    • Cobrar/contribuir com documentação das páginas que visitamos e/ou às quais linkamos evita desentendimentos e melhora a qualidade dos artigos.
    • Documentar suas ações, códigos, páginas e links em um "diário" próprio pode ser uma boa idéia, o Keynote pode ajudar aí também.
    • Procurar documentar as edições mais importantes na caixa de "sumário" (ao final da página de edição).
    • Em Minhas preferências -> Lista de vigiados -> pode ser útil marcar um ou mais dos ítens (mas cuidado para não inflacionar muito a lista de vigiados):
      • Adicionar páginas criadas por mim à minha lista de artigos vigiados
      • Adicionar páginas editadas por mim à minha lista de artigos vigiados
      • Adicionar páginas movidas por mim à minha lista de artigos vigiados
    • É interessante reservar parte do seu tempo de edição para a verificação / correção das alterações observadas nas suas páginas mais importantes.
  • É tão importante ler como editar; visite os links internos que faz, pode haver inconsistências, termos homônimos a desambiguar, ou porções do texto que você pode melhorar.
  • Parcimônia na criação de links internos é bom, pois um editor responsável deve pelo menos dar uma olhada nesses links, que podem ou não ser adequados / estar bem escritos; é sempre possível voltar à edição da página e acrescentar links à medida que se lê/edita páginas relacionadas.
  • Um pouco de ceticismo, (sem exagerar), vale na avaliação do que escrevemos/lemos/linkamos para evitar dissabores. Vale a pena também conhecer as falácias mais comuns.
  • Podemos também fazer a nossa parte em manutenção, como desambiguação, edição de links, aquela "finalizada" numa página parcialmente traduzida/escrita à qual linkamos, etc.
  • Outra parte importante da manutenção pode ser a edição dos links afluentes (para ver, clickar em"afluentes" na caixa "ferramentas" da página), principalmente das páginas movidas / desambiguadas.
  • Uma pausa para o café pode ser bem útil:
    • Manter e editar bem as nossas próprias páginas de usuário e discussão, são nossa referência na Wikipédia.
    • Aprender na documentação online e/ou pela observação de páginas já prontas e realização de testes.
      • sempre é possível dar uma olhada no código de páginas com características interessantes, para aprender como fazer o mesmo ou algo similar em nossas próprias páginas
    • Trocar idéias com outros usuários, principalmente antes de edições importantes em alguma página.
    • Ver e rever suas posições sobre políticas da Wikipédia.
    • Vale a pena estudar um pouco de HTML.
  • Não se esqueça de assinar suas mensagens a outros usuários!