Véspera de Natal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Véspera de Natal
Christmas Tree.JPG
Árvore de Natal.
Tipo Cristão
Seguido por Cristãos
Data 24 de dezembro
Observações Dia que marca a véspera do dia de Natal, em que é feito o jantar familiar dado pelo nome de consoada.

A Véspera de Natal refere-se ao dia 24 de dezembro de cada ano. Em Portugal, a Véspera é marcada pela união familiar no jantar chamado Consoada ou Ceia de Natal, e à meia-noite é feita a distribuição e a troca de presentes.[1] No Brasil, tradicionalmente, tem lugar à meia-noite a ceia de Natal e espera-se que o Papai Noel visite cada casa e entregue presentes às pessoas, principalmente às crianças. Também é comum a troca dos presentes entre parentes ou colegas de trabalho que participam do amigo secreto (também chamado Amigo Oculto).

Celebração pela Igreja Católica[editar | editar código-fonte]

A Igreja Católica adota as antigas tradições de considerar a véspera de uma festa como o momento mais importante da celebração. Isso porque, nas antigas tradições, o novo dia começava com o por do sol, ou seja, a noite da véspera já era o dia da festa. Por isso a Vigília do Natal tem a missa mais solene deste período. Caso semelhante ocorre com a Páscoa.

Importância[editar | editar código-fonte]

Julaftonen (The Christmas Eve), um quadro colorido pintado em 1904-05 por Carl Larsson (1853-1919)

Na verdade, o dia 24 de dezembro é um dia normal que antecede o dia mais importante dos que acreditam em Jesus Cristo. Apesar disso, muitas pessoas celebram as suas ceias de Natal neste dia. Porem o dia 24 tem sua importância, embora não seja feriado, por isso muitas pessoas saem para comprar presentes, ingredientes para a ceia, passear, entre outros. Em Portugal, normalmente é concedida tolerância de ponto na tarde deste dia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Véspera de Natal
Ícone de esboço Este artigo sobre Feriados ou datas comemorativas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.