Walt Disney World Speedway

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Walt Disney World Speedway é um autódromo localizado no Walt Disney World, próximo a Orlando. O autódromo já fez parte do calendário da Indy Racing League, NASCAR Craftsman Truck Series, USAC Formula Ford 2000 e USAC Silver Crown Series.

História[editar | editar código-fonte]

Sua construção foi iniciada em 1995 e administrada pelo International Motor Speedway (IMS), de Tony George, em associação com a Disney. Hoje o circuito está desativado.

O circuito é um tri-oval, que foi desenhado pelo chefe de projetos do Indianapolis Motor Speedway, Kevin Forbes e quem fez a escolha do local onde seria construída a pista a partir de setembro de 1994 foi Greg Ruse da Buena Vista Construction. O traçado situa-se em um terreno triangular próximo ao estacionamento do Magic Kingdom Park. A construção foi projetada para caber dentro dos limites da infra-estrutura existente, criando um traçado dentro dos padrões mínimos estabelecidos.

O oval foi inaugurado oficialmente em janeiro de 1996 na abertura da temporada da IRL, com a realização das 200 milhas da Walt Disney World. O evento foi disputado no último sábado de janeiro, um dia antes do Super Bowl. Era efetivamente a primeira grande corrida do ano nos Estados Unidos naquele ano. Entre 1997 e 1998, a Nascar Craftsman Truck Series organizou corridas no circuito uma semana antes do evento da IRL. Entres as corridas de apoio para ambas as corridas incluíam a Fórmula Ford 2000 e a USAC Silver Crown.

Em 2000 foi disputada a última etapa da IRL no circuito, os motivos podem ter sido esses:

  • o circuito tem uma milha de extensão e um formato estranhíssimo para um oval, com todas as curvas diferentes entre si. Isso pode tê-lo tornado perigosíssimo, como provam os quatro acidentes muito graves ali ocorridos: dois com o piloto chileno Eliseo Salazar, um com o norte-americano Davy Jones (ficou afastado muito tempo e praticamente encerrou carreira) e um com o norte-americano Sam Schmidt (que ficou tetraplégico após o ocorrido). O acidente de Sam Schmidt aconteceu em 2000 e depois disso nunca mais a IRL apareceu por lá;
  • o circuito fica no interior da Disneyworld, em Orlando, na Florida. Pode não ter havido uma sintonia muito boa entre o funcionamento normal da Disneyworld com a movimentação no circuito para a corrida. E nem todos que compareceriam a corrida são fãs da Disney e muito menos os fãs da Disney seriam fãs de corridas;
  • comparecimento de público pequeno. Arquibancadas vazias eram bastante comuns nos primeiros anos da IRL e isso pode ter convencido a Disney que realizar corridas ali não era lucrativo.

O fato é que a pista ainda existe e hoje é um enorme elefante branco que é utilizado por algumas escolas de pilotagem e para passeios pela pista a bordo de stock cars, servindo como uma bela atração para o público adulto que visita a Disneyworld.

Recordes[editar | editar código-fonte]

Indy Racing League[editar | editar código-fonte]

Tipo Distância Data Piloto Tempo Velocidade média
(mph)
Qualificação 1 volta (1.0 milha) 25 de Janeiro de 1996 Buddy Lazier 19.847 segundos 181.388
Corrida 200 milhas (320 km) 27 de Janeiro de 1996 Buzz Calkins 1:33:30.748 128.748

Ligações externas[editar | editar código-fonte]