Wednesday

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a série da Netflix. Para especificamente sobre a personagem da franquia "A Família Addams", veja Wednesday Addams.
Wednesday
Wednesday (PT)
Wandinha (BR)
Wednesday
Informação geral
Formato série
Gênero
Estado Segunda temporada em produção.
Criador(es)
Baseado em Personagens de Charles Addams
Elenco
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 1
Episódios 8
Produção
Diretor(es)
Produtor(es) Carmen Pepelea
Produtor(es) executivo(s)
  • Alfred Gough
  • Miles Millar
  • Tim Burton
  • Gail Berman
  • Kayla Alpert
  • Steve Stark
  • Jonathan Glickman
  • Andrew Mittman
Editor(es)
  • Jay Prychidny
  • Ana Yavari
  • Paul Day
Cinematografia
  • David Lanzenberg
  • Stephan Pehrsson
Composto por
Empresa(s) produtora(s)
  • Millar Gough Ink
  • 1.21 Films
  • Glickmania Media
  • Tee and Charles Addams Foundation
  • Tim Burton Productions
  • Toluca Pictures
  • MGM Television
Exibição
Emissora original Netflix
Distribuição
Transmissão original 23 de novembro de 2022 – presente
Cronologia
A Família Addams

Wednesday (no Brasil, Wandinha)[2] é uma série de televisão estadunidense dos gêneros comédia dramática, suspense e terror criada por Alfred Gough e Miles Millar baseado na personagem Wednesday Addams de The Addams Family, do cartunista Charles Addams. Estrelada por Jenna Ortega como a personagem titular, a série apresenta Gwendoline Christie, Riki Lindhome, Jamie McShane, Hunter Doohan, Percy Hynes White, Emma Myers, Georgie Farmer, Joy Sunday, Moosa Mostafa, Naomi J. Ogawa e Christina Ricci em papeis principais, enquanto Catherine Zeta-Jones, Luis Guzmán, Isaac Ordonez e Fred Armisen aparecem como participações especiais.[3]

Com produção executiva e direção dos quatros primeiros episódios assinados por Tim Burton, o mesmo já foi associado a dois projetos relacionados à Família Addams: a adaptação de 1991, que ele rejeitou, e um filme de animação em stop motion cancelado. Em outubro de 2020, foi relatado que ele estava dirigindo uma série de televisão, que mais tarde foi encomendada pela Netflix. As filmagens ocorreram na Romênia entre setembro de 2021 e março de 2022. Wednesday estreou em 16 de novembro de 2022 em um evento em Los Angeles e foi lançado mundialmente na Netflix em 23 de novembro. A série recebeu críticas predominantemente positivas, com elogios ao desempenho de Ortega.[4] Duas semanas após o lançamento, Wednesday tornou-se a terceira série da Netflix em inglês mais assistida mundialmente.

Após mudanças na métrica de audiência da Netflix, Wandinha se tornou a série de língua inglesa mais vista em toda a história da plataforma, ultrapassando Stranger Things 4.[5]

Em 6 de janeiro de 2023, a Netflix anunciou que renovou Wandinha para a segunda temporada.[6]

Enredo

Wandinha Addams é expulsa de um colégio tradicional depois de jogar piranhas vivas na piscina da escola como forma de vingança contra alguns valentões que praticavam bullying com seu irmão, Feioso. Após esse incidente, seus pais Gomez e Morticia Addams decidem matricular Wandinha na Escola Nunca Mais[7], um internato privado em Jericho, Vermont, onde os estudantes descendentes de monstros possuem poderes sobrenaturais. A personalidade fria e sem emoção de Wandinha e sua natureza desafiadora tornam difícil para ela se conectar com seus colegas de escola e fazem com que ela entre em conflito com a diretora, Larissa Weems. No entanto, ela descobre que herdou as habilidades psíquicas de sua mãe, que lhe permitem resolver o mistério de uma série de assassinatos locais envolvendo uma criatura misteriosa.[8]

Elenco e personagens

Principal

  • Jenna Ortega como Wednesday/Wandinha Addams: uma garota de dezesseis anos gótica e com poderes psíquicos. Ortega também interpreta Goody Addams, ancestral de Wandinha que aparece em suas visões.
    • Karina Varadi como Wandinha jovem.
  • Gwendoline Christie como Larissa Weems: a diretora da Escola Nunca Mais e melhor amiga de Morticia Addams.
    • Oliver Vickham como Larissa Weems jovem.
  • Riki Lindhome como Dra. Valerie Kinbott: a terapeuta de Wandinha.
  • Jamie McShane como Donovan Galpin: o xerife de Jericho que investiga os assassinatos e desconfia dos perigos da Escola Nunca Mais.
    • Ben Wilson como Donovan Galpin jovem.
  • Hunter Doohan como Tyler Galpin: filho de Donovan e barista em uma cafeteria, que desenvolve uma amizade e interesse amoroso em Wandinha.
  • Percy Hynes White como Xavier Thorpe: um estudante da Escola Nunca Mais que consegue dar vida à sua arte.
  • Emma Myers como Enid Sinclair: uma estudante lobisomem de natureza alegre e colega de quarto de Wandinha.
  • Georgie Farmer como Ajax Petropolus: um górgona e estudante da Escola Nunca Mais.
  • Joy Sunday como Bianca Barclay: uma sereia e a estudante popular da Escola Nunca Mais, ex-namorada de Xavier e inimiga de Wandinha.
  • Moosa Mostafa como Eugene Otinger: um estudante da Escola Nunca Mais que consegue manipular as abelhas.
  • Naomi J. Ogawa como Yoko Tanaka: uma vampira e estudante da Escola Nunca Mais.
  • Christina Ricci como Marylin Thornhill: a professora de botânica da Escola Nunca Mais e conselheira de Wandinha e Enid.

Recorrente

  • Victor Dorobantu como Thing/Mãozinha: uma mão desencarnada e parente de Wandinha, enviado para vigiá-la na Escola Nunca Mais.
  • Luyanda Unati Lewis-Nyawo como Richie Santiago: deputado de Jericho.
  • Tommie Earl Jenkins como Noble Walker: prefeito de Jericho.
    • Ismail Kesu como Noble Walker jovem.
  • Iman Marson como Lucas Walker: filho de Noble.

Participação

Episódios

1.ª temporada (2022)

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porLançamento
11 "Wandinha é só desgosto (BR)"
"Wednesday's Child Is Full of Woe"
Tim BurtonAlfred Gough & Miles Millar23 de novembro de 2022 (2022-11-23)
Wandinha é expulsa do colégio por causa de uma brincadeirinha cruel. Por isso, seus pais decidem mandá-la para a Escola Nunca Mais, o internato onde eles se apaixonaram. 
22 "Desgosto Solitário (BR)"
"Woe Is the Loneliest Number"
Tim BurtonAlfred Gough & Miles Millar23 de novembro de 2022 (2022-11-23)
O xerife interroga Wandinha sobre os estranhos acontecimentos da noite. Mais tarde, ela enfrenta uma poderosa rival na corrida alucinante da Copa Poe. 
33 "Amiga ou Desgosto (BR)"
"Friend or Woe"
Tim BurtonKayla Alpert23 de novembro de 2022 (2022-11-23)
Wandinha acaba descobrindo uma sociedade secreta. O Dia da Interação chega e os excluídos de Nunca Mais vão ter que interagir com o pessoal padrão de Jericó. 
44 "Noite de Desgosto (BR)"
"Woe What a Night"
Tim BurtonKayla Alpert23 de novembro de 2022 (2022-11-23)
Wandinha convida Xavier para a festa Rave'N e Tyler fica com ciúme, mas Mãozinha tem uma carta na manga. Eugene fica de tocaia na caverna. 
55 "Quem planta desgosto, colhe... (BR)"
"You Reap What You Woe"
Gandja MonteiroApril Blair23 de novembro de 2022 (2022-11-23)
Durante o Dia da Família, Wandinha vasculha o passado dos Addams e acaba colocando o pai em apuros. Enid enfrenta a pressão para se transformar em lobo. 
66 "Toma lá, não dá cá (BR)"
"Quid Pro Woe"
Gandja MonteiroApril Blair23 de novembro de 2022 (2022-11-23)
Os amigos organizaram uma festa surpresa para Wandinha. Mas, como odeia aniversários, ela preferiu investigar alguns assassinatos. 
77 "Se não me conhece ainda... (BR)"
"If You Don't Woe Me by Now"
James MarshallAlfred Gough, Miles Millar & Matt Lambert23 de novembro de 2022 (2022-11-23)
Tio Chico aparece e compartilha sua teoria sobre o monstro. A contragosto, Wandinha se encontra com Tyler na cripta do Crackstone. 
88 "Confrontando desgostos (BR)"
"A Murder of Woes"
James MarshallAlfred Gough & Miles Millar23 de novembro de 2022 (2022-11-23)
Wandinha enfrenta alguns problemas com a Diretora Weems, e isso é só o começo. Para encarar um mal antigo, ela vai precisar da ajuda dos amigos. 

Produção

Desenvolvimento

Durante a pré-produção do filme de 1991, Tim Burton foi designado para dirigir, mas acabou transmitindo-o devido a conflitos de agenda com Batman Returns, resultando em Barry Sonnenfeld assumindo o trabalho.[9] Em março de 2010, foi anunciado que a Illumination Entertainment, em parceria com a Universal Pictures, havia adquirido os direitos subjacentes aos desenhos da Família Addams.[10] O filme foi planejado para ser um filme de animação em stop motion baseado nos desenhos originais de Charles Addams. Burton foi definido para co-escrever e co-produzir o filme, com a possibilidade de dirigir.[11] Em julho de 2013, foi relatado que o filme foi cancelado.[12]

Em outubro de 2020, Wednesday foi inicialmente anunciado como um projeto não identificado da Família Addams sendo dirigido por Burton. A produção da série seria feita pela MGM Television, com Burton como diretor. Alfred Gough e Miles Millar serviriam como showrunners; enquanto Gough, Millar e Burton também seriam produtores executivos ao lado de Gail Berman, Jon Glickman e Andrew Mittman.[3] Em fevereiro de 2021, a Netflix deu à produção um pedido de série, consistindo em oito episódios.[13] Em agosto de 2021, Kayla Alpert foi adicionada como produtora executiva e 1.21, Tee e Charles Addams Foundation e Glickmania também estavam produzindo a série.[14] Em dezembro de 2021, foi relatado que Danny Elfman se juntou à série para compor o tema e a trilha sonora originais.[1]

Seleção de elenco

Em 19 de maio de 2021, Jenna Ortega foi escalada para o papel principal.[15] Em 6 de agosto de 2021, Luis Guzmán foi escalado para estrelar como Gomez Addams.[14] Em 9 de agosto de 2021, Catherine Zeta-Jones foi escalada como Mortícia Addams em uma capacidade não revelada.[16] Em 27 de agosto de 2021, foi anunciado Thora Birch, Riki Lindhome, Jamie McShane, Hunter Doohan, Georgie Farmer, Moosa Mostafa, Emma Myers, Naomi J. Ogawa, Joy Sunday e Percy Hynes White foram adicionados ao elenco como regulares da série.[17] Em 15 de setembro de 2021, Gwendoline Christie e Victor Dorobantu foram escalados para papéis principais, enquanto Isaac Ordonez, George Burcea, Tommie Earl Jenkins, Iman Marson, William Houston, Luyanda Unati Lewis-Nyawo, Oliver Watson, Calum Ross e Johnna Dias Watson foram escalados para papéis recorrentes.[18] Em dezembro de 2021, Birch saiu da série, deixando o status de sua personagem, a mãe do dormitório Tamara Novak, pouco claro.[19]

Filmagens

As filmagens da série começaram em 13 de setembro de 2021, em Bucareste, Romênia e concluídas em 30 de março de 2022.[20] Para Jenna Ortega, a filmagem foi exaustiva, embora ela tenha dito que foi "o trabalho mais gratificante que já fiz".[21] Para as cenas de dança, ela se inspirou nos videoclipes de Siouxsie Sioux e coreografou a sequência do episódio 4 para a música "Goo Goo Muck" do the Cramps.[22]

Lançamento

Wednesday foi lançada na Netflix em 23 de novembro de 2022, a primeira temporada conta com 8 episódios.

Referências

  1. a b «'Wednesday': Danny Elfman To Pen Original Theme & Score For Tim Burton's Netflix Series». Deadline Hollywood. 16 de dezembro de 2021. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  2. Altaras, Yasmin (22 de novembro de 2023). «Por que Wandinha é Wednesday? Tire dúvidas sobre a série da Netflix». Wandinha.com.br. Consultado em 22 de novembro de 2023 
  3. a b «'Addams Family' Live-Action TV Series From Tim Burton Heats Up TV Marketplace». Deadline Hollywood. 22 de outubro de 2020. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  4. Fuge, Jonathan (18 de novembro de 2022). «Wednesday Reviews Praise Jenna Ortega as the Titular Addams Family Member». MovieWeb (em inglês). Consultado em 13 de dezembro de 2022 
  5. «Netflix muda medição de audiência, e ranking histórico tem nova série líder». Diário de Séries. 20 de junho de 2023. Consultado em 22 de junho de 2023 
  6. «Netflix renova Wandinha para a 2ª temporada (e zomba de boatos)». Diário de Séries. 6 de janeiro de 2023. Consultado em 6 de janeiro de 2023 
  7. «Wandinha: Netflix lança site oficial da Escola Nunca Mais para promover a série». Omelete. Consultado em 28 de Outubro de 2023 
  8. «'Celebrity Dating Game': Zooey Deschanel and Michael Bolton to host ABC game show». TV Passport. Consultado em 17 de fevereiro de 2022 
  9. «The huge behind the scenes problems on The Addams Family». Den of Geek. 29 de setembro de 2014. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  10. «Tim Burton's Next 3D Animated Film? Da Da Da Da, Snap Snap: 'The Addams Family'». Deadline Hollywood. 18 de março de 2010. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  11. «Tim Burton Reunites With 'Ed Wood' Scribes For 'Addams Family' And 'Big Eyes'». Deadline Hollywood. 19 de agosto de 2010. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  12. «Illumination Chief Chris Meledandri Lines Up Originals for Universal». Variety. 17 de julho de 2013. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  13. «Wednesday Addams Live-Action Series From Tim Burton Lands at Netflix». The Hollywood Reporter. 17 de fevereiro de 2021. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  14. a b «Wednesday Addams Netflix Series Casts Luis Guzmán As Gomez». Deadline Hollywood. 6 de agosto de 2021. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  15. «Jenna Ortega To Play Lead Wednesday Addams In Netflix's Live-Action Series From Tim Burton». Deadline Hollywood. 19 de maio de 2021. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  16. «Catherine Zeta-Jones Tapped To Play Morticia Addams For Netflix 'Wednesday' Series». Deadline Hollywood. 9 de agosto de 2021. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  17. «'Wednesday': Thora Birch, Riki Lindhome, Jamie McShane & Hunter Doohan Among 10 Cast In Tim Burton's Addams Family Netflix Series». Deadline Hollywood. 27 de agosto de 2021. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  18. «'Wednesday': Gwendoline Christie Joins Tim Burton's Addams Family Netflix Series». Deadline Hollywood. 15 de setembro de 2021. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  19. «'Wednesday': Thora Birch Departs Netflix's Addams Family Series For Personal Reasons». Deadline Hollywood. 9 de dezembro de 2021. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  20. «Tim Burton's 'Wednesday' Series Officially Begins Filming at Netflix [Exclusive]». www.moviesr.net. 13 de setembro de 2021. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  21. Tapp, Tom (22 de outubro de 2022). «Jenna Ortega Felt "Completely Lost And Confused" When She Began Playing Wednesday Addams For Tim Burton». Deadline Hollywood. Consultado em 25 de novembro de 2022 
  22. Flood, Alex (10 de novembro de 2022). «'Wednesday': behind the screams on TV's spookiest new spinoff». NME. Consultado em 25 de novembro de 2022