Wikipédia Discussão:Projetos/Países/Arquivos/2009-2012

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Revalidações de 28-jan[editar código-fonte]

O artigo Washington, DC está em votação para revalidação, por causa das poucas referências existentes no artigo (seções inteiras sem nenhuma ref). Caso o projeto tenha interesse em manter o artigo como destacado a votação possui duração de 1 mês. => Rjclaudio msg 19h47min de 28 de janeiro de 2009 (UTC)

Predefinições País/Tópicos[editar código-fonte]

Já havia notado a algum tempo que no modelo atual {{Modelo/Tópicos}} a nossa predef de tópicos terá links para alguns desmembramentos dos artigos principais do país, mas não terá para outros. Alguns exemplos :

  • Símbolos : Possui link para Bandeira e Brasão, mas não tem para Hino.
  • Cultura: Tem Culinaria, Cinema, Desporto, Religião ... e o resto ?
  • Economia: Tem Transporte e Turismo ... pq só esses ?
  • Não há links para Educação e Saúde

Seguindo os modelos da {{Tópicos da Suíça}} e en:Template:Switzerland topics proponho acabar com o uso da Modelo/Tópicos e usando a {{Navbox}} fazer manualmente cada uma das predefs de tópicos, expandindo a predef para incluir os desmembramentos dos temas principais.

Me disponho a fazer mas antes tenho que perguntar: concordam com a substituição, ou preferem ter as duas (uma simplificada e outra completa) ? E se ficar as duas, onde cada uma será usada.

=> Rjclaudio msg 20h57min de 15 de abril de 2009 (UTC)

Desastres por país[editar código-fonte]

Em alguns países essa cat é subcat de "Geografia do país", enquanto outros fica em "História do país". Qual é o mais indicado, ou categoriza nos dois ? => Rjclaudio msg 12h56min de 20 de abril de 2009 (UTC)

História. Luiz F. Fritz (discussão) 16h37min de 9 de outubro de 2016 (UTC)

Viva. Só venho deixar uma nota a aconselhar os colaboradores deste projecto a usar a tag <poem> em hinos, em vez de <br> ou duplo espaço. Fica mais fácil de editar e requer menos trabalho. E aconselho {{Multicol}} quando se quer mostrar a tradução do hino. Como exemplos deixo o Hino nacional de Portugal, o Hino nacional da República Democrática do Congo e Dies Irae para verem a sua aplicação e ajuizar o seu uso. JohnR (discussão) 14h46min de 9 de agosto de 2009 (UTC)

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h25min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)

Países importantes[editar código-fonte]

Escolhi, sem nenhum critério específico, 25 países de interesse para lusófonos, trago também o número médio de acesso por dia no mês de agosto de 2010, e o status da qualidade (mais ou menos) de cada artigo, representada pelo número de estrelas. É possível ordenar as colunas clicando no ícone. Israel também é destaque, o Japão está na WP:EAD, e Austrália já tem condições de ir pra lá.

# País Status Visitas/dia
 Brasil 16 500
Portugal Portugal 4 800
 Estados Unidos 5 500
 Alemanha 2 600
 Austrália 1 600
 França 2 200
 México 2 500
 Japão 2 600
 Rússia 2 100
 Israel 1 800
 China 1 100
Espanha 2 900
 Argentina 2 200
 Venezuela 1 200
 Canadá 2 700
 Itália 2 200
 Cuba 1 600
 Reino Unido 1 500
 Inglaterra 2 000
 Angola 1 300
Cabo Verde Cabo Verde 700
 Moçambique 800
Guiné-Bissau 450
Timor-Leste 350
 São Tomé e Príncipe 350

Observo ainda que China sofre um grave problema nos acessos devido à distinção China x República Popular da China. Defendo que República Popular da China seja redirect para "China". E que o conteúdo atual de China estivesse em algo como "China (território)" ou "China (nação)".

Essa tabela pode servir de parâmetro ou incentivo para quem quiser melhorar um dos artigos. Prowiki (discussão) 18h37min de 28 de agosto de 2010 (UTC)

Não apoio. Isso é uma bofetada na República da China. JohnR (discussão) 19h00min de 28 de agosto de 2010 (UTC)
Basta por a tag de desambiguação. Esses nomes são nomes "técnicos". O mais importante é facilitar a vida dos usuários para achar o tema que querem facilmente. Por exemplo, uma criança que vai procurar algo sobre a China, ela se confunde facilmente e acaba pegando os dados não do país que deseja e sim do "geralzão". Isso está claro na análise do número de acessos de China e República Popular da China. O que deve ter de gente se confundindo não é brincadeira. Agora podem ter certeza: um estudante do ensino fundamental ou médio que vai pesquisar sobre Taiwan, com certeza vai digitar Taiwan ou Formosa na busca. Então, esse entrave técnico, essa formalidade de separar do jeito que está, pode ser "politicamente correto", mas é desastrosa para crianças, estudantes, e usuários não familiarizados com o tema. Prowiki (discussão) 21h36min de 28 de agosto de 2010 (UTC)
Dei uma pequena atualizada na tabela (não toda ainda, é necessária uma verificação melhor). Coelhoscoelho (discussão) 23h23min de 10 de dezembro de 2010 (UTC)

Pedido de ajuda para destacar Turquia[editar código-fonte]

Alguém com jeito para sintetizar consegue resumir a generalidade do texto do verbete? Acho que o único critério que não cumpre é o tamanho, pois somando os anexos transcluídos, tem cerca de 214 kb, apesar de estarem vazias 3 secções, para as quais reescrevi ou criei "artigos principais" devidamente referenciados. Mais pormenores em Discussão:Turquia. Obrigado. --Stegop (discussão) 07h52min de 13 de março de 2011 (UTC)

Está sendo iniciado na Coordenação robótica um esforço para usar os bots para padronizar os artigos de localidades. Nessa etapa inicial isso significa arrumar as infoboxes. Peço aos interessados que vigiem a página / discussão. Rjclaudio msg 23h52min de 29 de abril de 2011 (UTC)

Seria correto?[editar código-fonte]

Em um certo trecho (especificamente, no começo do capítulo "Guerra Civil e Industrialização"), o artigo Estados Unidos, cita "tensões", mas direcionamento para Origens da Guerra de Secessão. Mas creio que o Primeiro capítulo deste artigo já traga informações dos motivos. Não farei a modificação pois não possuo certeza, mas se possuírem algum conhecimento, confiram se isso pode ser feito. Will Xiu (discussão) 02h00min de 3 de julho de 2011 (UTC)

Predefinição com defeito[editar código-fonte]

Todos os artigos usando a predefinição {{Países/ArtigoMembro}} estão com problema. Veja por exemplo Discussão:Iraque. —capmo 17h00min de 6 de março de 2012 (UTC)

Wikiprojeto 2.0[editar código-fonte]

Caros editores. Face ao declínio dos projetos e ao número cada vez menor de editores ativos, está em discussão na esplanada uma proposta para concentrar os esforços dos editores, agrupando wikiprojetos com temas semelhantes, gerindo os poucos recursos que temos de forma mais sustentável. Gostaria de os convidar a participar na discussão, acreditando que através da união podemos fazer mais e melhor trabalho e mais facilmente cativarmos novos editores. Polyethylen (discussão) 05h51min de 24 de novembro de 2012 (UTC)