Wu Oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Wu (東吳)

Império

Blank.png
229 – 280 Estendard de la Dinastia Jin.png

Bandeira de Wu

Bandeira da dinastia Wu Oriental

Localização de Wu
Territórios do Wu Oriental (em verde), 262 A.C.
Continente Ásia
Região Pacífico
País China
Capital Wuchang (222-229, 265-266)
Jianye (229-265, 266-280)
Língua oficial Chinês
Religião Taoismo
Confucionismo
Governo Monarquia
Imperador
 • 229 - 252 Sun Quan
 • 252 - 258 Sun Liang
 • 258 - 264 Sun Xiu
 • 264 - 280 Sun Hao
Período histórico Três Reinos
 • 229 Fundação
 • 280 Conquistado pela Dinastia Jin
População
 •  est. 10 000 000 

O Wu Oriental (东吴, em chinês simplificado; Dōng Wú, em pinyin; 229-280) foi um dos Três Reinos que competiram para o controle da China após a queda da Dinastia Han. Durante sua existência, sua capital foi em grande parte na Jianye (atualmente Nanjing), mas às vezes estava em Wuchang (atualmente Ezhou e Hubei).

História[editar | editar código-fonte]

Durante o declínio da Dinastia Han, a região de Wu - uma região no sul do rio Yangtze ao redor Nanjing - estava sob o controle de Sun Quan, sucessor de seu irmão Sun Ce. Como o senhor da região Wu devia lealdade ao Imperador Xian de Han (que naquele momento, estava sob o controle de Cao Cao). Ao contrário de seus concorrentes, ele realmente não tinha a ambição de ser imperador da China. No entanto, depois de Cao Pi do Cao Wei e Liu Bei do Shu Han terem se declarado Imperador, Sun Quan decidiu fazer o mesmo em 229, fundando a dinastia Wu.

O longo reinado de Sun Quan resultou na estabilização do sul. Wu e Shu tinham uma aliança militar, para derrotar o Wei. O Wu nunca conseguiu dominar o território ao norte do rio Yangtze, mas o Wei também nunca conseguiu tomar o território ao sul do rio. O Wu Oriental foi conquistado pelo primeiro o imperador da Dinastia Jin, Sima Yan, em 280. Wu foi reino que durou mais tempo antes de serem conquistados pela Dinastia Jin.

Legado[editar | editar código-fonte]

Sob o governo do Wu Oriental estava região do Rio Yangtze (considerada, no início da história, como uma "selva bárbara" desenvolvido em um dos centros comerciais, culturais e políticos da China. Durante cinco séculos, no Período das Cinco Dinastias e dos Dez Reinos, o desenvolvimento do Sul da China, centrada em torno de Jiangnan superou a do norte. As realizações de Wu marcaram o início da divisão política e cultural entre o norte e o sul da China, que aparecem repetidamente na história da China na modernidade.

A ilha de Taiwan pode ter sido a primeira alcançada pelos chineses durante o período dos Três Reinos. Pode muito bem ser em Taiwan onde foi feito os contatos com a população nativa e do envio de oficiais para uma ilha chamada "Yizhou" (夷 州) pela marinha do Wu Oriental, mas a localização de Yizhou estava aberta a disputa. Alguns historiadores acreditam que foi em Taiwan, enquanto outros acreditam que foi nas Ilhas Ryukyu.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Veja Também[editar | editar código-fonte]