Cao Wei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cao Wei (曹魏)

Império

Blank.png
220 – 265 Estendard de la Dinastia Jin.png

Bandeira de Wei

Bandeira da dinastia Cao Wei.

Localização de Wei
Territórios do Cao Wei (em amarelo), 262 A.C.
Continente Ásia
Região Pacífico
País China
Capital Luoyang
Língua oficial Chinês
Religião Taoismo
Confucionismo
Governo Monarquia
Imperador
 • 220 - 226 Cao Pi
 • 226 - 239 Cao Rui
 • 239 - 254 Cao Fang
 • 254 - 260 Cao Mao
 • 260 - 265 Cao Huan
Período histórico Três Reinos
 • 220 Fim da Dinastia Han
 • 265 Abdicação a Dinastia Jin
População
 •  est. 40 000 000 

O Cao Wei (曹魏, em chinês simplificado; Cáo Wèi, em pinyin; 220-265), foi um dos impérios que disputavam o controle da China durante o período dos Três Reinos. Com a capital em Luoyang, o império foi criada por Cao Pi, em 220, com base em fundamentos de seu pai. Seu nome veio de 213, quando Cao Cao o batizou de Wei, os historiadores frequentemente acrescentam o prefixo Cao (曹, prefixo do nome da família de Cao Cao) para distingui-lo dos demais estados na história chinesa também conhecido como Wei. Em 220, quando Cao Pi destituiu o último imperador da Dinastia Han Oriental, Wei tornou-se o nome da nova dinastia fundada por ele, que foi tomada e controlada pela família Sima, em 249, até que foi derrubado e se tornou parte da Dinastia Jin em 265.

História[editar | editar código-fonte]

Durante o declínio da Dinastia Han, a parte norte da China estava sob o controle de Cao Cao, o chanceler imperial do último imperador do Han. Em 213, ele foi nomeado como "Duque de Wei" e lhe foi entregado dez cidades como seu domínio. Esta área foi batizada de "Wei". Naquela época, a parte sul da China já era dividido em duas áreas controladas por dois senhores da guerra (mais tarde nomeados de Shu Han e Wu Oriental). Em 216, Cao Cao foi promovido a "Rei de Wei".

Em 15 de março de 220, Cao Cao morreu e seu filho Cao Pi conseguiu o título de "Rei de Wei" e a posição de Chanceler Imperial. Mais tarde, em 11 de dezembro, Cao Pi tomou o trono imperial e afirmou ter fundado a Dinastia Wei, mas Liu Bei do Shu Han imediatamente reivindicou o trono, e seguidamente Sun Quan Wu Oriental em 222.

Depois que a família Sima tomou o poder em 249, o imperador Cao Mao foi o único que tentou tomar o poder de volta para suas mãos. Ele morreu durante o golpe contra o Sima Zhao em 260.

Wei conquistou o Shu Han em 263. Pouco depois, em 265, a dinastia Wei foi derrubado pelo seu próprio antigo Chanceler Imperial, Sima Yan, neto de Sima Yi, que em seguida, fundou a Dinastia Jin.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Em algum momento entre o final da Dinastia Han Oriental e o final do Cao Wei, padrão de escrita regular (Kaishu) apareceu, com seu primeiro mestre conhecido, Zhong Yao.

Veja Também[editar | editar código-fonte]