Xunantunich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
El Castillo, Xunantunich (parte do friso visível à esquerda)
Vista de Xunantunich

Xunantunich é um sítio arqueológico maia, situado 13 km a oeste de San Ignacio, no distrito de Cayo, Belize, junto da fronteira com a Guatemala.

Trata-se de um sítio arqueológico pouco conhecido, situado no alto de uma colina numa das margens do rio Mopán, e teria sido um importante centro cerimonial do período clássico maia. O núcleo principal do sítio ocupa cerca de 2.6 km², sendo constituído por um conjunto de seis praças rodeadas por mais de vinte e cinco templos e palácios. Uma das estruturas, a pirâmide conhecida como El Castillo é a segunda estrutura mais alta do Belize (a primeira é o templo de El Caracol) com aproximadamente 40 m de altura. A sua característica mais marcante é o friso de estuque na sua fachada este, o qual foi reconstruído.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre construção civil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.