Cuello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cuello é um pequeno, mas arqueologicamente importante, centro cerimonial maia, situado numa terreno elevado entre os rios Hondo e New River próximo de Orange Walk Town, no norte do Belize. O seu nome corresponde ao da família actualmente proprietária das terras onde se situa.

A sua importância deve-se ao facto de ser um dos mais antigos sítios maias. A ocupação maia do local estendeu-se desde cerca 2400 a.C. até aproximadamente ao ano 500. A sua estratigrafia é bem definida e bastante reveladora em informação sobre o período pré-clássico.

As escavações do local, demonstram claramente que a transformação de centro agrícola para centro cerimonial ocorreu muito cedo. O desenvolvimento que aqui parece ter ocorrido em termos de técnicas construtivas, comércio, cultura de milho e rituais de sacrifício humano parece indicar que as características maias do período clássico poderão ter tido origem nestas terras baixas e não nas terras altas ou no México como até há pouco se pensava.

Existem duas praças principais adjancentes contendo várias pirâmides e plataformas datadas do período clássico. Na plataforma mais antiga, encontra-se o mais antigo exemplo de aplicação de estuque na área maia. Num dos níveis mais antigos foram encontrados abundantes vestígios cerâmicos de grande variedade, entre os quais se encontram alguns dos mais antigos da América Central.