Takalik Abaj

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Desenho da Estela 2 de Tak'alik A'baj
Estela 5 de Takal'ik Ab'aj

Tak'alik A'baj' é um sítio arqueológico pré-colombiano, situado em El Asintal, no departamento de Retalhuleu, na Guatemala, a aproximadamente 120 km da Cidade da Guatemala. Antes conhecido como Abaj Takalik[1] é o único sítio mesoamericano com características olmecas e maias. Este local floresceu no período pré-clássico, do século VIII a.C. até ao século IX e era um importante centro de comércio, efectuando trocas com Kaminaljuyú e Chocolá. O seu nome significa Pedras Levantadas na língua local; o nome antigo do sítio é ainda desconhecido.

O núcleo principal do sítio cobre cerca de 6.5 km², com os restos de 82 estruturas monumentais em redor de uma dúzia de praças. Tem dois campos de jogo da bola e mais de 282 monumentos de pedra conhecidos até à data, incluindo impressionantes estelas e altares. O material utilizado é o granito, muito diferente do calcário mole utilizado nas cidades do Petén, em estilo olmeca e maia arcaico[2] . O sítio é também notável pelos seus sistemas hidráulicos, incluindo um temazcal, ou banho de sauna, com drenagem subterrânea e túmulos pré-clássicos recentemente encontrados por Marion Popenoe de Hatch, Christa Schieber de Lavarreda e Mario Orrego, da Universidad Del Valle da Guatemala.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. "Tak'alik A'baj" foi muitas vezes listado como "Abaj Takalik", o que é gramaticalmente incorrecto em Quiché; a forma mais correcta "Tak'alik A'baj'" é o nome oficial usado pelo governo guatemalteco.
  2. Tarpy.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Tarpy, Cliff (2004) "Place of the Standing Stones", in National Geographic, May 2004.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]