Yersinia enterocolitica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaYersinia enterocolitica
Colónias de Yersinia enterocolitica numa placa de ágar sangue.

Colónias de Yersinia enterocolitica numa placa de ágar sangue.
Classificação científica
Domínio: Bacteria
Filo: Proteobacteria
Classe: Gammaproteobacteria
Ordem: Enterobacteriales
Família: Enterobacteriaceae
Género: Yersinia
Nome binomial
Yersinia enterocolitica
(Schleifstein & Coleman 1939)

Yersinia enterocolitica é uma enterobactéria, enteropatogênica, causadora de infecções intestinais e bacteremias. Tem a forma de bastão Gram-negativo, sendo o reservatório desse microrganismo predominantemente o porco, mas outros animais como roedores, bovinos, cavalos, coelhos, cachorros e gatos também podem apresentar.

Em crianças, os sintomas são febre, dores abdominais e diarréia; em crianças mais velhas e em adultos, os sintomas predominantes são dor abdominal no lado direito e febre. Complicações sérias, tais como artrite reumatóide (síndrome de Reiter), erupções na pele (eritema nodoso), conjuntivite, osteomielite e bacteremia também podem vir a ocorrer.

O diagnóstico é realizado através da detecção do microrganismo nas fezes dos doentes, mas o microrganismo pode ser detectado também em outros materiais clínicos, como sangue, urina, bile, líquido sinovial, de nódulos linfáticos e material da garganta.

A Y. enterocolitica é adquirida decorrente de ingestão de leite não pasteurizado, água não tratada, carne de porco contaminada, crua ou mal cozida. Já em crianças podem contaminar-se através de contato com pessoas infectadas, que não têm bons hábitos de higiene ao manusear mamadeiras, chupetas ou brinquedos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Bactérias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.