21st Century Breakdown (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"21st Century Breakdown"
Single de Green Day
do álbum 21st Century Breakdown
Lançamento 21 de dezembro de 2009
Formato(s) Download digital, CD single
Gravação 2008
Gênero(s) Punk Rock
Duração 5:09
Gravadora(s) Reprise Records
Composição Green Day
Produção Butch Vig
Cronologia de singles de Green Day
"East Jesus Nowhere"
(2009)
"Last of the American Girls"
(2010)

"21st Century Breakdown" (em português: Colapso do Século 21) é uma canção escrita e gravada pela banda americana Green Day. É o terceiro single do oitavo álbum da banda, 21st Century Breakdown. O single foi lançado em 21 de dezembro de 2009. A revista Alternative Press diz que a canção "começa como um hino, uma canção pessoal sobre crescer como um estranho em uma era Nixon é o que Billie Joe Armstrong chama de “Geração Zero” e explode em um ataque furioso de guitarras em um tempo 4/4 e um refrão que parece ter sido feito para ser cantado em estádios." “Eu poderia ter falado sobre rebelião adolescente, mas escolhi cantar, “Born into Nixon/I was raised in Hell (Nasci conhecendo Nixon/Fui criado no inferno)”, diz Billie Joe Armstrong. “Fala sobre a frustração que muitas pessoas têm sobre a morte do Sonho Americano, sobre aquele pensamento de que você vai acabar em um lugar que é completamente diferente de onde está hoje. Com certeza é uma música pessoal, mas ao mesmo tempo fala de todos em geral.” Em entrevista à Q, Billie diz: “Ela vem de uma canção que fala de onde vim para como é viver em nossa era, em termos financeiros. Representa um espírito de luta.”

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "21st Century Breakdown" - 5:09

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O clipe de "21st Century Breakdown" foi gravado dia 3 de setembro, foi mundialmente exibido no dia 19 de outubro de 2009.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde março de 2010).
  • 21st Century Breakdown será o terceiro single no mundo todo, exceto nos EUA e no Reino Unido, que será "East Jesus Nowhere".

Pessoal[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.