Archibald Campbell, 3º Duque de Argyll

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Archibald Campbell
Duque de Argyll e Conde de Ilay
Esposa Anne Whitfield
Clã Campbell
Pai Archibald Campbell
Mãe Elizabeth Tollemache
Nascimento 1 de junho de 1682
Petersham, Surrey
Morte 15 de abril de 1761 (78 anos)
Londres
Ocupação Chefe do clã Campbell

Archibald Campbell, 3º Duque de Argyll KG KT PC (Petersham, Surrey, 1 de junho de 1682 — Londres, 15 de abril de 1761) foi um aristocrata, juiz, político e militar escocês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Campbell nasceu em Petersham, Surrey, e foi educado no Eton College, em Berkshire. Estudou depois na Universidade de Glasgow, Escócia, e na Universidade de Utrecht, Países Baixos. Apoiou o seu irmão, John Campbell, 2º Duque de Argyll, em muitos assuntos, principalmente com relação ao Ato de União, o que lhe valeu o título de Conde de Ilay em 19 de outubro de 1706. Foi escolhido um dos dezesseis pares representantes da Escócia no primeiro Parlamento da Grã-Bretanha (1707). Sua carreira militar, porém, foi menos bem sucedida que a de seu irmão. Foi coronel do recém-formado 36º Regimento de Infantaria, em 1701 e ajudou seu irmão em 1715 na Batalha de Sheriffmuir. Quatro anos antes, havia sido nomeado para o Conselho Privado. Muitos o chamavam de "o homem mais poderoso da Escócia", pelo menos até a era de Henry Dundas.

Lorde Ilay foi um dos fundadores do Royal Bank of Scotland em 1727, e atuou como primeiro governador do banco. Seu retrato aparece na frente de todo o papel-moeda do Royal Bank of Scotland, e como marca d'água sobre as notas, desde que elas foram redesenhadas em 1987. O retrato é baseado em uma pintura de Allan Ramsay, exposta na Scottish National Portrait Gallery.

Foi nomeado guardião do Selo Privado da Escócia, em 1721, e depois lhe foi confiado a gestão principal de assuntos escoceses de uma forma que o levou a ser chamado de "rei da Escócia". Em 1733 foi nomeado guardião do Grão-selo da Escócia, um cargo que ocupou até sua morte. Sucedeu seu irmão como 3º Duque de Argyll em 4 de outubro de 1743. Tanto como Conde de Ilay, como Duque de Argyll, teve destaque importante (juntamente com Duncan Forbes de Culloden) no movimento para a consolidação da lealdade escocesa através da formação de regimentos recrutados localmente nas Terras Altas. O duque foi eminente não só por suas habilidades políticas, mas também por suas realizações literárias, e formou uma das bibliotecas privadas mais importantes do Reino da Grã-Bretanha.

Morreu repentinamente em 15 de abril de 1761 e seus títulos ingleses tornaram-se extintos. Foi casado com Anne Whitfield, mas não teve filho legítimo, e sua propriedade na Inglaterra foi deixada para a senhora Ann Williams, com quem teve um filho, William Campbell. Seus títulos do Pariato da Escócia passaram para o seu primo, filho do irmão de seu pai, John Campbell de Mamore.

O Duque construiu uma fazenda em Whitton Park, Whitton, em Middlesex, em 1722 em terras que foram anexadas alguns anos antes de Hounslow Heath. O duque era um entusiasta da jardinagem e importou um grande número de espécies exóticas de plantas e árvores para sua propriedade. Foi apelidado de o "Contabandista de Àrvores" por Horace Walpole. Após sua morte, muitas delas, incluindo árvores já formadas, foram transplantadas por seu sobrinho, John Stuart, 3.° Conde de Bute, para o novo jardim da Princesa de Gales em Kew. Mais tarde ele se tornou os Reais Jardins Botânicos de Kew e algumas das árvores do duque ainda podem ser vistas lá até hoje. A Árvore de Chá do Duque de Argyll é um arbusto importado que recebeu o seu nome em algumas partes da Inglaterra. Uma de suas descendentes, Jenny von Westphalen foi esposa do conhecido filósofo alemão Karl Marx.

Referências

Ligação externa[editar | editar código-fonte]


Archibald Campbell, 3º Duque de Argyll
Nascimento: 1 de junho de 1682 Morte: 15 de abril de 1761
Cargos Jurídicos
Precedido por
O Conde de Cromartie
Lorde Presidente da Corte de Sessão
1710–1761
Sucedido por
O Marquês de Tweeddale
Cargos Políticos
Precedido por
O Conde de Glasgow
Lorde Clerk Register
1714–1716
Sucedido por
O Duque de Montrose
Precedido por
O Marquês de Annandale
Guardião do Selo Privado da Escócia
1721–1733
Sucedido por
O Duque de Atholl
Precedido por
O Duque de Montrose
Guardião do Grão-selo da Escócia
1733–1761
Sucedido por
O Duque de Queensberry e Dover
Pariato da Escócia
Precedido por
John Campbell
Duque de Argyll
1743–1761
Sucedido por
John Campbell
Precedido por
Nova Criação
Conde de Ilay
1706–1761
Sucedido por
Extinto