Arma (gesto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gesture thumb up then down forefinger out like gun.jpg

Arma com os dedos é um gesto com a mão, considerado por muitos como ofensivo e agressivo, em que o sujeito usa a mão para imitar uma arma de fogo (revólver ou pistola), levantando o polegar acima de seu punho para que o primeiro aja como um percussor e estendendo um ou dois dedos perpendicularmente para que ajam como o cano. O dedo médio também pode atuar como o dedo do gatilho.

É também utilizado às vezes, ao colocar a "arma" para o lado da própria cabeça ou sob o queixo, como se estivesse cometendo suicídio, para indicar um forte desejo de ser expulso de sua infelicidade, ou de tédio ou exasperação.

Crianças e adolescentes têm sido ocasionalmente punidos ou retirados da escola por fazer o gesto. Em alguns casos, isso ocorre porque as autoridades interpretam como um sinal para uma ameaça de violência real, enquanto outros interpretam como um apoio inaceitável da violência armada no geral. [1][2][3][4] Isso têm sido frequentemente identificado como "ridículo" por alguns comentaristas. [5]

Referências

  1. «Aluno de 10 anos é suspenso da escola por simular arma com os dedos». DIÁRIO DA MANHà
  2. Hoy, Wayne K. "Educational Leadership and Reform", ISBN 1-59311-321-8, 2005. p. 311
  3. Boston Herald, "School gives hands-on lesson after kids pull finger-guns", March 28, 2000
  4. Boys Get In Trouble For Playing With Finger Guns
  5. Stahl, Michael J. "Ethical Perspectives", ISBN 0-7817-5541-7, 2004. p. 2