Asa Branca (locutor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Asa Branca (rodeio))
Ir para: navegação, pesquisa

Waldemar Ruy dos Santos, conhecido como Asa Branca (Turiúba, 19 de Abril de 1962) é um locutor profissional de rodeios do Brasil.[1] É também um dos mais notórios locutores de rodeios do país.[2]

Asa Branca começou a carreira nas arenas montando em touros bravos. A carreira de peão de boiadeiro foi interrompida após um acidente, quando o chifre de um boi chegou a perfurar seu pulmão, a partir disso se tornou locutor profissional. Uma das suas principais características nesta profissão foi a sua habilidade com o microfone e a capacidade de inovar sempre, como levar o microfone para dentro das arenas[3], trazendo assim mais emoção ao público dos rodeios. Inovou também nas aberturas de rodeios com atrações e apresentações especiais como a presença do cavalo e do helicóptero, se tornando um mito dentro do rodeio.

Investiu muito no profissionalismo desse esporte, envolvendo-se com política para garantir os direitos dos atletas. Em Barretos apresentou o então candidato à presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, à uma plateia que aguardava sua apresentação na festa. Neste dia o rodeio ganhou mais força política e se tornou um dos esportes mais praticados em nosso país.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Locutor Asa Branca - A Lenda Viva do Rodeio Brasileiro». Asa Branca. Site Oficial. Consultado em 12 de fevereiro de 2018. 
  2. Lopes, Patrícia Souza (25 de agosto de 2013). «Recuperado de doença, Asa Branca, maior locutor de rodeios do Brasil, curte Barretos». br.omg.yahoo.com. Yahoo. Consultado em 3 de janeiro de 2014. 
  3. Batista Jr., João (31 de outubro de 2015). «Após perder fama e dinheiro, Asa Branca tenta retomar carreira». Veja São Paulo. Consultado em 12 de fevereiro de 2018. 
  4. «Asa Branca: 20 anos de berreiro». Folha da Região. 10 de janeiro de 2002. Consultado em 12 de fevereiro de 2018. 
Ícone de esboço Este artigo sobre narrador e/ou locutor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.