Barragem Sete Quedas de Mairiporã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Barragem Sete Quedas de Mairiporã
Localização
Localização São Paulo, Brasil Editar isso no Wikidata
Tipo barragem
Barragem Sete Quedas de Mairiporã

A barragem Sete Quedas de Mairiporã — também chamada Cascatinha — é uma barragem brasileira situada no município paulista de Mairiporã.

A barragem foi construída pela Sabesp, represando as águas do rio Juqueri, que é proveniente do assim chamado Túnel 5 da Sabesp, escoadouro das águas que saem da barragem Atibainha, situada em Nazaré Paulista.

O objetivo da barragem é apenas para servir de degrau para que as águas possam vencer o desnível do terreno e por isso a barragem não dispõe de comportas nem outro sistema de controle das águas. Ela forma no local um pequeno lago.

Após Sete Quedas, existem mais duas pequenas barragens simples ao longo do rio Juqueri e que ajudam a vencer o desnível final até a chegada das águas a barragem Paulo de Paiva Castro.

Foto da primeira pequena barragem do Rio Juqueri após Sete Quedas

Paulo de Paiva Castro e Atibainha são represas que a Sabesp construiu para fornecer água potável para São Paulo. Pertencentes ao assim chamado Sistema Cantareira, as águas descem pelo efeito da gravidade até a represa Paulo de Paiva Castro seguindo por dutos até a Estação Elevatória Santa Inês, que bombeia a água para o alto da Serra da Cantareira onde situa-se a barragem de Águas Claras onde segue por gravidade à Estação de Tratamento de Água do Guaraú.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]