Bayer: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Colaborador Z (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 164.85.67.52 por introduzir informações parciais (Huggle)
Linha 59: Linha 59:


{{Ref-section}}
{{Ref-section}}
== Controvérsias ==
== Morte de Abelhas ==
A ONG Coalition against BAYER Dangers apresentou denúncia contra Werner Wenning, presidente do Conselho de Administração da Bayer, ao Ministério Público, em Freiburg (sudoeste da Alemanha). O grupo Bayer é acusado da comercialização de pesticidas perigosos e, com isto, causar a morte de abelhas em todo o mundo. A Coligação apresentou a denúncia em cooperação com os apicultores alemães, que perderam milhares de colméias, após o envenenamento pelo pesticida clothianidin, em maio deste ano. O Governo alemão proibiu, provisoriamente, a classe de pesticidas neonicotinóides, conclusivamente ligados ao maciço desaparecimento de abelhas.
Clothianidin é um pesticida da “família” neonicotinóides. Esta classe de substâncias químicas é aplicada às sementes e, em seguida, se espalha em todos os tecidos da planta. Com base em nicotina, os neonicotinóides são tóxicos para os sistemas nervosos de qualquer inseto que entra em contato com eles.
A Bayer culpou a morte de abelhas pela aplicação abusiva do pesticida, que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) classifica como “altamente tóxico” para as abelhas. A indústria de agrotóxicos, como exemplificado pela Bayer, tradicionalmente culpa os agricultores pelo uso abusivo ou descuidado.


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==

Revisão das 13h55min de 1 de março de 2011

 Nota: Para outros significados de Bayer, veja Bayer (desambiguação).
Bayer AG
Empresa pública,(FWBBAY, TYO: 4863)
Atividade Indústria farmacêutica, substância química
Fundação 1863
Sede Leverkusen, Alemanha
Pessoas-chave Werner Wenning (CEO)

Manfred Schneider (Presidente do conselho fiscal)

Empregados 108.600 (2008)[1]
Produtos medicina veterinária, fármaco, imagem médica, especialidadeda geral de medicina, produtos para a saúde da mulher, medicamentos de venda livre, cuidados para diabetes, pesticidas, melhoramento de plantas, polímero, revestimento, cola.
Subsidiárias Bayer MaterialScience, Bayer USA, Bayer Schering Pharma, Bayer HealthCare Pharmaceuticals, Bayer CropScience
Lucro Aumento €3,544 bilhões (2008)[1]
Faturamento 32,918 bilhões (2008)[1]
Renda líquida Aumento €1,719 bilhões (2008)[1]
Website oficial www.bayer.com, www.bayercropscience.com.br

Bayer AG (AFI[ˈbaɪə]; FWBBAY, TYO: 4863) é uma empresa farmacêutica e química alemã fundada em Barmen, no ano de 1863, por Friedrich Bayer e Johann Weskott. Atualmente sua sede localiza-se em Leverkusen, na Renânia do Norte-Vestfália, e seu presidente é Werner Wenning. A empresa, conhecida por sua marca original de aspirinas, é a quarta maior companhia farmacêutica do mundo.

História

No início, era uma fábrica de corantes artificiais para o tingimento de tecidos. Posteriormente tiveram a idéia de lançar a Aspirina® e juntamente com ela veio o desenvolvimento de pesquisas e muitas patentes. Por isso, em 1939 um pesquisador da Bayer, Gerhard Domagk, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta da ação anti-bacteriana da sulfonamida.

No período da II Guerra Mundial, suas fábricas e escritórios, marcas e patentes foram vendidas e/ou confiscadas pelos países aliados, devido à sua ativa participação na elaboração do pesticida Zyklon B (enquanto constituinte da IG Farben), usado nas câmaras de gás, sendo assim responsável perante a corte marcial americana pelo assassinato massivo dos campos de concentração nazistas. Porém, com o fim da Segunda Guerra, conseguiu se reconstruir trazendo de volta suas instalações, marcas e patentes.

O Grupo Bayer, instalou-se no Brasil em 1896, possuindo hoje cerca de 3.300 colaboradores nas suas divisões Bayer HealthCare, Bayer CropScience e Bayer MaterialScience que atuam, respectivamente, nas áreas de saúde humana e animal, alimentação e materiais inovadores. Sua sede está localizada no bairro do Socorro, Zona Sul de São Paulo, sendo Horstfried Läpple o atual presidente e porta-voz.

Em 2006, a Bayer comprou a empresa farmacêutica alemã Schering que trouxe em sua bagagem grandes contribuições para a já existente pesquisa e produção na área de saúde humana da Bayer.

Bayer CropScience

Em 2002, a Bayer AG adquiriu Aventis CropScience e fundiu-a com os seus próprios agroquímicos para formar a Bayer CropScience. A empresa é hoje uma das líderes mundiais nas áreas da protecção das culturas (por exemplo, pesticidas, defensivos agrícolas), controle de pragas não-agrícolas, sementes e biotecnologia vegetal. Além dos convencionais negócios agroquímicos ela está envolvida na engenharia genética de alimentos. A companhia biotecnológica belga Plant Genetic Systems, tornou-se parte da companhia pela aquisição da Aventis CropScience.

Com sede em Monheim, Alemanha, a empresa está presente em mais de 120 países e conta com 17.800 mil colaboradores.

No Brasil, são mais de 900 colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e uma Estação Experimental no Estado de São Paulo.

Referências

  1. a b c d «Annual Report 2008» (PDF). Bayer. Consultado em 6 de março de 2009 

Controvérsias

Morte de Abelhas

A ONG Coalition against BAYER Dangers apresentou denúncia contra Werner Wenning, presidente do Conselho de Administração da Bayer, ao Ministério Público, em Freiburg (sudoeste da Alemanha). O grupo Bayer é acusado da comercialização de pesticidas perigosos e, com isto, causar a morte de abelhas em todo o mundo. A Coligação apresentou a denúncia em cooperação com os apicultores alemães, que perderam milhares de colméias, após o envenenamento pelo pesticida clothianidin, em maio deste ano. O Governo alemão proibiu, provisoriamente, a classe de pesticidas neonicotinóides, conclusivamente ligados ao maciço desaparecimento de abelhas. Clothianidin é um pesticida da “família” neonicotinóides. Esta classe de substâncias químicas é aplicada às sementes e, em seguida, se espalha em todos os tecidos da planta. Com base em nicotina, os neonicotinóides são tóxicos para os sistemas nervosos de qualquer inseto que entra em contato com eles. A Bayer culpou a morte de abelhas pela aplicação abusiva do pesticida, que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) classifica como “altamente tóxico” para as abelhas. A indústria de agrotóxicos, como exemplificado pela Bayer, tradicionalmente culpa os agricultores pelo uso abusivo ou descuidado.

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link FA