Beyond the Clouds

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o filme de Michelangelo Antonioni, veja Al di là delle nuvole.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Beyond the Clouds
Japão
2004 •  cor •  
Direção Makoto Shinkai
Roteiro Makoto Shinkai
Elenco Tazawa Ushio (animação)
Género animação
Idioma inglês, japonês

Beyond the Clouds (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho), é um filme de animação japonesa, criado por Makoto Shinkai. Mistura ideias relacionadas a universos paralelos, sonhos que se conectam e precognição de uma forma brilhante.

História[editar | editar código-fonte]

Em um Japão dividido em Norte e Sul após uma longa guerra (como as duas Coreias nos dias de hoje), a ilha conhecida anteriormente como Hokkaido passa a se chamar Ezo e se encontra sob domínio de outro país. Durante a divisão, famílias foram destruídas, amigos foram separados e ambos os lados vivem em constante estado de tensão em função do risco sempre iminente de um novo conflito.

É próximo a esta região turbulenta que vivem os amigos inseparáveis Hiroki Fujisawa e Takuya Shirakawa. Estudantes do ensino médio na cidade de Aomori (norte da ilha de Honshu), Hiroki e Takuya possuem muito em comum mas são particularmente atraídos por duas coisas: a bela colega de classe Sayuri Sawatari, objeto de desejo de ambos, e a misteriosa torre gigante construída ao longo do Estreito Tsugaru, na divisão entre as porções Norte e Sul do Japão. Os dois amigos, fascinados desde cedo por Física e ciências afins, começam a trabalhar em uma fábrica de mísseis teleguiados sob supervisão direta do dono Okabe, o qual, além de fornecer suporte técnico a ambos, ainda lhes vende peças para que possam, com o tempo, montar um pequeno avião chamado Velaciela e visitar a tão almejada torre. Hiroki e Takuya não resistem e contam o plano para a amiga Sayuri, a qual, surpreendentemente, fica encantada com o projeto e demonstra grande interesse em participar da viagem, mesmo sabendo dos riscos envolvidos nesta empreitada. Em um lago próximo à fábrica de mísseis, os três amigos fazem uma promessa de que, um dia, os três visitarão a torre e se encontrarão em algum local além das nuvens.

O tempo passa, a guerra se aproxima, as tensões entre Norte e Sul aumentam. Os sonhos da juventude e a determinação inabalável dos jovens, sempre olhando para o futuro, parecem agora tão distantes. três anos se passaram, e uma realidade completamente diferente se apresenta aos amigos, agora seguindo caminhos separados. O que teria causado esta separação, e de que forma a enigmática torre poderia estar ligada a todos estes contratempos surgidos de uma hora para outra no relacionamento outrora estável vivido por Hiroki, Takuya e Sayuri?

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gráficos[editar | editar código-fonte]

O filme conta com objetos e cenários absurdamente detalhados e o bom gosto na combinação das cores e no uso de luz e sombras, além da preocupação quase insana com os pequenos detalhes de cada cena, como os efeitos do vento nos cabelos e roupas dos personagens ou pequenos relâmpagos que aparecem de forma quase despercebida nas nuvens ao fundo. Chama atenção em especial um cena que mostra Hiroki e Sayuri viajando de trem: o detalhe dos raios de sol deslizando sobre as irregularidades internas do trem são de uma sutileza e beleza igualmente encantadoras, e mostram claramente como cada fotograma foi cuidadosamente planejado e realizado por Makoto Shinkai.

Músicas[editar | editar código-fonte]

Merece destaque especial a maravilhosa trilha sonora composta por Tenmon, uma compilação instrumental de várias músicas girando em torno de um mesmo tema básico, ora mais centradas no piano, ora mais focadas nos intrumentos de corda. Sem apelar para acordes grandiloqüentes, Tenmon conseguiu criar uma trilha arrebatadora que não serve apenas como fundo para as cenas: possui vida própria e brilha mesmo sem o auxílio das imagens.

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Trilha sonora:

  1. メインテーマ / Main Theme
  2. 日常 / Nichijou (Cotidiano)
  3. 駅 / Eki (Estação)
  4. サユリ / Sayuri
  5. 二人の計画 / Futari no Keikaku (Plano de dois)
  6. もう一つの夢 / Mou Hitotsu no Yume (Mais um sonho)
  7. 希望と憧れ / Kibou to Akogare (Esperança )
  8. 遠い約束 / Tooi Yakusoku (Promessa distante)
  9. サユリの旋律 / Sayuri no Senritsu (Melodia da Sayuri)
  10. 兆候 / Choukou (Omen)
  11. 無垢 / Muku (Purity)
  12. 夏の終わり / Natsu no Owari (O final do verão)
  13. 探求 / Tankyuu (Quest)
  14. 世界の見る夢 / Sekai no Miru Yume (Sonho de um mundo)
  15. 誰もいない場所 / Dare mo Inai Basho (Lugar deserto)
  16. 孤独 / Kodoku (Solidão)
  17. 襲撃~眠り姫 / Shuugeki ~ Nemuri Hime (Ataque~Princesa adormecida)
  18. ひとときの再会 / Hitotoki no Saikai (Um tempo de reunião)
  19. 永遠の夏 / Eien no Natsu (Verão eterno)
  20. 二人の葛藤 / Futari no Kattou (Conflito de dois)
  21. サユリの世界 / Sayuri no Sekai (O mundo de Sayuri)
  22. タクヤの決意 / Takuya no Ketsui (A determinação de Takuya)
  23. ヒロキの旋律 / Hiroki no Senritsu (Melodia do Hiroki)
  24. 開戦~ヴェラシーラ / Kaisen ~ Velaciela (A batalha começa~Velaciela)
  25. 雲のむこう、約束の場所 / Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho (Nas nuvens, o lugar prometido)
  26. きみのこえ / Kimi no Koe (Sua voz)
  27. パイロット版「雲のむこう、約束の場所」 / Pilot-ban 'Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho' (Pilot Edition 'Beyond the Clouds, the Promised Place')