Bill Meléndez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Bill Meléndez
Nome completo José Cuauhtémoc Meléndez
Nascimento 15 de novembro de 1916
Hermosillo, México
Morte 2 de setembro de 2008 (91 anos)
Santa Mônica, Califórnia, Estados Unidos
Nacionalidade mexicana
Ocupação animador
cineasta
dublador
Período de atividade 1938-2006
Principais trabalhos Peanuts

José Cuauhtémoc "Bill" Meléndez (15 de novembro de 1916 - 2 de setembro de 2008)[1] foi um animador, cineasta, dublador e produtor mexicano. Ficou conhecido pelos seus desenhos na Warner Bros. e pela série Peanuts.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Nascido na cidade mexicana de Hermosillo, Meléndez foi educado em escolas públicas em Douglas, Arizona e mais tarde no Chouinard Arts Institute (atual California Institute for the Arts).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1938, Walt Disney contratou Meléndez para trabalhar em curtas-metragens animados e filmes como Bambi, Dumbo e Fantasia. Depois, Meléndez animou diversos episódios de Pernalonga, Patolino e Presuntinho.[2]


Em 1964, já com sua própria produtora (Bill Meléndez Productions) e passagens também pela UPA (United Productions of America), Bill criou a animação que finalmente o consagraria, A Charlie Brown Christmas, seu primeiro filme como diretor.[2] Essa animação lhe renderia o prêmio Emmy. Melendez dublava a voz de Snoopy, que não costuma falar nos especiais.
Melendez conheceu Charles Schulz em 1959, quando foi diretor de animação de uma série de anúncios para o carro Ford Falcon. Pouco depois, Meléndez tornou-se o único animador de Peanuts autorizado por Schulz. Até 1989, Meléndez fez mais de 75 capítulos especiais de Peanuts, This is America e Charlie Brown, além de quatro filmes principais - todos com seu parceiro Lee Mendelson.

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 2 de setembro de 2008, Meléndez morreu em sua casa em Santa Mônica, Califórnia, aos 91 anos. Sua saúde estava comprometida após ter sofrido uma queda, um ano antes.[3] Seu corpo foi cremado, e as suas cinzas foram entregues à família.

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Bill Meléndez e Lee Mendelson também produziram especiais da história em quadrinhos Garfield.

  • Garfield Vem Aí (Here Comes Garfield) - 1982
  • Garfield na Cidade (Garfield on the Town) - 1983

Os subsequentes episódios especiais de Garfield foram produzidos pela Film Roman, que também produziu Garfield e Seus Amigos.

Referências

  1. «Peanuts' animator Melendez dies» (em inglês). BBC. 4 de setembro de 2008. Consultado em 27 de agosto de 2016 
  2. a b «Bill Meléndez (1916-2008)». Smelly Cats. Consultado em 27 de agosto de 2016. Cópia arquivada em 23 de junho de 2013 
  3. Fox, Margalit (4 de setembro de 2008). «Bill Melendez, 'Peanuts' Animator, Dies at 91» (em inglês). The New York Times. Consultado em 4 de abril de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.