Bjørn Lomborg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bjørn Lomborg

Bjørn Lomborg (6 de janeiro de 1965) - é um autor e cientista político dinamarquês. Professor adjunto do Copenhagen Business Scholl, diretor do Centro de Consenso de Copenhague e um ex-diretor do Instituto de Avaliação Ambiental em Copenhague. Ele tornou-se conhecido internacionalmente por seu best-seller e polêmico livro The Skeptical Environmentalist.[1]

Em 2002, Lomborg e o Instituto de Avaliação Ambiental criaram o Consenso de Copenhague, que tem por objetivo estabelecer as prioridades para promover o bem-estar global, utilizando metodologias baseadas na teoria da economia do bem-estar.

Lomborg promove campanhas por uma posição não convencional sobre as alterações climáticas, ele se opõe ao protocolo de Kyoto e outras medidas para reduzir as emissões de carbono no curto prazo, e argumenta que nós deveríamos adaptar à temperatura de curto prazo sobe como eles são inevitáveis, e gastar dinheiro em pesquisa e desenvolvimento de longo prazo de soluções ambientais, bem como sobre outros problemas do mundo importantes, como a SIDA, malária e desnutrição.

É um dos mais respeitados pesquisadores que discordam dos efeitos catastróficos do aquecimento global, criticando a política de combate ao aquecimento.

Em entrevista a revista Veja ele defende suas posições, citando os seguintes exemplos.[2]

  • No final do século 21, nossos filhos estarão algumas vezes mais ricos que nós, e não seria com eles que deveríamos estar mais preocupados, mas com os três quartos da população mundial que são pobres e passam dificuldades.
  • A situação dos 12 mil habitantes de Tuvalu é triste, eles terão que se mudar. Mas, lembra que igual numero de pessoas morrem a cada 7 horas e meia, vítimas de doenças infecciosas facilmente curáveis.
  • A Holanda tem 60% de sua população vivendo abaixo do nível do mar. O custo para solucionar o problema não chega a 1% do PIB. O Rio de janeiro, nem Nova York irão ficar submersas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O Ambientalista Cético de Bjørn Lomborg. Editora Campus, 2002. ISBN 853521058X - Página visitada em 26 de Maio de 2011.
  2. Ronaldo França (23 de dezembro de 2009). Podemos fazer melhor. Veja.com. Página visitada em 26 de dezembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Veja (em português) - O antiambientalista, entrevista com Bjørn Lomborg em Dezembro de 2002. Acessado em 29/05/2011.