Bjørn Lomborg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bjørn Lomborg

Bjørn Lomborg (6 de janeiro de 1965) - é um autor e cientista político dinamarquês. Professor adjunto do Copenhagen Business Scholl, diretor do Centro de Consenso de Copenhague e um ex-diretor do Instituto de Avaliação Ambiental em Copenhague. Ele tornou-se conhecido internacionalmente por seu best-seller e polêmico livro The Skeptical Environmentalist.[1]

Em 2002, Lomborg e o Instituto de Avaliação Ambiental criaram o Consenso de Copenhague, que tem por objetivo estabelecer as prioridades para promover o bem-estar global, utilizando metodologias baseadas na teoria da economia do bem-estar.

Lomborg promove campanhas por uma posição não convencional sobre as alterações climáticas, ele se opõe ao protocolo de Kyoto e outras medidas para reduzir as emissões de carbono no curto prazo, e argumenta que nós deveríamos adaptar à temperatura de curto prazo sobe como eles são inevitáveis, e gastar dinheiro em pesquisa e desenvolvimento de longo prazo de soluções ambientais, bem como sobre outros problemas do mundo importantes, como a SIDA, malária e desnutrição.

É um dos mais respeitados pesquisadores que discordam dos efeitos catastróficos do aquecimento global, criticando a política de combate ao aquecimento.

Em entrevista a revista Veja ele defende suas posições, citando os seguintes exemplos.[2]

  • No final do século 21, nossos filhos estarão algumas vezes mais ricos que nós, e não seria com eles que deveríamos estar mais preocupados, mas com os três quartos da população mundial que são pobres e passam dificuldades.
  • A situação dos 12 mil habitantes de Tuvalu é triste, eles terão que se mudar. Mas, lembra que igual numero de pessoas morrem a cada 7 horas e meia, vítimas de doenças infecciosas facilmente curáveis.
  • A Holanda tem 60% de sua população vivendo abaixo do nível do mar. O custo para solucionar o problema não chega a 1% do PIB. O Rio de janeiro, nem Nova York irão ficar submersas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O Ambientalista Cético de Bjørn Lomborg. Editora Campus, 2002. Tradução de Ivo Korytowski e Ana Beatriz Rodrigues. ISBN 853521058X. Página visitada em 26 de Maio de 2011.
  2. Ronaldo França (23 de dezembro de 2009). Podemos fazer melhor. Veja.com. Página visitada em 26 de dezembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Veja (em português) - O antiambientalista, entrevista com Bjørn Lomborg em Dezembro de 2002. Acessado em 29/05/2011.