Brasil–Portugal (revista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Brasil-Portugal (revista))
Ir para: navegação, pesquisa
Brasil–Portugal: revista quinzenal ilustrada
Periodicidade quinzenal
Fundação 1° de Fevereiro de 1899
Idioma Português europeu
Término de publicação 16 de Agosto de 1914


Brasil–Portugal: revista quinzenal ilustrada foi uma publicação com periodicidade quinzenal publicada entre 1° de Fevereiro de 1899 e 16 de Agosto de 1914, perfazendo um total de 374 números. Era dirigida por Augusto Castilho, Jayme Victor e Lorjó Tavares e, a partir de 1912, teve à frente João de Vasconcelos, em substituição do primeiro.[1]

Começou por ser uma revista voltada às elites, especialmente as da comunidade portuguesa no Brasil e das colónias, abordando temas variados, como história, literatura, arte, etnografia, sociologia, religião e sociedade, privilegiando também as relações luso-brasileiras. Tinha riqueza ilustrativa, recorrendo frequentemente à fotografia, o que a torna um prefeito álbum de memórias visuais, combinada com a qualidade textual, que asseguraram a conquista e fidelização dos seus leitores.

A partir de Outubro de 1910, após a implantação da República, a Brasil–Portugal passa de “veículo de informação geral e entretenimento a plataforma de oposição aos sucessivos governos da República”.

Colaboradores[editar | editar código-fonte]

Permanentes
Comentaristas
Colaboração artística e gráfica

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Rita Correia (29 de Abril de 2009). «Ficha histórica: Brasil-Portugal : revista quinzenal illustrada (1899-1914).» (pdf). Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consultado em 26 de Junho de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.