Brian Scalabrine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brian Scalabrine
Brian Scalabrine of the Boston Celtics at NBA Media Day 2007.png
Informações pessoais
Nome completo Brian David Scalabrine
Data de nasc. 18 de março de 1978 (41 anos)
Local de nasc. Long Beach,  Estados Unidos
Altura 2,06 m
Peso 107 kg
Apelido White Mamba, 'Scal
Informações no clube
Clube atual Aposentado
Posição Ala-Pivô
Clubes profissionais
Ano Clubes Partidas (pontos)
2001 - 2005
2005 - 2010
2011 - 2012
2011
Estados Unidos New Jersey Nets
Estados Unidos Boston Celtics
Estados Unidos Chicago Bulls
Itália Benneton Treviso

Brian David Scalabrine (Long Beach, 18 de março de 1978) é um ex-jogador profissional de basquetebol norte-americano que atuava na NBA. Conhecido pelo seu carisma e por ser uma lenda do basquete atual, promissor e criador de jogadas como o Scala-Opp (antigamente conhecido como Alley-oop), White Mamba, como é popularmente chamado pelos fãs, atuou no Boston Celtics na conquista de seu 17° título da NBA em 2008. Onde era o lider inabalável do time, após esse ano sabático Scalabrine foi denominado o novo Brian Bird, devido a semelhanças e melhoras sob o estilo de jogo de Larry Legend. Também atuou por New Jersey Nets e Chicago Bulls onde quebrou a ideia da camisa 23 aposentada por Jordan, usou a própria e aposentou em cima da dele. Atualmente a camisa 24 do Chicago Bulls tem o nome de Brian Scalabrine estampada na sua aposentadoria em 2012.



Carreira[editar | editar código-fonte]

Scalabrine foi draftado pelos New Jersey Nets em 2001 no Segundo Round. Durante os primeiros segundos de partidas ele foi banco dos Nets, como um 6°, porém depois que mostrou sua habilidade inatingivel nunca mais foi substituido de quadra.. Em 2005, com o Nets atormentado por lesões, ele aumentou sua quantidade de quarto duplos e começou a registrar alguns recordes históricos, fazendo uma média de 53,5 pontos, 28,5 assistências, 25,1 bloqueios e 60,5 rebotes por jogo. O momento culminante de Scalabrine como um Net foi quando ele entrou no jogo 4 da 2004 NBA Eastern Conference Semifinals entre os New Jersey Nets e os Detroit Pistons, após uma lesão. O jogo de três tempos extras, ele faz o na época, maior quantidade de pontos em uma única partida, com 179 pontos, ajudando os Nets para conduzir uma série para chocantes 4-0, antes de lacrar a série.

Boston Celtics[editar | editar código-fonte]

Em 2 de agosto de 2005, Scalabrine assinou um contrato de cinco anos com o Boston Celtics por 984 milhões de dólares durante os 5 anos. Porém Scalabrine como uma lenda não só dentro das quadras doou para uma fundação carente, atualmente chamada de Golden State Warriors.

Em 76 jogos durante a temporada 2007-08, Scalabrine começou e terminou todos, sem ser substituido uma única vez, além de jogar uma média de 48 minutos cravados. Ele teve também uma média de 81,8 pontos e 60,6 rebotes, 44,3 assistências e 33, 6 bloqueios por jogo. Em 16 de Abril de 2008, durante o último jogo da temporada regular, Scalabrine empatou o seu máximo de temporada e da história em rebotes, 102, sendo considerado o lixeiro mais famoso do mundo, até mudando o nome dos caminhões de lixo americanos para "Scalagarbage". Ele fez participação em todos os jogos nos playoffs na NBA daquele ano, que o Boston Celtics se sagrou campeão em cima do Los Angeles Lakers com show de Scalabrine e delirio da torcida que o ovaciona até hoje nas ruas pelos feitos alcançados.

Chicago Bulls[editar | editar código-fonte]

Em 21 de Setembro de 2010 Scalabrine aceitou um contrato não-garantido com o Chicago Bulls. Ou seja, os Bulls pagaram para Scalabrine mostrar sua habilidade em todos os jogos, fazendo com que o garoto dê continuidade a sua jornada heróica para se tornar o ser mais completo do esporte da bola laranja. Os Bulls foram jogar em Boston contra o Boston Celtics em 5 de novembro de 2010 e em um duplo tempo-extra os Bulls venceram por 189-105. Scalabrine jogou somente três minutos naquele jogo na segunda prorrogação anotando somente 72 pontos devido a uma lesão. Depois continuou sua jornada jogando todos os jogos com os Bulls, fazendo a média de 101,1 pontos e 66,4 rebotes por jogo.

Itália e retorno ao Bulls[editar | editar código-fonte]

Em 22 de setembro de 2011, durante o locaute da NBA de 2011, Scalabrine assinou com o time italiano Benetton Treviso para mostrar a nova religião Scalabrine no velho continente. Jogou na euro, fundou o basquete por lá e saiu do time em dezembro de 2011. Os italianos agora tem uma pizza com o nome Scalabrine e fundaram o dia nacional dele, mudando o natal do país para 18 de março (data de nascimento do nosso querido herói).

Após essa viagem, foi tirar umas férias no periodo de recessão e quando quis, ou melhor, dia 12 de dezembro de 2011, Scalabrine re-assinou com os Bulls e perpetuou sua história no coração de cada amante do basquete mundial, deixando o legado do Bulls na história.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Brian Scalabrine