Joe Johnson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Joe Johnson Brooklyn Nets.jpg

Joe Marcus Johnson (Little Rock, Arkansas, 29 de Junho de 1981) conhecido simplesmente como Joe Johnson é um basquetebolista profissional norte-americano, atualmente joga pela equipe do Utah Jazz da NBA.

Carreira Colegial[editar | editar código-fonte]

Joe jogou duas temporadas na Universidade do Arkansas, pelos Razorbacks, liderando o time nos quesitos de pontos, atingindo a média de 16 pontos por partida, e de rebotes, com 5.7 rebotes por partida, se transformando no primeiro na história da universidade a liderar o time nesses dois fundamentos.

Carreira na NBA[editar | editar código-fonte]

Boston Celtics[editar | editar código-fonte]

Johnson então se inscreveu no Draft da NBA de 2001, foi a 10ª escolha geral, escolhido pelo Boston Celtics. Johnson foi titular em 33 dos 38 primeiros jogos como um novato em Boston, mas seu tempo em quadra diminuiu em razão da equipe ter entrado nos Playoffs, feito que o Celtics não conseguia desde 1995.

Phoenix Suns[editar | editar código-fonte]

Na metade de sua primeira temporada na NBA, em 20 de fevereiro de 2002, Johnson foi trocado para o Phoenix Suns, junto à Randy Brown, Milt Palacio e uma escolha na primeira rodada em draft, em troca do veterano Ala Rodney Rogers e o armador Tony Delk. Com esta troca o promissor armador se tornou uma das forças do Suns, obtendo médias de 13.25 pontos por partida nas duas primeiras temporadas atuando em Phoenix. Ele desenvolveu uma grande habilidade no seu arremesso de três pontos, se tornando um dos melhores neste fundamento. Johnson, também tem um ótimo drible.

Na temporada 2004-05, já pelos Playoffs, Joe Johnson teve que se submeter a uma cirurgia na face; depois de enterrar a bola, ele bateu o rosto no aro. Por causa deste acidente, Johnson usou um protetor facial no resto dos Playoffs. O Suns perdeu para o eventual campeão, em 5 jogos, obtendo apenas uma vitória.

Atlanta Hawks[editar | editar código-fonte]

Depois do fim da temporada 2004-05, Joe se tornou um agente livre, e deixou claro seu interesse em deixar o Suns buscando um time que fosse o líder. Em 19 de agosto de 2005, Johnson foi envolvido em uma troca que o levaria para o Atlanta Hawks, e que de volta daria ao Phoenix Suns o francês Boris Diaw e duas futuras escolhas na primeira rodada do draft.

Em 4 de julho de 2010 o agente do jogador anunciou que ele aceitou a proposta do Hawks de renovação do contrato num valor de U$119 milhões por mais seis temporadas, cerca de US$ 27 milhões mais do que qualquer outra equipe poderia lhe oferecer.[1]

Utah Jazz[editar | editar código-fonte]

Após uma breve passagem pelo Miami Heat. Em Julho de 2016, Johnson assinou com o Utah Jazz, por duas temporadas, com um salário de US$22 milhões. [2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.