Bristol Bulldog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bristol Bulldog.

O Bristol Bulldog da Royal Air Force (RAF) é um avião biplano de um único assento.

Foi incorporado na RAF em 1929, tornando-se um dos caças britânicos mais populares até 1936, sendo produzidos mais de quatrocentos Bulldogs. Foi utilizado principalmente na defesa diurna e nocturna, alguns entraram em combate na Guerra Civil espanhola, integrados na heterogénea esquadrilha basca denominada Circo Krone.

Concepção e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1926, o Ministério da Aviação falou sobre a necessidade de um avião com um só assento capaz de funcionar de dia e noite; armado com duas armas Vickers de 7.7 mm.

O Bulldog foi projectado por Frank Barnwell, o Desenhista Principal da Bristol Aeroplane Company, que tinha sido Capitão no Exército Britânico durante a Primeira Guerra Mundial.

O protótipo do Bulldog, o Bulldog Mk. Voou pela primeira vez no dia 17 de maio de 1927.

O Bulldog Mk. II veio com uma estrutura modificada, mas em outros aspectos era muito idêntico ao Bulldog original: com duas Vickers de 7.7 mm, uma capacidade de quatro bombas de 9 quilogramas, um motor Bristol Jupiter radidal de 336 quilowatts e uma velocidade máxima de pelo menos 290 km/h.

O avião entrou em produção em 1928, introduzindo os seus serviços no ano seguinte, durante a primeira parte dos anos 30, foi o avião mais usado pela RAF.

O Bulldog provou ser uma exportação bem sucedida para as forças aereas estrangeiras, tendo serviço na Austrália, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Japão, Letônia, Sião (Tailândia), Espanha e Suécia. O Bulldog foi retirado dos serviços da RAF em 1937, sendo substituído pelo Hawker Hurricane e Supermarine Spitfire, ambos dos quais ficariam lendas da RAF na contribuição para a Segunda Guerra Mundial. A carreira do Bristol Bulldog ainda não acabara, continuando ao servindo de outras forças aéreas.

História operacional[editar | editar código-fonte]

O Bulldog entrou em serviço na Guerra Civil Espanhola, combatendo pelo lado dos Republicanos. O Bulldog também combateu pela Força Aérea Finlandesa durante a Guerra de Inverno contra a União Soviética. O Bulldog continuou em serviço na Guerra de Continuação, novamente, contra a União Soviética.

Variantes[editar | editar código-fonte]

  • Bulldog I
Assento único podendo combater de dia e de noite. 2 construídos pela Bristol Aeroplane Co.
  • Bulldog II
Assento único podendo combater de dia e de noite. Com um motor Bristol Jupiter VII de pistão radial. 92 aviões construídos pela Bristol Aeroplane.
  • Bulldog IIA
Assento único podendo combater de dia e de noite. Com um motor Bristol Mercury de 365 quilowatts de pistão radial. 268 aviões construídos pela Bristol.
  • Bulldog IIIA
Avião provisório. Só dois aviões foram construídos pela Bristol.
  • Bulldog IVA
Assento único podendo combater de dia e de noite. Com um motor Bristol Mercury de pistão radial. Foram construídos 18 aviões pela Bristol.
  • Bulldog TM
Versão para treino com dois assentos. Foram construídos 59 pela Bristol.
  • "J.S.S.F."
Foram construídos dois aviões com licença de construção pela Nakajima Aircraft Works, no Japão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um avião, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.