Carcharias taurus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaTubarão-touro
Um cação mangona

Um cação mangona
Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Superordem: Selachimorpha
Ordem: Lamniformes
Família: Odontaspididae
Género: Carcharias
Espécie: C. taurus
Nome binomial
Carcharias taurus
( Rafinesque, 1810)
Distribuição geográfica
[[Imagem:
Carcharias taurus distmap
|240px|Distribuição Geográfica do Tubarão Cinza]]
Distribuição Geográfica do Tubarão Cinza
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Carcharias taurus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Carcharias taurus

O cação-mangona ou tubarão-touro (C. taurus) é uma espécie de tubarão que também é conhecido no litoral de São Paulo como tubarão-cinza[1].

Eles chegam a atingir 3.9 m de comprimento. Os machos são normalmente menores que as fêmeas. Alimentam-se de peixes (incluindo outros tubarões), raias, caranguejos, lagostas, polvos,lulas e pequenos peixes. Os tubarões-touro vivem nos oceanos; os seus dentes afiados bem visíveis dão-lhes um aspecto ameaçador, mas poucos ataques de tubarões-touro foram registrados à seres humanos. Geralmente os tubarões dessa espécie são tímidos e são menos agressivos que o tubarão-branco e o tubarão-tigre, tendendo a atacarem humanos apenas ao se sentirem ameaçados.

Suas cores marrom e cinza com algumas manchas são características visiveis do animal, seus dentes são serrilhados e são visíveis até quando o animal está com a boca fechada.

Os tubarões-touro são predadores de topo e tendem a ter uma grande vantagem em relação a outros animais na cadeia alimentar, tendo poucos predadores naturais. Como qualquer outra espécie, os tubarões-touro possuem treceptores perto da narina que o ajudam a detectar uma presa através de pequenas vibrações que ela emite ao se mover. Os tubarões-touro são animais migratórios que sempre estão se deslocando para buscarem novas fontes de alimento ou para acasalar. O acasalamento entre tubarões-touro é diferente do acasalamento de outros tubarões: quando um macho avista uma fêmea, ele a morde para que ela não escape e força a cópula. Às vezes uma fêmea pode acasalar com vários machos ao mesmo tempo. Por causa dessa prática, as fêmeas desenvolveram uma pele mais grossa justamente para suportarem as mordidas dos machos. Depois do acasalamento a fêmea fica grávida de cerca de 14 filhotes, eles se desenvolvem dentro dos ovos, o primeiro a sair do ovo continua na barriga da mãe, mas passa a se alimentar de seus irmãos menos desenvolvidos; depois de se alimentar de todos os seus irmãos, a fêmea começa a produzir ovos não fertilizados para o filhote, até que ele se desenvolva completamente. Ele já nasce independente e costuma viver em manguezais, que servem como abrigo contra predadores e contra outros tubarões-touro.

Em 2016, o tubarão-touro está em estado de vulnerabilidade devido à pesca de barbatanas. A prática desse tipo de pesca levou várias espécies de tubarões à extinção. A poluição dos oceanos e a pesca de animais que servem de alimento ao tubarão-touro também contribuíram para seu risco de extinção. A extinção dessa espécie pode levar grandes consequências aos oceanos, que teriam toda sua cadeia alimentar afetada, o que, mais tarde, poderia trazer prejuízo aos próprios humanos. Também haveria uma grande perda para a ciência, pois esses tubarões são descendentes próximos de tubarões primitivos, se eles fossem extintos, boa parte da história evolutiva dos tubarões poderia ser perdida. Atualmente existem programas de conservação que visam e protegerem os tubarões-touro e proíbem a sua pesca, mas, mesmo assim, em muitos lugares, a pesca ocorre ilegalmente e ainda há lugares onde a sua pesca é permitida. Por isso, os tubarões-touro ainda estão na lista de espécies consideradas como vulneráveis.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Editor estudantil sênior João Victor Sampaio/002013

Correção do português terrível: Mariana Arcuri, 2016