Cobra Kai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cobra Kai
Informação geral
Formato websérie
Gênero Comédia dramática
Artes marciais mistas
Ação
Duração 22-47 minutos
Criador(es) Josh Heald
Jon Hurwitz
Hayden Schlossberg
Baseado em The Karate Kid, de Robert Mark Kamen
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Produtor(es) Katrin L. Goodson
Bob Wilson
Produtor(es) executivo(s) Will Smith
James Lassiter
Caleeb Pinkett
Susan Ekins
Josh Heald
Jon Hurwitz
Hayden Schlossberg
Editor(es) Nicholas Monsour
Jeff Seibenick
Ivan Victor
Cinematografia Cameron Duncan
Câmera Câmera única
Distribuição Sony Pictures Television
Elenco Ralph Macchio
William Zabka
Courtney Henggeler
Xolo Maridueña
Tanner Buchanan
Mary Mouser
Jacob Bertrand
Gianni Decenzo
Martin Kove
Peyton Roi List
Composto por Leo Birenberg
Zach Robinson
Empresa(s) produtora(s) Hurwitz & Schlossberg Productions
Overbrook Entertainment
Heald Productions (2 temporada)
Sony Pictures Television
Exibição
Emissora original YouTube Premium (1-2 temporadas)
Netflix (3 temporada-presente)
Formato de exibição 4K (UHDTV)
Formato de áudio Stereo (YouTube)
Dolby Digital 5.1 (Netflix)
Transmissão original 2 de maio de 2018 (2018-05-02) – presente
Temporadas 4
Episódios 40

Cobra Kai é uma websérie americana de drama e ação de artes marciais, baseada na trilogia Karate Kid, criada por Robert Mark Kamen, que estreou em 2 de maio de 2018 no YouTube Premium, onde a história acontece com a reabertura do dojo de karatê Cobra Kai, por Johnny Lawrence e a reativação da antiga rivalidade com Daniel LaRusso.[1][2]

A série criada por Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, e Josh Heald e, é estrelado por Ralph Macchio e William Zabka, que reprisam seus papéis dos filmes. Em 2019, esta série foi comprada pela Netflix

Em 10 de maio de 2018, foi anunciado que a série foi renovada para uma segunda temporada, que estreou em 2019.[3] Em 2019, foi anunciada a terceira temporada, que estreou em 1ª de janeiro de 2021.[4] Em outubro de 2020, a Netflix anunciou a quarta temporada,[5] que foi lançada em 31 dezembro de 2021.[6][7] Em agosto de 2021, antes mesmo do lançamento da 4º temporada, a Netflix anunciou a quinta temporada, com estreia prevista para 2022.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Cobra Kai acontece 30 anos após os acontecimentos do filme original (o torneio de All Valley de 1984) e segue a história de Johnny Lawrence fracassado e alcoólatra, que busca redenção, ao reabrir o infame dojo Cobra Kai, reacendendo a sua rivalidade com o agora bem-sucedido Daniel LaRusso, que tem lutado para manter o equilíbrio em sua vida sem a orientação de seu mentor, sr. Miyagi.[2] Dois homens que direcionam os traumas do passado e as frustrações do presente na única maneira que eles sabem como resolver: através do karatê.[8]

Paralelamente ao conflito dos dois, estão as histórias dos alunos de Lawrence e LaRusso. Por exemplo, há os alunos do Cobra Kai: um grupo de adolescentes marginalizados que encontram uma camaradagem e autoconfiança sob a tutela de Johnny, mas levando longe demais a filosofia agressiva de seu mentor, à medida que eles começam a se degenerar na notória brutalidade da época do antigo sensei Kreese, ao que Johnny tenta combater as tendências do passado enquanto ajuda seu vizinho Miguel, um garoto pobre e tímido que sofre bullying pelo vilão Kyler e seu grupo de valentões e aprende a se defender através das aulas de Johnny, que sabe como funciona o bullying e quer ajudar Miguel e outros a combater seus agressores, enquanto Miguel vê em Johnny a figura paterna que nunca teve. Em contraste, o filho distante de Johnny, Robby Keene, está sob o domínio de Daniel, que demonstra uma influência positiva para o menino quando ele começa a buscar a redenção enquanto aprende as filosofias do Sr. Miyagi. Enquanto isso, a filha de Daniel, Samantha, pertence a um grupo de patricinhas interesseiras e é namorada de Kyler, sendo uma das mais populares do colégio, mas se mostra uma garota simples e bondosa e é pega no meio desses conflitos enquanto aprende quem são seus verdadeiros amigos e um caminho melhor para seguir.

Os esforços de Johnny em reformar Cobra Kai são ameaçados pelo reaparecimento inesperado de Kreese, que aspira a trazer o dojô de volta à sua forma originalmente cruel. Mais tarde, Johnny descobre que Kreese tirou Cobra Kai dele, levando-o a formar seu próprio dojô: Presas de Águia.

O desenvolvimento da história gira em torno dessas relações primárias, que levam a conflitos que, em última análise, são produto da incapacidade de Daniel e Johnny de se afastar do passado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª 4.ª
William Zabka Johnny Lawrence Regular Jenna Ortega Participação
Ralph Macchio Daniel LaRusso Regular
Xolo Maridueña Miguel Diaz Regular
Mary Mouser Samantha LaRusso Regular
Tanner Buchanan Robby Keene Regular
Courtney Henggeler Amanda LaRusso Regular
Jacob Bertrand Eli "Hawk" Moskowitz (Falcão) Recorrente Regular
Gianni Decenzo Demetri Alexopoulos Recorrente Regular
Martin Kove John Kreese Participação Regular
Peyton Roi List Tory Nichols Does not appear Recorrente Regular
Vanessa Rubio Carmen Diaz Recorrente Regular
Thomas Ian Griffith Terry Silver Does not appear Regular

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Estúdio de dublagem - Som de Vera Cruz
Produção
  • Direção: Erick Bougleux/ Leonardo Santhos[9]
  • Tradução: Guy Demke/Vanessa Navarro[9]
Dubladores
  • Nizo Neto: Daniel LaRusso[9]
  • Mário Jorge Andrade: Johnny Lawrence[9]
  • Mabel Cezar: Amanda LaRusso[9]
  • Yan Gesteira: Miguel Diaz[9]
  • João Cappelli: Robby Keene[9]
  • Isabella Simi: Samantha LaRusso[9]
  • Cadu Paschoal: Demetri[9]
  • Yuri Tupper: Eli[9]
  • Luiz Feier Motta: John Kreese[9]

Episódios[editar | editar código-fonte]

TemporadaEpisódiosOriginalmente exibidoEmissora
1102 de maio de 2018 (2018-05-02)YouTube Red
21024 de abril de 2019 (2019-04-24)YouTube Premium
3101 de janeiro de 2021 (2021-01-01)Netflix
41031 de dezembro de 2021 (2021-12-31)

1ª temporada (2018)[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porLançamento
11 "Ace Degenerate"
"Degenerado"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg2 de maio de 2018 (2018-05-02)
Trinta e quatro anos após os eventos do torneio de Karatê de 1984, enquanto Johnny Lawrence ainda tenta esquecer um passado que o persegue constantemente, a sua vida deu uma difícil guinada. Após ele ser demitido do emprego e conhecer o jovem Miguel Diaz, Johnny começa a buscar por redenção, reabrindo o infame "Cobra Kai", mais as coisas não serão nada fácies já que sua antiga rivalidade com Daniel LaRusso é reacendida, quando os seus caminhos se entrelaçam com a próxima geração de "garotos do caratê". 
22 "Strike First"
"Acerte primeiro"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg2 de maio de 2018 (2018-05-02)
Hoje em dia, diferente do seu adversário, Daniel LaRusso vive uma vida perfeita. Isto é, até que ele veja que o Cobra Kai dojo, a fonte de sua angústia e rivalidade na adolescência, foi restabelecido por Johnny, que agora luta para abrir o seu negócio, enquanto começa a ensinar caratê para o seu vizinho adolescente Miguel. Daniel enfrenta o ex-oponente e a antiga desavença é rapidamente reiniciada. 
33 "Esqueleto"
"Esqueleto"
Jennifer CelottaJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg2 de maio de 2018 (2018-05-02)
Johnny tenta incansavelmente recrutar mais alunos para ingressar no seu dojo, enquanto isso um Daniel perturbado com as amizades da filha primogênita, Samantha LaRusso, acompanha o baile à fantasia da escola. Nesse meio tempo, o recente sensei Lawrence, também leva o treinamento de Miguel a sério e começa a criar um verdadeiro pupilo. 
44 "Cobra Kai Never Dies"
"Cobra Kai para sempre"
Jennifer CelottaJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Jason Belleville2 de maio de 2018 (2018-05-02)
Quando o outdoor da concessionária de automóveis de Daniel é borrifado com uma pichação obscena, as tensões contra o seu rival aumentam. Robby Keene, filho delinquente de Johnny, está envergonhado com o novo dojo do seu pai e o bullying que Miguel sofre na escola inspira o sensei de uma maneira surpreendente. 
55 "Counterbalance"
"Contrapeso"
Josh HealdJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg2 de maio de 2018 (2018-05-02)
Daniel tenta chegar a um acordo duvidoso para acabar com o dojo de Johnny, e luta para novamente encontrar o equilíbrio em sua visitando um velho amigo. Enquanto isso, Johnny expande as matrículas do seu dojo e Miguel coloca sua prática de caratê em realidade quando Samantha enfrenta uma forte rejeição na escola. Este episódio é dedicado a memória de Pat Morita, o eterno senhor Miyagi. 
66 "New Students"
"Alunos novos"
Josh HealdJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, Joe Piarulli e Luan Thomas2 de maio de 2018 (2018-05-02)
A aula de dojo de Johnny atrai um grupo de desajustados, enquanto isso o seu filho Robby, que tem segundas intenções, consegue um novo emprego numa concessionária de automóveis. Samantha e Miguel se tornam amigos durante uma aula de ciências e Daniel LaRusso inspira o interesse pelo caratê numa pessoa improvável. 
77 "The competition"
"A Competição"
Steve PinkJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Stacey Harman2 de maio de 2018 (2018-05-02)
Daniel começa a ensinar o seu novo aluno de caratê, utilizando as técnicas não convencionais do Sr. Miyagi. Robby fica tentado a voltar aos seus caminhos de delinquentess e o seu pai Johnny, ajuda Miguel com o seu primeiro encontro, que vai ser ao lado de Samantha "Sam" LaRusso. 
88 "Transformation"
"Transformação"
Steve PinkJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, Stacey Harman e Michael Jonathan Smith2 de maio de 2018 (2018-05-02)
Johnny prepara os seus alunos do Cobra Kai, para o próximo torneio regional de karatê, e por sua vez, ele consegue se inspirar a limpar sua vida. Daniel ainda não sabe da ligação pessoal do seu único aluno Robby Keene, com o seu rival, e com o desenrolar dos eventos, parece que nada realmente mudou entre Daniel e Johnny mesmo após 30 anos. 
99 "Different, but the same"
"Diferentes mas iguais"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Jason Belleville2 de maio de 2018 (2018-05-02)
Apesar dos esforços de Johnny para seguir em frente, ele confronta Daniel sobre um ataque inesperado à sua propriedade, e numa tentativa de apaziguar essa rivalidade constante, eles revisitam o passado juntos. Já no núcleo dos adolescentes, Miguel sente que "Sam" está mentindo para ele, enquanto está com os seus companheiros de dojo, numa festa incentivada por Aisha Robinson (antiga melhor amiga de Samantha, e atual aluna do Cobra Kai), para intimidar os alunos populares da sua escola. 
1010 "Compassion - Part 1"
"Compaixão - Parte 1"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg2 de maio de 2018 (2018-05-02)
O altamente antecipado torneio de karatê, traz Johnny Lawrence e Daniel LaRusso novamente para lados opostos, exceto que desta vez, é a nova geração de estudantes de caratê que são os combatentes. Quem vai pagar o preço pela vitória final? 

2ª temporada (2019)[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porLançamento
111 "Compassion - Part 2"
"Compaixão - Parte 2"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg24 de abril de 2019 (2019-04-24)
122 "In search of balance"
"Em busca de equilíbrio"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg24 de abril de 2019 (2019-04-24)
133 "Fire and Ice"
"Fogo e Gelo"
Michael GrossmanJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Stacey Harman24 de abril de 2019 (2019-04-24)
144 "Moment of truth"
"Momento da verdade"
Michael GrossmanJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, Kevin McManus e Matthew McManus24 de abril de 2019 (2019-04-24)
155 "Go with everything"
"Vai com tudo"
Josh HealdJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg24 de abril de 2019 (2019-04-24)
166 "Turn right"
"Vire á direita"
Josh HealdJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg24 de abril de 2019 (2019-04-24)
177 "Truce"
"Trégua"
Jennifer CelottaJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, Kevin McManus e Matthew McManus24 de abril de 2019 (2019-04-24)
188 "Love's turn"
"A vez do amor"
Kate HerronLaurie Nunn24 de abril de 2019 (2019-04-24)
199 "Octopus"
"Polvo"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Michael Jonathan Smith24 de abril de 2019 (2019-04-24)
2010 "Without compassion"
"Sem compaixão"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, Joe Piarulli e Luan Thomas24 de abril de 2019 (2019-04-24)

3ª temporada (2021)[editar | editar código-fonte]

Em 2019 o Youtube Premium confirmou a terceira temporada, que foi filmada entre o final de 2019 e o início de 2020. Assim, quando a Netflix comprou a websérie, também adquiriu os direitos desta temporada, que será a primeira a ser lançada como “original Netflix”.[4] Inicialmente, a terceira temporada iria estrear na Netflix em setembro de 2020, conforme anuncio do co-criador Jon Hurwitz, no entanto, a Netflix adiou o lançamento para 2021 e, esta contará com 10 episódios com 30 minutos de duração.[4] Segue abaixo a lista de episódios:[10]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porLançamento
211 "Aftermatch"
"Consequências"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg1 de janeiro de 2021 (2021-01-01)
222 "Nature vs. Nurture"
"Treinamento ou dom inato?"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, Joe Piarulli e Luan Thomas1 de janeiro de 2021 (2021-01-01)
233 "Now You're Gonna Pay"
"Vai ter que pagar"
Lin OedingJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Stacey Harman1 de janeiro de 2021 (2021-01-01)
244 "The Right Path"
"O caminho certo"
Lin OedingJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Michael Jonathan Smith1 de janeiro de 2021 (2021-01-01)
255 "Miyagi-Do"
"Miyagi-Do"
Steven K. TsuchidaJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Bob Dearden1 de janeiro de 2021 (2021-01-01)
266 "King Cobra"
"Rei Cobra"
Steven K. TsuchidaJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, Joe Piarulli e Luan Thomas1 de janeiro de 2021 (2021-01-01)
277 "Obstáculos"
"Obstáculos"
Jennifer CelottaJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Alyssa Forleiter1 de janeiro de 2021 (2021-01-01)
288 "The Good, The Bad, and the Badass"
"O bom, o ruim e o fera"
Jennifer CelottaJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Mattea Greene1 de janeiro de 2021 (2021-01-01)
299 "Feel the Night"
"Natal"
Josh HealdJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Michael Jonathan Smith1 de janeiro de 2021 (2021-01-01)
3010 "December 19"
"19 de dezembro"
Josh HealdJosh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Bob Dearden1 de janeiro de 2021 (2021-01-01)

4ª temporada (2021)[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porLançamento
311 "Let's Begin"
"Vamos lá!"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJosh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg31 de dezembro de 2021 (2021-12-31)
322 "First Learn Stand"
"Primeiro aprenda a ficar em pé"
Jon Hurwitz e Hayden SchlossbergJoe Piarulli e Luan Thomas31 de dezembro de 2021 (2021-12-31)
333 "Then Learn Fly"
"Para depois aprender a voar"
Marielle WoodsMichael Jonathan Smith31 de dezembro de 2021 (2021-12-31)
344 "Bicephaly"
"Bicefalia"
Marielle WoodsStacey Harman31 de dezembro de 2021 (2021-12-31)
355 "Match Point"
"Ponto decisivo"
Joel NovoaBob Dearden31 de dezembro de 2021 (2021-12-31)
366 "Kicks Get Chicks"
"Garotas curtem luta"
Joel NovoaMattea Greene31 de dezembro de 2021 (2021-12-31)
377 "Minefields"
"Campos minados"
Tawnia McKiernanBill Posley31 de dezembro de 2021 (2021-12-31)
388 "Party Time"
"Hora de diversão"
Tawnia McKiernanJoe Piarulli e Luan Thomas31 de dezembro de 2021 (2021-12-31)
399 "The Fall"
"A queda"
Josh HealdMichael Jonathan Smith31 de dezembro de 2021 (2021-12-31)
4010 "The Rise"
"A ascensão"
Josh HealdBob Dearden31 de dezembro de 2021 (2021-12-31)

Jogo eletrônico[editar | editar código-fonte]

Cobra Kai: The Karate Kid Saga Continues, é um jogo eletrônico baseado na série, foi lançado para PlayStation 4, Xbox One, e Nintendo Switch em 27 de outubro de 2020, e para Microsoft Windows em 5 de janeiro de 2021.[11]

Referências

  1. «'Cobra Kai', série que continua 'Karate Kid', tem 1º episódio com 5,4 milhões de visualizações em 24 horas». Portal G1. Consultado em 12 de maio de 2018 
  2. a b «Cobra Kai, temporada 4 é confirmada e deve ser gravada no início de 2021». Canaltech. 6 de janeiro de 2021. Consultado em 11 de janeiro de 2021 
  3. «'Cobra Kai', sequência de 'Karate Kid', vai ganhar segunda temporada». Portal G1. Consultado em 12 de maio de 2018 
  4. a b c «Cobra Kai, 3ª temporada: data de estreia, spoilers e mais». Mix de Séries. 28 de agosto de 2020. Consultado em 16 de novembro de 2020 
  5. «Netflix renova Cobra Kai para 4ª temporada e 3ª ganha data de estreia». Metrópoles. 2 de outubro de 2020. Consultado em 16 de novembro de 2020 
  6. «Cobra Kai, 4ª temporada: data de estreia e spoilers na Netflix». Mix de Séries. 31 de dezembro de 2020. Consultado em 9 de março de 2021 
  7. «Cobra Kai 4ª temporada: Data de estreia, elenco e mais». IGN Brasil. 24 de janeiro de 2021. Consultado em 9 de março de 2021 
  8. Denise Petski (4 de agosto de 2017). «'Karate Kid' TV Sequel Starring Ralph Macchio & William Zabka Set For YouTube Red». Deadline. Consultado em 8 de fevereiro de 2018 
  9. a b c d e f g h i j k Izaías Correia. «Crítica De Dublagem: Cobra Kai». DublagemBrasileira. Consultado em 21 de junho de 2022 
  10. Cobra Kai (TV Series 2018), Lista de Episódios 2021, IMDb, consultado em 11 de janeiro de 2021 
  11. McCaffrey, Ryan (25 de agosto de 2020). «Cobra Kai: The Karate Kid Saga Continues Video Game Revealed, Release Date Confirmed for PS4, Xbox One, and Nintendo Switch - IGN» (em inglês). Consultado em 31 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 15 de novembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]