Common Language Infrastructure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Common Language Infrastructure ou CLI é uma especificação aberta (ECMA-335 e ISO/IEC 23271) desenvolvida pela Microsoft que descreve o código executável e ambiente runtime que forma o core da Microsoft .NET Framework e das implementações Mono e Portable.NET.

A especificação define um ambiente que permite a utilização de múltiplas linguagens de alto nível em diferentes plataformas sem a necessidade de serem reescritas para uma arquitetura específica.

Common Language Infrastructure (CLI)

Licenciamento[editar | editar código-fonte]

Em Agosto de 2000, a Microsoft, Hewlett-Packard, Intel e outras entidades trabalharam na estandarização da CLI. Em Dezembro de 2001, foi ratificada pela ECMA, seguindo-se a ISO em Abril de 2003. A Microsoft e seus parceiros detêm as patentes da CLI.

Em Julho de 2009[1] a Microsoft aplicou o C# e CLI sob Community Promise, que, em algumas situações, protege os desenvolvedores de software das patentes de software da Microsoft.

Implementações[editar | editar código-fonte]

  • A .NET Framework foi construída sobre o Common Language Runtime, a implementação comercial CLI da Microsoft para computadores de mesa e servidores - inclui uma larga coleção de bibliotecas para programadores.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.