Confederação Maçônica Interamericana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Confederação Maçônica Interamericana
CMI
Fundação: 14 de abril de 1947 (77 anos)
Número de potências: 81
Número de Membros: Mais de 350.000
Número de Países Membros: 25
Pilares: Comunicação - Participação - Colaboração


A Confederação Maçônica Interamericana[1] foi fundada em 14 de abril de 1947 sendo composta por potências maçônicas de 25 países da Américas do Norte, do Sul e Central, além do Caribe e Europa. Atualmente, 83 potências fazem parte da CMI.

"A CMI tem o propósito de promover um modelo institucional inovador, integrando a Maçonaria Ibero-americano e, por extensão, da Maçonaria Universal, a fim de desenvolver todo o potencial em uma organização que tem mais de 350.000 membros que, através da troca de ideias, atividades, princípios, preocupações e experiências, ou seja, sua maneira de ver e entender o mundo, buscam enriquecer o pensamento da humanidade e de suas culturas."[2]

A Confederação Maçônica Interamericana confere para a potência maçônica um entendimento de regularidade maçônica para todos os outros membros da Confederação, sendo um importante caminho para o reconhecimento de alguns países e outras organizações, entre eles a Conference of Grand Masters of Masons of North America (COGMNA).

Está baseada sobre três pilares: Comunicação - Participação - Colaboração.

Organização[editar | editar código-fonte]

A CMI está dividida em 6 Zonas[3][4]:

Processo de Admissão[editar | editar código-fonte]

A potência que deseja se filiar a Confederação Maçônica Interamericana, deverá enviar o seu pedido de admissão, em formato físico e digital, devidamente autenticado pelo seu Grande Secretário à Secretaria Geral Permanente da CMI.

Dentre as informações solicitadas no estatuto da CMI, podemos destacar:

  • Ata de Fundação
  • Território que a potência opera com número de lojas
  • Membros e ritos
  • Quadro de dignidades
  • Rituais
  • Tratados de reconhecimento
  • Número de iniciações anuais

No caso de potência que opere em localidade que já existe uma potência membro da CMI, o pedido deve ser acompanhado de um endosso desta potência membro. Na falta disso, o pedido de admissão pode ser patrocinado por uma Potência Confederada, desse país. O pedido é então informado a todas as confederadas e a uma comissão para análise e relatório, se não houver objeção e o relatório for favorável, o Secretário Executivo anunciará a admissão da nova confederada após consulta ao Conselho Executivo. Se houver objeções, o Conselho Executivo decidirá.

O Conselho Executivo é formado:

  • Presidente
  • Secretário Executivo
  • Vice-Presidentes de cada uma das 6 Zonas.

Confederação Maçônica Interamericana no Brasil[editar | editar código-fonte]

O Brasil possui três Obediências ou Potências regulares: o Grande Oriente do Brasil, as Grandes Lojas filiadas a CMSB e os Grandes Orientes filiados a COMAB.

O Grande Oriente do Brasil faz parte da Zona 6 sendo membro desde a sua fundação (1º Conferência Interamericana realizada em Montevidéu em 1947).

Dez Grandes Lojas estaduais da CMSB participaram da fundação da CMI e atualmente todas as Grandes Lojas filiadas são membros ativos da CMI.

Da COMAB, 9 (nove) são os Grandes Orientes estaduais que fazem parte (Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Grande Oriente Paulista).

Assembleias[editar | editar código-fonte]

A Confederação Maçônica Interamericana se reúne em assembleia a cada dois anos, visando fortalecer a Maçonaria Universal, as famílias Maçônicas e a Sociedade.

Referências

  1. CAMARGO, Felipe (1 de maio de 2016). «"Protect the integrity": a aplicação do discurso da regularidade nas relações internacionais maçônicas entre Brasil e Inglaterra (1880-2000)». Revista de Estudios Historicos de la Masonería Latinoaméria y el Caribe. Consultado em 13 de abril de 2020 
  2. «Confederação Maçônica Interamericana (CMI) – Atualizado 2020». O Prumo de Hiram. Consultado em 13 de abril de 2020 
  3. «Lista de Grandes Potências». CMI 2020. Consultado em 13 de abril de 2020 
  4. «Lista GGPP». CMI. Consultado em 13 de abril de 2020 
  5. PROBER, Kurt (1976). O Grande Oriente do Brasil e as Confederações C.M.I. e C.M.S.B. Rio de Janeiro: Editora Própria do Autor. pp. 4, 7 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Maçonaria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.