Coronel Sanders

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Coronel Sanders
Nome completo Harland David Sanders
Conhecido(a) por Coronel Sanders
Nascimento 9 de setembro de 1890
Henryville, Indiana, Estados Unidos
Morte 16 de dezembro de 1980 (90 anos)
Louisville, Kentucky, Estados Unidos
Nacionalidade Americana
Cidadania Americana
Filho(s) 3

Harland David Sanders, mais conhecido como Coronel Sanders (Henryville, 9 de setembro de 1890Louisville, 16 de dezembro de 1980) foi o fundador da Kentucky Fried Chicken (KFC). Após o falecimento de seu pai, Sanders aos 6 anos tornou-se responsável por alimentar e cuidar de seu irmão e irmã mais novos. Ele trabalhou em diversas aréas, incluindo agricultor, condutor de bonde, bombeiro ferroviário e vendedor de seguros. Porém, em nenhum dos empregos obteve sucesso.

Aos 40 anos, Sanders administrava uma estação de serviço em Kentucky. Quando mudou sua operação para um restaurante, contou com um frango frito tão notável que ele foi nomeado coronel do Kentucky em 1935 pelo governador Ruby Laffoon[1].

Após a "A Grande Depressão[2]", Sanders com 65 anos engajou em sua ideia empreendedora de frango frito rápido.[3] Em 1955 quando uma nova rodovia interestadual reduziu o tráfego no restaurante de Sanders, ele vendeu o local e começou a viajar pelo país, cozinhando lotes de frango de restaurante em restaurante, fechando acordos que lhe pagavam um níquel por cada frango vendido. Em 1964, com mais de 600 lojas franqueadas, ele vendeu sua participação na empresa por US$ 2 milhões para um grupo de investidores.

Sanders continuou a visitar os restaurantes da KFC em todo o mundo como porta-voz dos embaixadores nos últimos anos, anterior ao diagnostico de leucemia aguda em junho de 1980. Ele faleceu de pneumonia no Jewish Hospital em Louisville, Kentucky, no dia 16 de dezembro de 1980, aos 90 anos de idade. Após um funeral no Santuário Teológico Batista, que foi assistido por mais de 1.500 pessoas, foi enterrado no cemitério em Louisville com seu característico terno branco e seu laço preto de corda.

"Não há razão para ser o homem mais rico do cemitério. Você não pode fazer negócios a partir daí."

— Coronel Harland Sanders


Referências

  1. «Ruby Laffoon». Wikipédia, a enciclopédia livre. 15 de novembro de 2018 
  2. «Grande Depressão». Wikipédia, a enciclopédia livre. 10 de abril de 2020 
  3. «Colonel Harland Sanders» (em inglês) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.