Saltar para o conteúdo

GNK Dinamo Zagreb: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 200.220.188.67 ( modificação suspeita : -26), para a edição 22424025 de Luckas-bot
Linha 40: Linha 40:


== Historia ==
== Historia ==
Após a [[Segunda Guerra Mundial]], na sequência da subida ao poder do Partido Comunista da [[Jugoslávia]], três [[clube]]s de [[futebol]] muito popular em Zagreb (HAŠK, [[Građanski Zagreb]], Concórdia) foram dissolvidos durante a noite, e um clube municipal foi constituída em [[9 de junho]] de [[1945]]. À semelhança de outros [[clube]]s de futebol fora da [[Croácia]] na [[Europa Oriental]], também foi chamado Dinamo ( "''Dynamo''"), e todos os melhores jogadores e prospectivo Građanski imediatamente aderiu ao recém-formado [[clube]]. O recém-formado clube jogavam no antigo estádio de HAŠK, enquanto a maioria dos jogadores eram da [[Građanski Zagreb]], um número de jogadores foram obrigados a aderir para o Partizan Belgrado (Stjepan Bobek, Miroslav Meho Brozović, Franjo Glaser e Florijan Matekalo). Na verdade, eles estavam no [[Exército]] Popular [[Jugoslávia|Jugoslavo]], uma vez que não participou activamente na [[II Guerra Mundial]]. Florijan Matekalo foi treinador do FK Partizan e mais tarde viveu o resto de sua vida na Sérvia, mesmo após
Após a [[Segunda Guerra Mundial]], na sequência da subida ao poder do Partido Comunista da [[Jugoslávia]], três [[clube]]s de [[futebol]] muito populares em Zagreb (HAŠK, [[Građanski Zagreb]], Concórdia) foram dissolvidos durante a noite, e um clube municipal foi constituído em [[9 de junho]] de [[1945]]. Para assemelhar-se à outros [[clube]]s de futebol fora da [[Croácia]] na [[Europa Oriental]], também foi chamado Dinamo ( "''Dynamo''"), e todos os melhores jogadores e do antigo Građanski imediatamente aderiram ao recém-formado [[clube]].
=== Anos 90 - torneios internacionais===
[[Ficheiro:Grafit Zagreb Peščenica NK Dinamo 1967.jpg|thumb|right|250px|Grafite em Omenagem a equipe de 1967.]]
dividir-se entre a Croácia ea Jugoslávia. Franjo Glaser já jogou para o BSK Belgrado antes da II Guerra Mundial. Apenas Miroslav Brozović, nascido em Herzegovina, afirmou que foi obrigado a jogar para o Partizan, embora ele mesmo quis passar para BSK Belgrado antes da II Guerra Mundial. É muitas vezes erradamente associada a HAŠK (''Hrvatski akademski športski klub'', Traduzido: ''Croata Acadêmica Esporte Clube''), criada em [[6 de novembro]] de [[1903]] como um dos estudantes do [[clube]].

[[Márton Bukovi]], o ex-gerente do Građanski, continuou a trabalhar em conjunto com Dinamo massagista Franjo Žlof, também um ex-jogador Građanski. Dos jogadores que HAŠK transferidos para Dinamo, o regular na primeira equipa foram [[Ratko Kacian]], [[Zeljko Čajkovski]], Svetozar Peričić e Dragutin Lojen. Apenas Čajkovski permaneceram no [[Maksimir]] por um longo período, um total de 11 anos. O recém-formado [[clube]] também teve Građanski de cores azul e de [[1969]], o emblema do [[clube]] era muito semelhante à de Građanski's.

=== Anos 90 ===
O [[clube]] mudou seu nome para controversamente ''HAŠK-Građanski'' em [[1992]], e outro nome mudança seguido, em [[1993]], quando o [[clube]] foi renomeado para '''Croácia Zagreb'''. A mudança de nome foi amplamente visto como um movimento político com a liderança do então recém-independentes da [[Croácia]], com o objetivo de afastar todo o país a partir do seu passado comunista. Como mudar o nome também nunca foi aceite pelos seus fãs, em [[14 de fevereiro]] de [[2000]] o clube mudou o seu nome ao ''Dinamo''.

No final dos anos [[1990]], o clube jogou duas épocas consecutivas na [[Liga dos Campeões da UEFA]] grupo fase. Na temporada 1998-99, que foram sorteados para um grupo com [[Ajax]], [[Olympiacos]] e [[FC Porto]]. Depois decepcionante desempenho nos três primeiros jogos em que eles geridos uma chamar contra [[Ajax]] em casa e perderam seus jogos fora contra o [[Olympiacos]] e Porto, que teve bom desempenho nas restantes três jogos, batendo [[FC Porto]] e [[Ajax]] em casa e fora, e para desenhar no [[Olympiacos]] início. No entanto, eles não conseguiram avançar para a Quarterfinals com um segundo-lugar atrás Olympiacos. Na temporada 1999-2000, que estavam em um grupo de defesa dos campeões [[Manchester United]], [[Olympique de Marselha]] e Sturm Graz, mas gerido apenas um quarto lugar no grupo com dois empates e uma vitória. Eles mais notavelmente na posse de um [[Manchester United]] em [[Old Trafford]] goalless desenhar na sua abertura [[Liga dos Campeões]] que correspondem temporada.

=== Anos 2000 ===
[[Ficheiro:The Hajduk Split - Dinamo Zagreb derby.jpg|thumb|right|200px|Fãs do Dinamo Zagreb no ''derby'' contra o [[Hajduk Split]].]]
Eles posteriormente participou quatro vezes na terceira ronda de qualificação da [[Liga dos Campeões]], em [[2000]], [[2003]], [[2006]] e [[2007]]. No entanto, eles jogaram contra o [[AC Milan]], [[Dínamo Kiev]], [[Arsenal FC]] e, mais recentemente, [[Werder Bremen]] e não conseguiu vencer um único jogo, perdendo 6-1 no agregado ao [[AC Milan]], 5-1 no agregado ao [[Dynamo Kiev]] e [[Arsenal]] e 5-3 em conjunto para [[Werder Bremen]]. Ao longo da primeira metade da década de [[2000]], tinham alguns sucesso internacional na [[Taça UEFA]], uma vez que avançada para a segunda ronda da competição três vezes e também desempenhou no grupo fase da competição na temporada 2004-05, mas foram infelizes para não avançar para a próxima ronda depois, levando 2-0, conceding tarde dois objetivos no seu último jogo contra o [[SC Heerenveen]], em um grupo que também foi composta por [[VfB Stuttgart]], SL Benfica e KSK Beveren trás. Dinamo melhores da Taça UEFA resultado desde a independência croata foi na temporada 1997-98, quando avançadas para a terceira rodada e foi eliminado com um estreito 2-1 [[Atlético Madrid]] na derrota para o agregado.

A sua aparição na [[Taça UEFA]] a temporada de 2006-07 terminou a competição na primeira fase com uma derrota de 5-2 [[Auxerre]] sobre agregado. No entanto, foram mais bem sucedidos na época seguinte da competição, em 2007-08, atingindo o grupo fase após bater fora Ajax na primeira rodada. Após perder 1-0 em casa, Dinamo passou a bater o holandês 3/2 gigantes no tempo extra da segunda perna, em Amesterdão. Eles não conseguiram avançar através da fase do grupo em concorrência com [[Basileia]], Brann, [[Hamburger SV]] e [[Rennes]], gravando dois empates e duas derrotas.

O clube estavam a participar na Taça UEFA novamente durante a temporada 2008-09, e foram tiradas no Grupo D juntamente com NEC, Spartak Moscovo, Tottenham Hotspur e Udinese. Dinamo passou a ganhar a sua abertura no Grupo D jogo 3-2 em casa para NEC. Fortunas mudou na sua 2. Grupo D jogo fora de Tottenham Hotspur perder 4-0 com o Dinamo. Darren Bent marcou um hat-trick.

== Estádio ==
{{Artigo principal|[[Estádio Maksimir]]}}

[[Ficheiro:Maksimirski stadion Zagreb.jpg|thumb|right|250px|Vista aerea do Estadio.]]
'''Estádio Maksimir''' ([[croata]]: ''Maksimir Stadion'') é um estádio na capital da [[Croácia]] em [[Zagreb]]. Leva o nome do bairro de Maksimir. É principalmente a casa do [[Dinamo Zagreb]], o início na equipe de [[futebol]] do país.

O estádio foi o primeiro abriu [[5 de maio]] de [[1912]]. Durante a sua história já passou por muitos reformas, mas a partir de [[1997]] ela recebeu uma grande reconstrução que levantou a sua capacidade para mais de 40 000. A [[Seleção Croata de Futebol]] manda seus jogos no estadio é jogado em Maksimir, que concorre com Poljud estádio para os maiores jogos. Em 14 anos, a equipa de futebol croata teve um orgulho imbatido recorde neste estádio em qualquer jogo competitivo, no entanto, em [[10 de Setembro]] de [[2008]] (dois anos depois de sofrer uma derrota 2-0 no mesmo local) Inglaterra se tornou a primeira equipe a vencer a [[Croácia]] em [[Zagreb]] , ganhando 4-1. Banda rock irlandesa U2 anunciou ter entre seus tourdates, um show, neste estádio, como parte de sua turnê promovendo seu mais recente álbum Sem linha no horizonte, com o passeio em si que transporta o nome oficial do U2 360 ° Tour.

== Torcida ==
{{Artigo principal|[[Bad Blue Boys]]}}
[[Ficheiro:Dinamo BBB 2008.jpg|thumb|right|250px|Os [[Bad Blue Boys]] em [[2008]].]]
Dinamo embora tenha tido um grande [[exército]] de torcedores em toda a sua [[história]], organizou o seu primeiro grupo de torcida surgiu em [[1986]]. O mais grave e fiéis torcedores, formaram o ''[[Bad Blue Boys]]''. Como já é lenda, o nome foi inspirado pelo então muito popular filme de [[1983]] o Bad Boys de [[Sean Penn]].

Ao longo os BBB surgiram, e os jogos em um podia ver bandeiras de várias partes da cidade (como Maksimir, Tresnjevka e Dubrava). No primeiro momento, os adeptos privadas organizadas visitas aos jogos na antiga Jugoslávia. Estavam presentes ao Dinamo de jogos em [[Belgrado]], Sarajevo, Ljubljana, Niš, Podgorica, Split e Skopje.

No início da década de [[1990]], o primeiro organizado BBB Fã Clube foi criado e se tornou rapidamente popular.

== Mascote ==
A mascote do Dínamo Zagreb é um [[leão]], apelidado de Maksi. O animal representa força e resistência, características utilizadas pelo [[clube]] e pelos torcedores no final do comunismo, essenciais para a conquista da independência croata em [[1992]]. O leão usa um uniforme azul – as cores do time – e seu nome é alusivo ao estádio da equipe, o Maksimir, que se refere ao bairro no qual está localizado.


No final dos anos [[1990]], o clube participou duas vezes consecutivas da [[Liga dos Campeões da UEFA]] na fase de grupos.
Sua primeira participação na fase de grupos ocorreu na temporada 1998-1999. Porém, antes de chegar aos grupos, foi necessária a disputa da repescagem, diante do [[Celtic]]. Duas vitórias levaram o Dínamo (então Croatia Zagreb) à segunda fase. A derrota fora de casa, pelo placar mínimo, obrigou o time a vencer em casa. Diante de sua torcida, a equipe passou com facilidade: 3x0. O placar agregado foi de 3x1.
A estréia na fase de grupos não foi empolgante. Diante do [[Ajax]], o primeiro ponto foi conquistado, com o placar fechado de 0x0. Pior que o empate em casa, só as duas derrotas fora, consecutivas, contra os gregos do [[Olympiacos]] por 2x0 e os portugueses do [[Porto]], por 3x0.
Com um ponto conquistado em três jogos, a situação ficou delicada. Era preciso vencer os três últimos jogos e torcer por outros resultados. Diante de sua torcida, a primeira vitória na veio de uma certa forma, fácil: 3x1 contra o Porto. 4 pontos e uma certa esperança. No jogo de volta, contra o Ajax, uam vitória por 0x1 animou mais ainda. A decisão da classificação seria em casa (naquela temporada, apenas o campeão do grupo classificava). Um desastroso empate por 1x1 contra o Olympiacos acabou com as esperanças croatas.
Na temporada 1999-2000, veio sua segunda participação na fase de grupos. Pelo grupo D, enfrentou: [[Manchester United]], [[Saturn Graz]] e o [[Marseille]]. Porém, antes de se classificarem, passartam pelo [[MTK Hungria]], vencendo o segundo jogo por 2x0
O primeiro jogo fez os torcedores criarem espectativa. Um empate por 0x0 com o Manchester United, atual campeão na época, na [[Inglaterra]]. Seguem os os demais resultados:
Dínamo Zagreb 1-2 Marseille
Dínamo Zagreb 3-0 Sturm Graz
Sturm Graz 1-0 Dínamo Zagreb
Dínamo Zagreb 1-2 Manchester United
Marseille 2-2 Dínamo Zagreb
O dínamo ainda participou da [[Liga dos Campeões]] em mais 4 oportunidades: 2000, 2003, 2006 e 2007, mas em todas não obteve grandes campanhas
Estádio Maksimir (croata: Maksimir Stadion), localizado na capital Croata. Leva o nome do bairro de Maksimir. É a casa do Dinamo Zagreb.
O estádio foi inaugurado em 5 de maio de 1912. Durante a sua história, já passou por muitas reformas, mas a maior foi em 1997, quando teve sua capacidade para 40 000 lugares. A Seleção Croata de Futebol manda alguns de seus jogos de menor importância no estadio. Em 10 de Setembro de 2008 , a Inglaterra se tornou a primeira equipe a vencer a Croácia em Zagreb, jogando no Maksimir.
Embora tenha tido um grande exército de torcedores em toda a sua história, apenas em 1986 que surgiu a primeira torcida organizada. A maior delas conhecida como Bad Blue Boys.
A mascote do Dínamo Zagreb é um leão, apelidado de Maksi. O animal representa força e resistência, características utilizadas pelo clube e pelos torcedores no final do comunismo, essenciais para a conquista da independência croata em 1992. O leão usa um uniforme azul – as cores do time – e seu nome é alusivo ao estádio da equipe, o [[Maksimir]]
== Elenco ==
== Elenco ==
{| class="toccolours" border="0" cellpadding="2" cellspacing="0" align="left" style="margin:0.5em;"
{| class="toccolours" border="0" cellpadding="2" cellspacing="0" align="left" style="margin:0.5em;"
Linha 210: Linha 190:
|width="33"| 
|width="33"| 
|valign="top"|
|valign="top"|






Revisão das 15h18min de 17 de fevereiro de 2011

Dinamo
Nome GNK Dinamo Zagreb
Alcunhas Modri
Fundação 1945
Estádio Maksimir
Capacidade 38.923
Presidente Croácia Mirko Barišić
Treinador(a) Bósnia e Herzegovina Vahid Halilhodžić
Competição Prva HNL
Website nk-dinamo.hr
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O NK Dinamo Zagreb (Nogometni klub Dinamo Zagreb), normalmente em português Dínamo de Zagreb é um dos principais clubes de futebol da Croácia.

Foi fundado a 26 de Abril de 1911 e desde então já viu o seu nome ser alterado várias vezes. As últimas alterações: a partir de Junho de 1991, o clube deixou de se chamar "Dinamo" e passou a ser chamado "HAŠK-Građanski".

Em Fevereiro de 1993 nova alteração no nome, desta vez para "Croatia" (Croácia). A partir de Fevereiro de 2000 volta a chamar-se "Dinamo", o nome atual.

O uniforme do Dinamo de Zagreb é constituído por calções e camisas de cor azul escura.

Historia

Após a Segunda Guerra Mundial, na sequência da subida ao poder do Partido Comunista da Jugoslávia, três clubes de futebol muito populares em Zagreb (HAŠK, Građanski Zagreb, Concórdia) foram dissolvidos durante a noite, e um clube municipal foi constituído em 9 de junho de 1945. Para assemelhar-se à outros clubes de futebol fora da Croácia na Europa Oriental, também foi chamado Dinamo ( "Dynamo"), e todos os melhores jogadores e do antigo Građanski imediatamente aderiram ao recém-formado clube.

Anos 90 - torneios internacionais

No final dos anos 1990, o clube participou duas vezes consecutivas da Liga dos Campeões da UEFA na fase de grupos.

Sua primeira participação na fase de grupos ocorreu na temporada 1998-1999. Porém, antes de chegar aos grupos, foi necessária a disputa da repescagem, diante do Celtic. Duas vitórias levaram o Dínamo (então Croatia Zagreb) à segunda fase. A derrota fora de casa, pelo placar mínimo, obrigou o time a vencer em casa. Diante de sua torcida, a equipe passou com facilidade: 3x0. O placar agregado foi de 3x1.

A estréia na fase de grupos não foi empolgante. Diante do Ajax, o primeiro ponto foi conquistado, com o placar fechado de 0x0. Pior que o empate em casa, só as duas derrotas fora, consecutivas, contra os gregos do Olympiacos por 2x0 e os portugueses do Porto, por 3x0. Com um ponto conquistado em três jogos, a situação ficou delicada. Era preciso vencer os três últimos jogos e torcer por outros resultados. Diante de sua torcida, a primeira vitória na veio de uma certa forma, fácil: 3x1 contra o Porto. 4 pontos e uma certa esperança. No jogo de volta, contra o Ajax, uam vitória por 0x1 animou mais ainda. A decisão da classificação seria em casa (naquela temporada, apenas o campeão do grupo classificava). Um desastroso empate por 1x1 contra o Olympiacos acabou com as esperanças croatas. Na temporada 1999-2000, veio sua segunda participação na fase de grupos. Pelo grupo D, enfrentou: Manchester United, Saturn Graz e o Marseille. Porém, antes de se classificarem, passartam pelo MTK Hungria, vencendo o segundo jogo por 2x0 O primeiro jogo fez os torcedores criarem espectativa. Um empate por 0x0 com o Manchester United, atual campeão na época, na Inglaterra. Seguem os os demais resultados: Dínamo Zagreb 1-2 Marseille Dínamo Zagreb 3-0 Sturm Graz Sturm Graz 1-0 Dínamo Zagreb Dínamo Zagreb 1-2 Manchester United Marseille 2-2 Dínamo Zagreb O dínamo ainda participou da Liga dos Campeões em mais 4 oportunidades: 2000, 2003, 2006 e 2007, mas em todas não obteve grandes campanhas Estádio Maksimir (croata: Maksimir Stadion), localizado na capital Croata. Leva o nome do bairro de Maksimir. É a casa do Dinamo Zagreb. O estádio foi inaugurado em 5 de maio de 1912. Durante a sua história, já passou por muitas reformas, mas a maior foi em 1997, quando teve sua capacidade para 40 000 lugares. A Seleção Croata de Futebol manda alguns de seus jogos de menor importância no estadio. Em 10 de Setembro de 2008 , a Inglaterra se tornou a primeira equipe a vencer a Croácia em Zagreb, jogando no Maksimir. Embora tenha tido um grande exército de torcedores em toda a sua história, apenas em 1986 que surgiu a primeira torcida organizada. A maior delas conhecida como Bad Blue Boys. A mascote do Dínamo Zagreb é um leão, apelidado de Maksi. O animal representa força e resistência, características utilizadas pelo clube e pelos torcedores no final do comunismo, essenciais para a conquista da independência croata em 1992. O leão usa um uniforme azul – as cores do time – e seu nome é alusivo ao estádio da equipe, o Maksimir

Elenco

Goleiros
1 Croácia Ivan Kelava
12 Croácia Filip Lončarić
33 Croácia Igor Vidaković
Defesa
3 Argentina Luis Ibáñez
4 Croácia Leonard Mesarić
7 Brasil Etto
13 Portugal Tonel
14 Croácia Šime Vrsaljko
19 Croácia Tomislav Barbarić
22 Croácia Igor Bišćan Capitão
25 Argentina Leandro Cufré
Meio Campo
5 Argentina Adrián Calello
6 Croácia Arijan Ademi
10 Brasil Sammir
11 Croácia Ivan Tomečak
15 Camarões Mathias Chago
16 Croácia Milan Badelj
77 Chile Pedro Morales
Atacantes
9 Croácia Andrej Kramarić
20 República Checa Miroslav Slepička
21 Montenegro Fatos Bećiraj
23 Brasil Dodô
55 Croácia Ante Rukavina
Técnico
Bósnia e Herzegovina Vahid Halilhodžić

Jogadores Famosos do Dínamo

Croácia Croacia

       


Outros

Hino

Popevke sam slagao i rozice brao,
I svu svoju mladost, sam tebi ja dao.

Hej, hej, hej.....

Navi,navijaj. Srusit ce se stadion.
Nek je nered, nek je lom. Ja te volim Dinamo.

Dinamooo.

I znaj da Bog, zna zasveto ime to,
Sveto ime Dinamo.
I u nebo s njim, i u pakao,
Bad Blue Boys-i i Dinamo.
Nek se pale baklje sve, za sve nas,
za Slavonce,
Jer na barjaku modrom, pise samo Dinamo.

Dinamoooo....

Títulos

Títulos nacionais

Títulos internacionais

Ver também