Dave Lombardo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dave Lombardo
Informação geral
Nome completo David Lombardo
Nascimento 16 de fevereiro de 1965 (48 anos)
Origem Havana
País  Cuba
Gênero(s) Thrash metal, speed metal,
avant-garde metal, death metal, groove metal
Instrumento(s) Bateria
Período em atividade 1979 – atualmente
Afiliação(ões) Slayer, Grip Inc., Testament, Fantômas, Apocalyptica, Voodoocult

Dave Lombardo (Havana, Cuba, 16 de fevereiro de 1965) migrou para os Estados Unidos e integrou o Slayer desde o princípio da formação da banda tocando bateria, instrumento no qual atualmente é apontado como um dos melhores do mundo. Dave saiu do Slayer em 1992, retornou em 2002, e em 2013 foi demitido. Durante esse período foi substituído por Paul Bostaph. Após deixar do Slayer, ele participou/criou várias bandas como Fantômas, Grip Inc., Voodoocult, Testament, Apocalyptica, além de aparições em algumas músicas de outras grupos e alguns projetos.

O interesse de Lombardo pela música surgiu quando ele começou a ouvir um álbum de Santana com alguns bongos, e depois mudou seu direcionamento bandas como Led Zeppelin e Kiss. Lombardo é conhecido por ser um baterista de thrash metal agressivo e definiu sua forma de tocar como "incrivelmente inovadora". Ao longo de sua carreira, teve uma grande influência na cena do metal, tendo inspirado muitos baterias novos do gênero.

Estilo[editar | editar código-fonte]

Lombardo é conhecido por seu estilo rápido e agressivo de tocar, utilizando a técnica de bumbo duplo que o fez receber da revista Drummerworld o apelido de "o padrinho do bumbo duplo".[1]

Lombardo falou sobre o uso de dois bumbos: "quando você bate o pedal no bumbo ele continua a ressoar. Quando você atinge-o no mesmo lugar de novo apenas depois que você recebe uma espécie de "golpe investido" do bumbo batendo com o outro pedal. Não te deixa respirar." Quando toca bumbo duplo, Lombardo utiliza a técnica de "calcanhares levantados" e posiciona os pedais em em ângulo. Além de considerá-lo como uma influência, o baterista do Arch Enemy, Daniel Erlandsson, diz que Lombardo "tem muito bom gosto para tocar, e não faz firulas. Possui um groove que muitos bateristas de speed metal e metal em geral não tem."

Quando perguntado numa entrevista "Quão talentoso é Dave Lombardo?", Kerry King respondeu: “Você já viu o filme "The Natural"? (saiu no Brasil sob o título "Um Homem Fora de Série", e relata a trajetória de um jogador de beisebol com habilidades consideradas quase sobrenaturais). Aquele é o Dave. Ele não tem que tentar ser bom. Ele chega no lugar do show 10 ou 15 minutos antes de subirmos ao palco e ele não se aquece. Ele apenas sobe e faz isso, depois de eu e Jeff (Hanneman, guitarrista) termos aquecido por uma hora.”[2]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Drummer Dave Lombardo. www.drummerworld.com. Página visitada em 17/2/3013.
  2. Kerry King: maneira certa de balançar a cabeça. whiplash.net. Página visitada em 17/2/3013.