David A. Patterson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David A. Patterson
Nascimento 16 de novembro de 1947 (69 anos)
Evergreen Park
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Alma mater Universidade da Califórnia em Los Angeles
Prêmios Prêmio IEEE Reynold B. Johnson (1999), Medalha John von Neumann IEEE (2000), Medalha James H. Mulligan Jr. IEEE de Educação (2000), Prêmio Eckert–Mauchly (2008)
Orientador(es) David F. Martin e Gerald Estrin
Instituições Universidade da Califórnia em Berkeley
Campo(s) Ciência da computação

David A. Patterson (Evergreen Park, 16 de novembro de 1947) é um informático estadunidense.

É professor de Ciência da Computação da Universidade da Califórnia, Berkeley desde 1977. É um dos pioneiros do RISC-Reduced Instruction Set Computer (computador com conjunto reduzido de instruções) e do RAID-Redundant array of independent disks (arranjo redundante de discos independentes), ambos largamente usados. É co-autor em cinco livros, incluindo dois sobre arquitetura de computadores com John L. Hennessy. Estes têm sido populares em cursos de graduação desde 1990. Ex-diretor do Departamento de Ciência da Computação da U.C Berkeley e da Computing Research Association, foi eleito para a Association for Computing Machinery (ACM) para o período 2004/2006 e serviu no Information Technology Advisory Committee para a presidencia do EUA de 2003 até 2005.

Seu trabalho foi reconhecido por educação e pesquisa por prêmios da ACM e da IEEE e pela eleição para a Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos. Em 2005 dividiu o prêmio Japonês de Computação & Comunicação com Hennessy e foi nomeado para o Silicon Valley Engineering Hall of Fame(Sala da Fama do Vale do Silício).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Douglas Engelbart
Medalha John von Neumann IEEE
2000
com John LeRoy Hennessy
Sucedido por
Butler Lampson