Ken Thompson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kenneth Thompson
Ken Thompson (esquerda) e Dennis Ritchie (direita)
Conhecido(a) por Unix, B (linguagem de programação), UTF-8, Tabelas de finais (enxadrismo)
Nascimento 4 de fevereiro de 1943 (74 anos)
Nova Orleans
Nacionalidade Estados UnidosEstadunidense
Alma mater Universidade da Califórnia em Berkeley

Kenneth Thompson (Nova Orleães, 4 de fevereiro de 1943) é um cientista da computação, conhecido pela sua influência no sistema operacional UNIX.

Bachelor e master, ambos em engenharia electrotécnica, na UC Berkeley. Em 1969, enquanto trabalhava nos laboratórios Bell, Thompson e Dennis Ritchie foram os principais criadores do sistema operacional UNIX. Thompson também criou a linguagem de programação B, uma precursora da linguagem C de Dennis Ritchie, uma das linguagens de programação mais utilizadas. Mais tarde, enquanto se encontrava ao serviço dos laboratórios Bell, ele e Rob Pike foram os principais criadores do sistema operacional Plan 9. Durante o seu trabalho, ele também criou a codificação de caracteres UTF-8 para uso no sistema operacional Plan 9. Ele também escreveu programas para a enumeração completa de finalizações de xadrez, para todas as finalizações de 4, 5 e 6 peças. Recorrendo a esse programa, um programa de jogo de xadrez tem a capacidade de jogar perfeitamente ao atingir-se uma das situações pré-definidas. Thompson e Ritchie receberam conjuntamente o Prémio Turing em 1983 "pelo seu desenvolvimento de teoria de sistemas operacionais genéricos e especialmente pela sua implementação do sistema operacional UNIX". Thompson reformou-se dos laboratórios Bell em 1 de dezembro de 2000.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Stephen Cook
Prêmio Turing
1983
com Dennis Ritchie
Sucedido por
Niklaus Wirth