Ken Thompson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kenneth Thompson
Ken Thompson (esquerda) e Dennis Ritchie (direita)
Conhecido(a) por Unix, B (linguagem de programação), UTF-8, Tabelas de finais (enxadrismo)
Nascimento 4 de fevereiro de 1943 (74 anos)
Nova Orleans
Nacionalidade Estados UnidosEstadunidense
Alma mater Universidade da Califórnia em Berkeley
Prêmios Prêmio Emanuel R. Piore IEEE (1982), Prêmio Turing (1983), Medalha Richard W. Hamming (1990), Prêmio Pioneiro da Computação (1994), Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (1998), Prêmio Tsutomu Kanai (1999), Prêmio Japão (2011)
Instituições Bell Labs, Entrisphere Inc, Google Inc
Campo(s) Engenharia, ciência da computação

Kenneth Thompson (Nova Orleães, 4 de fevereiro de 1943) é um cientista da computação, conhecido pela sua influência no sistema operacional UNIX.

Bachelor e master, ambos em engenharia electrotécnica, na UC Berkeley. Em 1969, enquanto trabalhava nos laboratórios Bell, Thompson e Dennis Ritchie foram os principais criadores do sistema operacional UNIX. Thompson também criou a linguagem de programação B, uma precursora da linguagem C de Dennis Ritchie, uma das linguagens de programação mais utilizadas. Mais tarde, enquanto se encontrava ao serviço dos laboratórios Bell, ele e Rob Pike foram os principais criadores do sistema operacional Plan 9. Durante o seu trabalho, ele também criou a codificação de caracteres UTF-8 para uso no sistema operacional Plan 9. Ele também escreveu programas para a enumeração completa de finalizações de xadrez, para todas as finalizações de 4, 5 e 6 peças. Recorrendo a esse programa, um programa de jogo de xadrez tem a capacidade de jogar perfeitamente ao atingir-se uma das situações pré-definidas. Thompson e Ritchie receberam conjuntamente o Prémio Turing em 1983 "pelo seu desenvolvimento de teoria de sistemas operacionais genéricos e especialmente pela sua implementação do sistema operacional UNIX". Thompson reformou-se dos laboratórios Bell em 1 de dezembro de 2000.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Stephen Cook
Prêmio Turing
1983
com Dennis Ritchie
Sucedido por
Niklaus Wirth