Allen Newell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Allen Newell
Ciência da computação
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 19 de março de 1927
Local São Francisco
Morte 19 de julho de 1992 (65 anos)
Local Pittsburgh
Atividade
Campo(s) Ciência da computação
Instituições Universidade Carnegie Mellon
Alma mater Universidade Carnegie Mellon
Orientador(es) Herbert Simon
Prêmio(s) Prêmio Turing (1975), Medalha Nacional de Ciências (1992)

Allen Newell (São Francisco, 19 de março de 1927Pittsburgh, 19 de julho de 1992) foi um pesquisador da ciência da computação e psicólogo cognitivo estadunidense formado na RAND Corporation e na Faculdade de Ciência da Computação, Tepper School of Business, e do Departamento de Psicologia da Universidade Carnegie Mellon. Ele contribuiu para a linguagem de processamento de informação (1956) e dois dos primeiros programas de inteligência artificial, a Logic Theorist (1956) e o General Problem Solver (1957) (com Herbert Simon). Foi galhardoado com um prêmio Turing pela Associação para Maquinaria da Computação junto com Herbert Simon, em 1975, por suas contribuições fundamentais para a inteligência artificial e a psicologia da cognição humana.[1] [2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Newell é considerado um dos pais da inteligência artificial e da ciência cognitiva.

Allen Newell fez o curso universitário de física na Universidade de Stanford em 1949, e a sua pós-graduação em matemática na Universidade de Princeton.

Foi doutorado em Administração Industrial pelo Instituto Tecnológico da Carnegie Mellon University e tornou-se investigador científico na Rand Corporation (Universidade de Santa Mônica) entre 1950 e 1961, onde conheceu Herbert Simon.

Referências

  1. Allen Newell, 65; Scientist Founded A Computing Field (em inglês). The New York Times (20 de julho de 1992). Página visitada em 14 de junho de 2013.
  2. Herbert A. Simon. Allen Newell, Biographical Memoirs (em inglês). Academia Nacional de Ciências. Página visitada em 14 de junho de 2013.


Precedido por
Donald Knuth
Prêmio Turing
1975
com Herbert Simon
Sucedido por
Michael Rabin e Dana Scott


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.