Saltar para o conteúdo

Design for Living

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Design for Living (1933))
 Nota: "Uma Mulher para Dois" redireciona para este artigo. Este artigo é sobre um filme de Ernst Lubitsh. Para o filme de François Truffaut, veja Jules et Jim. Para o álbum musical de James Reyne, veja Design for Living (álbum).
Design for Living
Design for Living
Cartaz promocional
No Brasil Sócios no Amor
Em Portugal Uma Mulher para Dois
 Estados Unidos
1933 •  p&b •  91 min 
Gênero comédia
Direção Ernst Lubitsch
Produção Ernst Lubitsch
Roteiro Ben Hecht
Elenco Fredric March
Gary Cooper
Miriam Hopkins
Edward Everett Horton
Franklin Pangborn
Distribuição Paramount Pictures
Idioma inglês

Design for Living (bra: Sócios no Amor[1]; prt Uma Mulher para Dois[2]) é um filme estadunidense de 1933, do gênero comédia, dirigido por Ernst Lubitsch. O filme é baseado em peça de Noel Coward, porém o roteirista Ben Hecht escreveu novos e espirituosos diálogos, suavizando, no processo, os elementos de menage à trois, de forma que do original restou virtualmente apenas a situação básica.[1][3]

O dramaturgo Tom e o artista plástico George dividem um apartamento em Paris. Quando conhecem Gilda, outra americana que mora na cidade, eles se apaixonam por ela. Gilda, contudo, não consegue decidir-se por por nenhum deles e lhes propõe morar com ambos, numa relação puramente platônica, em que ela seria apenas amiga e crítica. Todavia, quando Tom vai a Londres cuidar da encenação de uma de suas peças, George e Gilda tornam-se amantes. Alertado por Max, o empresário patrão de Gilda, Tom retorna a Paris e descobre que o casal mudou-se para uma cobertura. Quando George vai a Nice pintar um retrato, Tom e Gilda envolvem-se romanticamente.

O choque entre os dois amigos é inevitável e Gilda, cansada de tudo aquilo, resolve aceitar a proposta de casamento de Max. Porém, ela logo descobre que Max é mortalmente tedioso e se recusa a consumar o matrimônio. Para sua alegria, Tom e George invadem uma das festas patrocinadas pelo seu marido e escondem-se em seu quarto, depois de correr com os convidados. Max descobre os três conversando na cama e fala em divórcio. Prontamente, Gilda deixa-o e volta a Paris com os dois artistas, onde retomam seu singular relacionamento.

Ator/Atriz Personagem
Fredric March Tom Chambers
Gary Cooper George Curtis
Miriam Hopkins Gilda Farrell
Edward Everett Horton Max Plunkett
Franklin Pangborn Sr. Douglas, produtor teatral
Isabel Jewell Estenógrafa de Max
Jane Darwell Arrumadeira de George
Wyndham Standing Mordomo de Max

Referências

  1. a b Gomes de Mattos, Antonio Carlos (1991). Hollywood Anos 30. Rio de Janeiro: EBAL [fonte confiável?]
  2. «Televisão (Domingo, RTP2, 22:25)». casacomum.org. Diário de Lisboa. 26 de junho de 1987. Consultado em 9 de agosto de 2021 
  3. EAMES, John Douglas, The Paramount Story, Londres: Octopus Books, 1985 (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.