Discussão:Fascismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Fascismo é de direita[editar código-fonte]

Para mim é importante colocar o Fascismo como de extrema-direita. De fato o Fascismo é de direita. Como o próprio artigo da direita política diz: No campo da política, política de direita descreve uma visão ou posição específica que aceita a hierarquia social ou desigualdade social como inevitável, natural, normal ou desejável. Na Itália Fascista existia a hierarquia social,além do claro extremismo. Raphaelfer (discussão) 01h25min de 17 de fevereiro de 2017 (UTC)

Definição de Nazismo na posição de esquerda.[editar código-fonte]

É estranho percebe que todas os os artigos em outras línguas define o nazismo como de estrema direita e com algumas facetas parecidas com o comunismo. E caraterizando uma segunda via. E apenas a em português está talvez "tendenciosamente" falando que não é de direita simplesmente usando da caracterização "errada". Quando que no livro Aristotle A. Kallis (2003) ele diz claramente que é inadequada no sentido que não é SIMPLESMENTE uma coisa ou outra mais sim é pode ser considerado de extrema direita com ressalvas à esclarecer o que tomou emprestado do comunismo.

Seria interessante colocar como está lá.

(Natashas (discussão) 04h52min de 2 de abril de 2015 (UTC))

Natashas sua declaração acima não é verdadeira. Favor ler o arquivo 1.comentário não assinado de Bianodias (discussão • contrib) (data/hora não informada)
A propaganda feita pelo Nazismo, Fascismo etc antes de entrarem no poder era de fato comunista porque isso tinha apelo junto à população, o que foi feito em prática depois quando entraram no poder é outra história.― Diana m 16h58min de 24 de abril de 2015 (UTC)

A fonte número 3 diz que "procuravam promover vigilância", e a fonte é de uma autora que não é historiadora nem cientista política, mas uma jornalista, e a fonte em é um artigo jornalístico. No setor de definição só devem ser colocadas fontes primárias ou estudos referenciados, nunca opiniões. Não há nenhum indicativo que a vigilância promovida diferencia o Fascismo de outro modelo político qualquer. É a única afirmação que destoa do resto do conceito, que está bem fiel. Dito isto, proponho que seja retirada a fonte 3.--Bianodias (discussão) 03h42min de 11 de junho de 2015 (UTC)

Fusão Nazifascismo; Fascismo