Edward Gierek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edward Gierek.jpg

Edward Gierek GColIH foi um líder comunista polaco.

Homem mais jovem e dinâmico do que o seu antecessor e ateu, Edward Gierek tornou-se Presidente do Partido Comunista da Polónia (Komunistyczna Partia Polski) em Dezembro de 1979, sucedendo a Stanisław Ostrowski.

Apresentou um novo plano de reforma administrativa em 1975, o qual tornou a cidade de Kalisz a sede da voivodia de Kalisz.

Comprou a licença de produção da Polski Fiat 126p, pretendendo ganhar popularidade com um aumento do consumo, após os tempos austeros do seu antecessor. Embora persistisse a perseguição contra a oposição aos comunistas, canalizando a crise interna do campo socialista, o regime de Edward Gierek tornou-se temporariamente mais liberal, ao libertar diversas pessoas da prisão e aumentar algumas liberdades individuais, como também havia feito, a certa altura, o seu predecessor.

A 16 de Março de 1976 foi agraciado com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal.[1]

Referências

  1. «Cidadãos Estrangeiros Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Edward Gierek". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 11 de abril de 2016 
Precedido por
Władysław Gomułka
Primeiro Secretário do Partido Operário Unificado Polaco
1970 - 1980
Sucedido por
Stanisław Kania
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.