Gustáv Husák

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gustáv Husák
Nome nativo Gustáv Husák
Nascimento 10 de janeiro de 1913
Morte 18 de novembro de 1991 (78 anos)
Bratislava
Cidadania Checoslováquia
Etnia eslovacos
Cônjuge Magda Lokvencová
Ocupação político, advogado
Prêmios Ordem Nacional José Martí, Ordem de Lenin, Herói da União Soviética, Ordem da Revolução de Outubro, Ordem de Klement Gottwald, Medalha Comemorativa pelo Centenário do Nascimento de Lenin, Ordem da Bandeira Nacional, Ordem da Bandeira da República da Hungria, Ordem de Playa Girón, Ordem de Stara Planina, Ordem da Vitória do Socialismo, Ordem de Sukhbaatar, Ordem de Georgi Dimitrov
Religião ateísmo
Assinatura
Gustav Husak signature.svg

Gustáv Husák (Dúbravka, 10 de Janeiro de 1913Bratislava, 18 de Novembro de 1991) foi um político da Eslováquia e Presidente da Tchecoslováquia, sendo por longa data Secretário Geral do Partido Comunista da Tchecoslováquia (1969-1987). Ele governou no período conhecido por normalização, após a Primavera de Praga, e recebeu apoio externo de Erich Honecker, da República Democrática Alemã, e Leonid Brejnev, da União Soviética.

Precedido por
Alexander Dubček
Primeiro Secretário do Partido Comunista da Checoslováquia
1969 - 1987
Sucedido por
Miloš Jakeš
Precedido por
Ludvík Svoboda
Presidente da Checoslováquia
1975 - 1989
Sucedido por
Václav Havel