Ernest Tidyman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ernest Tidyman (Cleveland, 1 de janeiro de 1928Londres, 14 de julho de 1984) foi um autor e roteirista norte-americano, mais conhecido pela sua novela do detetive afro-americano John Shaft. Também co-escreveu o roteiro da adaptação cinematográfica de Shaft junto com John D.F. Black em 1971.

Seu roteiro para The French Connection garantiu a ele um Academy Award de melhor roteiro adaptado assim como o Golden Globe Award um Writers Guild of America Award,e um Edgar Award.

Escreveu o roteiro para o filme de 1973 High Plains Drifter, dirigido e estrelado por Clint Eastwood. Tidyman escreveu a sequencia para Shaft, Shaft's Big Score que foi lançado em 1972.

Em 1974 publicou Dummy, um roteiro de não - ficção que conta a historia de Donald Lang, um surdo-mudo acusado de assassinato. E foi indicado ao Edgar na categoria Fato Crime. Co-escreveu A Force of One em 1979 um dos primeiros filmes de Chuck Norris.

Em 1980 ele escreveu o filme para TV "Guyana Tragedy: The Story of Jim Jones"(no qual ele também teve um papel na produção)com o qual ele conseguiu uma indicação ao Emmy. Pela criação dos livros de Shaft, ele se tornou um dos poucos individuos brancos a garanhar um NAACP Image Award.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Tidyman se casou com Susan Gould e teve dois filho Adam e Nicholas. Em 1982 apos morte de Gould ele se casou com a ex-cantora de soul Chris Clark que co-escreveu o roteiro Lady Sings the Blues(1972). Tydiman morreu em 1984 após perfurar uma ulcera.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]