Horton Foote

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Horton Foote
Nascimento 14 de março de 1916
Texas
Morte 4 de março de 2009 (92 anos)
Hartford
Cidadania Estados Unidos
Filho(s) Hallie Foote
Ocupação roteirista, dramaturgo, ator
Prêmios Prémio Pulitzer de Teatro, Writers Guild of America Award, Prémios Emmy do Primetime, Oscar de melhor roteiro original, Oscar de melhor roteiro adaptado

Albert Horton Foote Jr. (Wharton, Texas 14 de março de 1916 – Hartford, Connecticut 4 de março de 2009) foi um roteirista norte–americano, talvez mais conhecido pelo seu roteiro do filme de 1962 To Kill a Mockingbird e pelo filme de 1983, Tender Mercies, e por seus notaveis dramas para a TV durante a Éra de Ouro da Televisão . Ele recebeu o Prémio Pulitzer de Teatro em 1995 por The Young Man From Atlanta.[1] Em 1995, foi o destinatário inaugural do Austin Film Festivals Premio Roteirista Expressivo. Descrevendo sua peça tripla “The Ophans Home Cycle”, a critica do Wall Street Jornal, disse: “Foote, que morreu em março deixou para trás uma obra prima, algo que sera lembrado no teatro americano do século 20”. Em 2000 ele foi condecorado com a Medalha Nacional de Artes .

Filho de Albert Horton Foote (1890-1973) e Harriet Gautier "Hallie" Brooks (1894-1974). Irmão de Thomas Brooks Foote (1921-1944), que morreu em um combate aéreo na Alemanha, e John Speed Foote (1923-1995).

Televisão[editar | editar código-fonte]

Foote, começou a carreira como ator, após estudar na Teatro Pasadena de 1931 a 1932. Depois de obter melhores criticas para peças que tinha escrito, ele se concentrou em escrever nos anos 1940 e se tornou um dos principais escritores para televisão durante os anos 1950, começando com um episódio de The Gabby Hayes Show . The Trip to Bountiful premiado em 1 de março, de 1953, com as líderes do elenco (Lillian Gish, Eva Marie Saint) reprisando seus papéis na Brodway no final daquele ano.

Teatro[editar | editar código-fonte]

Peças dele foram produzidas na Brodway, na Off – Brodway, na Off Off – Brodway e em muitos teatros regionais. Escreveu a versão em inglês dos livros japoneses para o musical de 1970 Scarlett, adaptação muiscal de ...E o Vento Levou. Ele ganhou em 1995 o Prémio Pulitzer de Teatro por, The Young Man From Atlanta. A peça The Goodman Theatre que foi apresentada na Brodway em Nova York, em 1997 foi indicada como melhor peçam mas não ganhou. A produção foi estrelada por Rip Torn, Shirley Knight e Biff McGuire. Knight e McGuire foram indicados ao Tony Awards.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Recebeu uma indicação ao um Academy Awards de Malhor Roteiro Adaptado, e um Writers Guild of America por sua adaptação de To Kill a Mockingbird, em 1962. Ele não comparaceu a cerimônia do Oscar pois não achava que iria ganhar.

Inicialmente ele indicou Robert Duval, para o papél de Boo Radley, em To Kill a Mockingbird após conhece - lo em uma produção de 1957 chamada The Midnight Caller, em Nova York. Os doi trabalharam juntos muitas outras vezes no futuro. Duval foi descrito como "o ator número 1".

Roteirizou o filme de 1983, Tender Mercies que fora rejeitado por muitos diretores de cinema americanos, antes que o diretor australiano Bruce Beresford finalmente aceitou, mais tarde o roteirista disse “este filme foi recusado por todos os diretores de cinema americanos na face da terra”. Havia rumores de que Foote havia escrito o roteiro a liderança de ‘’Tender Mercies’’ especialmente para Robert Duval. Isto foi negado por Foote, que disse que seria muito constrangedor se ele escreve – se para um, determinado ator, entretanto, Duval disse que ele ajudou a contribuir com algumas ideias para o personagem e afirmou queHorton sabia que ele iria interpretar um cantor de country. O filme recebeu 6 indicações ao Oscar incluindo melhor fotografia (que perdeu), e melhor roteiro original (que ganhou).Duval também ganhou um Academy Awards, pela sua performance.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Jr, se casou com Lillian Vallish Foote (julho de 1923 - Agosto de 1992), de 1945 até sua morte. Tiveram 4 filhos que são atores Horton Foote, Jr. e Hallie Foote, a roterista Daisy Brooks Foote e o diretor Walter Vallish Foote. Todos trabalharam em projetos com seus pais.

Peças[editar | editar código-fonte]

Roteiro Originais[editar | editar código-fonte]

  • Tender Mercies (1983)
  • Alone (1997)
  • Main Steet (2009)

Referências

  1. Kenneth Jones e Andrew Gans (4 de Março de 2009). «Pulitzer Prize-Winning Playwright Horton Foote Is Dead at 92». sítio playbill.com (em inglês). Consultado em 3 de Dezembro de 2012.