Espírito-guia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde janeiro de 2016).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Espírito guia ou mentor espiritual é, segundo a doutrina espírita, um espírito encarregado de acompanhar o homem, orientando-o e auxiliando-o durante sua vida. Trata-se, segundo os espíritas, do anjo da guarda presente na tradição.

É Espírito controlador. Espírito que, em missão junto a um médium, responsabiliza-se espiritualmente pelos destinos das produções mediúnicas do mesmo, ordenando um uso disciplinado e seguro para um rendimento maior dos trabalhos. Um Espírito-Guia deseja sempre o bem do médium e procura orientá-lo de modo que cumpra a sua missão da melhor maneira possível. (Dicionário de Filosofia Espírita, L. Palhano Jr.)[1]

Guias na Umbanda[editar | editar código-fonte]

Os guias da Umbanda são espíritos de antepassados, invocados nos cultos coletivos, que às vezes incorporam nas pessoas involuntariamente. Não há um número definitivo de guias, mas eles obedecem à categorias que preservam certas características de personalidade.[2]

Na Umbanda, ao contrário do Candomblé, não se incorporam os Orixás, mas sim seus falangeiros, possíveis de serem incorporados pelos médiuns e neles exercem influência em seus corpos e mentes, através da psicofonia. O Orixá Exu é diferente do Povo de Rua, conhecidos também como Guardiões de Umbanda, pois o Orixá Exu, ao contrário dos Guardiões, não incorpora.

Os Guias trabalham em linhas de orixás, formando falanges de entidades afins, de mesma característica e roupagens.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.