Cirurgia geral: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: hu:Általános sebészet
Linha 15: Linha 15:
[[en:General surgery]]
[[en:General surgery]]
[[eu:Kirurgia orokor]]
[[eu:Kirurgia orokor]]
[[hu:Általános sebészet]]
[[it:Chirurgia generale]]
[[it:Chirurgia generale]]
[[ko:일반외과]]
[[ko:일반외과]]

Revisão das 04h31min de 2 de setembro de 2008

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Administração em Saúde, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade medica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em cirurgia geral é pré-requisito para as subespecializações cirúrgicas.

Recentemente a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceram a CirurgiaGeral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades. Assim, atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopía e a cirurgia do trauma. Exige-se, atualmente, 4 anos de formação para ser cirurgião geral.

Em Portugal, o internato consiste em 72 meses distribuídos do seguinte modo: 48 de Cirurgia Geral, o que inclui 12 de Cirurgia Cervical (do Pescoço) e 6 de Traumatologia; 3 de Cirurgia Pediátrica, 3 de Cirurgia Plástica, 3 de Cirurgia Vascular, 3 de Ortopedia, 3 de Cirurgia Maxilo-Facial, 3 de Cirurgia Cardiotorácica, 2 de Neurocirurgia, 2 de Ginecologia e 2 de Urologia. A avaliação (teórica, prática e curricular) é feita no final de cada ano e do internato. Finalizado este período de formação, o médico adquire o grau de especialista.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre cirurgia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.