Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "São Bentinho"

Sem alteração do tamanho ,  05h54min de 14 de setembro de 2009
São Bentinho iniciou-se entre os sitios: São Bento ao norte e Várzea Redonda ao sul. É Cortada pela [[BR-230]] por volta do quilometro 391, à qual vai de [[Cajazeiras]] à [[João Pessoa]]. A cidade tem acesso a rodovia estadual que interliga [[Coremas]] à Br-230.
No ano de 1937 um dos habitantes do sítio Várzea Redonda chamado de [[Sebastião José Pereira]] (Basto Pereira) Resolveu construir uma casa, e escolheu um lugar deserto, sem visinhos e sem a menor intenção de formar vila. Porém com o decorrer dos anos seus familiares e visinhos de sua antiga moradia começaram a se agrupar naquela área.
A cidade se tornou um ambiente movimentado com a transição de pessoas das cidades visinhas, [[Coremas]], [[Condado]], [[Pombal|Pombal (Paraíba)|Pombal]] e outros, ficando um lugar aconchegante.
Com essa movimentação dos moradores e visinhos construiram uma Capela com a doação de terreno do dono do sítio, o [[Francisco Felino dso Santos]], com o fim da construção convidaram o padre [[Acacio Estrela Rolim]] para o lançamento da pedra fundamental e a inauguração da vila que de inicio se chamou Valerianopolis, em homenagem à [[Valeriano Pereira de Sousa]]. Os habitantes não se agradaram com o nome, e novamente voltaram a chamar a cidade de São Bento.
Tempos depois, os habitantes reuniram-se e optaram que o padroeiro da cidade seria [[São Francisco de Assis]] em homenagem ao doador do terreno.
749

edições