Jornal do Almoço: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 61: Linha 61:
Desde [[2005]], todas as emissoras da RBS TV possuem um estúdio no padrão de jornalismo da [[Rede Globo]], assim como a [[RBS TV Porto Alegre]] e [[RBS TV Florianópolis|Florianópolis]], tem os estúdios padronizados desde [[2000]].
Desde [[2005]], todas as emissoras da RBS TV possuem um estúdio no padrão de jornalismo da [[Rede Globo]], assim como a [[RBS TV Porto Alegre]] e [[RBS TV Florianópolis|Florianópolis]], tem os estúdios padronizados desde [[2000]].


A partir de [[15 de Novembro]] de [[2010]], o telejornal terá novo estúdio em Porto Alegre e nas emissoras do interior. Será um [[estúdio]] maior, com mais espaço para os apresentadores. O formato também mudará, passando a ter um formato mais informal, semelhante ao [[RJTV]].
A partir de [[22 de Novembro]] de [[2010]], o telejornal terá novo estúdio em Porto Alegre e nas emissoras do interior. Será um [[estúdio]] maior, com mais espaço para os apresentadores. O formato também mudará, passando a ter um formato mais informal, semelhante ao [[RJTV]].


[[Ficheiro:Jornal NO AR RS.jpg|thumb|Jornal no ar no Rio Grande do Sul]]
[[Ficheiro:Jornal NO AR RS.jpg|thumb|Jornal no ar no Rio Grande do Sul]]

Revisão das 12h49min de 14 de novembro de 2010

Jornal do Almoço
Estúdio RS.jpg
Antigo estúdio do Jornal do Almoço de Porto Alegre.
Informação geral
Formato telejornal
Duração 45 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Apresentador(es) RS: Cristina Ranzolin />SC: Mário Motta e Márcia Manfro
Tema de abertura Instrumental
Exibição
Emissora original RBS TV (Globo)
Transmissão original 1972 - presente

O Jornal do Almoço (também conhecido por sua sigla: JA), é um telejornal que tradicionalmente entra no ar em torno do meio-dia nas emissoras da RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Está no ar desde 1972 para os gaúchos e 1979 para os catarinenses.

Ficheiro:Estúdio SC.jpg
Antigo estúdio de Florianópolis.

Os telespectadores do Rio Grande do Sul acompanham a edição produzida em Porto Alegre e os de Santa Catarina, a gerada em Florianópolis. Além de notícias de importância estadual, o programa divulga variedades, agenda cultural, entrevistas e opiniões. As emissoras do interior dos estados produzem blocos locais do programa, mas a maioria do conteúdo é transmitida a partir das capitais.

O JA é um poderoso porta-voz da RBS, empresa de comunicação de origem gaúcha muitas vezes comparada por críticos a uma versão em escala reduzida da Rede Globo de Televisão, no quesito influência política. Muitos de seus apresentadores seguiram uma carreira política, como, por exemplo, Mendes Ribeiro, Maria do Carmo, Paulo Borges e, mais recentemente, Ana Amélia Lemos. No Rio Grande do Sul o telejornal é apresentado pela também editora Cristina Ranzolin. Lasier Martins atua com colunas diárias, Paulo Sant'ana fala sobre futebol nas Segundas e Quintas e Paulo Brito entra diariamente com o esporte no 1º e/ou 3º bloco. Já em Santa Catarina é apresentado por Mário Motta e Márcia Manfro, com comentários de Luiz Carlos Prates e Cacau Menezes.

História

Ficheiro:Cris e rosane.jpg
Apresentadoras do RS, Rosane Marchetti e Cristina Ranzolin

O Jornal do Almoço, principal programa da RBS TV, entrou no ar em 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da Rede Globo para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Gaúcha interrompia a programação da Rede Globo. O programa, separado em quadros de comentários, notícias e esportes tinha duas horas de duração. A primeira apresentadora do JA foi Tânia Carvalho.

No final da década de 70 o JA iniciava com as previsões do zodiáco no Horóscopo com Zora Yonara. Era seguido pelo quadro de clipes musicais e dicas para jovens TransaSom, apresentado por Pedro Sirotsky. Depois vinha o colunismo social eletrônico de Roberto Gigante, pelo quadro de piadas de Carlos Nobre e pelo comentário político de Jorge Alberto Mendes Ribeiro. Depois, vinham as notícias, apresentadas por Rejane Noschang e Lena Kurtz. O comentário esportivo de Rui Carlos Ostermann era então seguido do noticiário esportivo, apresentado por Celestino Valenzuela. O programa terminava com o quadro feminino e cultural Variedades, apresentado inicialmente por Célia Ribeiro e Maria do Carmo, depois desta com Suzana Saldanha. Aos sábados, havia um quadro extra, com conselhos sobre psicologia, chamado Diálogo com Dirce Brasil Ferrari.

Naquela época, a TV Difusora, canal 10 de Porto Alegre, tentou concorrer com o Jornal do Almoço criando uma cópia chamada Portovisão. O programa tinha atrações que ofereciam quase um espelho exato do concorrente - enquanto na TV Gaúcha o Jornal do Almoço tinha o TransaSom, no Portovisão passava um quadro idêntico apresentado por Fernando Vieira. O Roberto Gigante era combatido pelo similar Tatata Pimentel, na Difusora. Mendes Ribeiro tinha como contraponto o controverso José Antônio Daudt. Carlos Nobre concorria com o humorista Renato Pereira. O ex-jogador do Sport Club Internacional Larry Pinto de Faria concorria com o gremista fanático Paulo Santana. Maria do Carmo batia de frente com Tânia Carvalho. Até a atração extra de sábado era reproduzida no canal 10, com a psicologia pop de Dirce concorrendo com as dicas de decoração de Arthur Guarisse. No final da batalha, que durou quase 5 anos, sobreviveu apenas o Jornal do Almoço.

Nos anos 80 o Jornal do Almoço inovou mais uma vez quando introduziu uma bancada onde todos os colunistas e apresentadores sentavam juntos, conversando de forma descontraída, em uma versão atualizada dos noticiários locais americanos. Desde então, o Jornal do Almoço serviu de referência para a Rede Globo na criação de seus noticiários do meio-dia.

Em sua nova fase, em vez de quadros isolados e separados por comerciais, sem um apresentador comum, surge a dupla Maria do Carmo e Lasier Martins como verdadeiros primeiros âncoras da TV brasileira, improvisando conversas em meio aos textos do teleprompter. Ao lado deles, Celestino Valenzuela e, mais tarde, Paulo Britto, com o esporte, Lauro Quadros e Paulo Santana comentando futebol, o Rede Regional de Notícias, que conectava todas as emissoras da Rede Brasil Sul, apresentado por Sérgio Stock e Rejane Noschang e ainda o mundo jovem com Cunha Júnior e o feminino e cultural com Vera Armando. Estes dois acabaram envolvidos em um controverso sorteio em que o ganhador aparentemente tinha conexão pessoal com eles. Lasier Martins exigiu que fossem demitidos, senão deixaria o programa.

Nessa época, o Jornal do Almoço foi transmitido ao vivo de cidades do interior do Estado, em praças públicas e mostrando a cultura de cada região.

Ficheiro:Mário e márcia.jpg
Âncoras de Santa Catarina

No Rio Grande do Sul, as emissoras da RBS TV produzem blocos locais que são transmitidos apenas em suas regiões de cobertura. Em Santa Catarina, a RBS TV Chapecó e RBS TV Centro-Oeste são as únicas emissoras que geram mais blocos locais do Jornal do Almoço com apenas um estadual, as demais emissoras produzem três blocos locais e o restante é gerado em Florianópolis.

Desde 2005, todas as emissoras da RBS TV possuem um estúdio no padrão de jornalismo da Rede Globo, assim como a RBS TV Porto Alegre e Florianópolis, tem os estúdios padronizados desde 2000.

A partir de 22 de Novembro de 2010, o telejornal terá novo estúdio em Porto Alegre e nas emissoras do interior. Será um estúdio maior, com mais espaço para os apresentadores. O formato também mudará, passando a ter um formato mais informal, semelhante ao RJTV.

Ficheiro:Jornal NO AR RS.jpg
Jornal no ar no Rio Grande do Sul
Ficheiro:Jornal NO AR SC.jpg
Jornal no ar em Santa Catarina

Apresentadores

Rio Grande do Sul (Porto Alegre)
Santa Catarina (Florianópolis)

Comentários

Rio Grande do Sul
Santa Catarina

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Praça TV