RBS TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bom Dia Rio Grande)
Ir para: navegação, pesquisa


RBS TV
RBS Participações S/A
Tipo Rede Inter-estadual de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 29 de dezembro de 1962
por Maurício Sirotsky Sobrinho
Pertence a Grupo RBS
Proprietário Eduardo Sirotsky Melzer
Antigo proprietário Maurício Sirotsky Sobrinho
Cidade de origem Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS
Sede Bandeira de Porto Alegre (RS).svg Porto Alegre, RS
Rua Rádio e TV Gaúcha, 189 - Santa Tereza
Estúdios Bandeira de Porto Alegre (RS).svg Porto Alegre, RS
Rua Rádio e TV Gaúcha, 189 - Santa Tereza
Bandeira de Florianópolis.svg Florianópolis, SC
Rua General Vieira da Rosa, 1570 - Morro da Cruz
Slogan A TV nos liga
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos TVCOM
Canal Rural
Afiliações Rede Globo
Cobertura Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Emissoras próprias Rio Grande do Sul RBS TV Porto Alegre (Porto Alegre)

Santa Catarina RBS TV Florianópolis (Florianópolis)

Nome(s) anteriore(s) TV Gaúcha (Porto Alegre)
TV Catarinense (Florianópolis)
Página oficial RBS TV - RS e RBS TV - SC (site)
ClicRBS (portal)
G1 - Rio Grande do Sul e G1 - Santa Catarina (notícias)
GE - Rio Grande do Sul e GE - Santa Catarina (esportes)
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
12 VHF (Porto Alegre, Florianópolis)
Digital
33 UHF (Florianópolis)
34 UHF (Porto Alegre e Santa Rosa)
Disponibilidade por satélite
SKY Brasil
Canal 13 (Porto Alegre)
Claro TV
Canal 24 (Porto Alegre)
Oi TV
Canal 03 (Blumenau)
Canal 12 (HD) (Satélite SES-6)
Canal 15 (Porto Alegre)
GVT TV
Canal 203 (Porto Alegre)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 11 (Florianópolis)
Canal 12 (Porto Alegre)
NET HD
Canal 504 (Joinville)
Canal 506 (Passo Fundo)
Canal 508 (Caxias do Sul)
Canal 512 (Porto Alegre e Florianópolis)
ViaCabo
Canal 14 (Pelotas)
Canal 12 (Rio Grande)
Adatel
Canal 12
Sede da RBS TV em Porto Alegre

A RBS TV (Rede Brasil Sul de Televisão) é a maior rede de televisão regional brasileira. A sede principal da empresa fica em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul; e suas emissoras e retransmissoras cobrem a totalidade dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Possui duas cabeças-de-rede — uma em Porto Alegre/RS, e outra em Florianópolis/SC, além de uma sucursal em Brasília, e emissoras filiadas (onze gaúchas: Bagé, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana; e seis catarinenses: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joaçaba/Lages e Joinville), totalizando 18 emissoras divididas em duas redes distintas, afiliadas à Rede Globo. A emissora se constitui na maior rede regional em número de emissoras instaladas afiliada à Rede Globo, porém perde em extensão de área de cobertura para a Rede Amazônica, que abrange a maior região brasileira em extensão geográfica.

A TVCOM, canal de âmbito local, opera em Porto Alegre tanto em sinal aberto (no canal 36 UHF), como no fechado (no canal 36 da NET Porto Alegre). Já em Florianópolis, ela opera, somente, na TV fechada, também pelo canal 11 da NET Florianópolis. O sinal da emissora é retransmitido a grande parte das filiais da NET Sul originalmente pertencentes ao Grupo RBS, que cobre outros municípios nos dois estados.

História[editar | editar código-fonte]

Placa de inauguração da TV Gaúcha.

A RBS TV foi fundada no dia 29 de dezembro de 1962, quando entrou no ar a TV Gaúcha, canal 12 de Porto Alegre. Em 1967, a TV Gaúcha afiliou-se à Rede Globo e a partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser gerada pela emissora carioca.

No ano de 1969, entraram no ar as primeiras emissoras de televisão do Grupo RBS no interior do Rio Grande do Sul: a TV Imembuí, de Santa Maria, e a TV Caxias, canal 8 de Caxias do Sul. A TV Tuiuti de Pelotas entrou no ar em 1972, mesmo ano em que estreou o principal programa da emissora, o Jornal do Almoço.[1]

TV digital[editar | editar código-fonte]

Em 20 de janeiro de 2012, entra ao ar no Rio Grande do Sul o SAT HD Regional, uma parceria de afiliadas da Rede Globo com uma companhia de eletrônicos especializada em receptores de antenas parabólicas. O projeto, lançado no Paraná, é uma aproximação dos lares com parabólicas, que antes recebiam a Globo via satélite direto da matriz, com as afiliadas mais próximas. Inicialmente irá ao ar apenas em algumas cidades atendidas pela RBS TV Porto Alegre, com previsão de expansão para as localidades rurais mais afastadas dos sinais terrestres.[2]

No dia 18 de abril de 2013, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RBS TV Santa Maria no centro do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 28 de fevereiro de 2012, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RBS TV Caxias do Sul na serra do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 23 de agosto de 2012, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RBS TV Passo Fundo no norte do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 23 de julho de 2013, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RBS TV Pelotas no sul do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 12 de dezembro de 2013, foi inaugurado oficialmente o sinal digital da RBS TV dos Vales de Santa Cruz do Sul. O sinal digital opera no canal:

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Investigação sobre prática de oligopólio / monopólio pelo Grupo RBS[editar | editar código-fonte]

O Grupo RBS está sendo investigado pela prática de oligopólio / monopólio. Em 2008, o Procurador Federal de Santa Catarina propôs uma ação civil pública (processo n º. 2008.72.00.014043-5) contra o oligopólio da empresa Rede Brasil Sul (RBS) no sul do Brasil. O MPF requer que a empresa, entre outras medidas, reduza o número de estações de TV e radio nos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), de modo a estar de acordo com a lei brasileira, e o cancelamento da compra do jornal a Notícia de Joinville, consumada em 2006 - que resultou em um virtual monopólio sobre os jornais relevantes no estado de Santa Catarina.[8]

Em 2009, o Ministério Público Federal em Canoas (RS), Pedro Antonio Roso, pediu ao presidente do Grupo RBS, Nelson Pacheco Sirotsky, entre outras informações, o número de estações de rádio e TV que a empresa possui no Rio Grande do Sul ", bem como suas afiliadas, estações e repetidores. "O pedido faz parte de um processo administrativo instaurado pelo Ministério Público Federal "para determinar possível ocorrência de práticas monopolistas e irregularidades na concessão de Rádio e Televisão para o Grupo RBS no Rio Grande do Sul".[9]

Referências

  1. Hinerasky, Daniela Aline. (1 de agosto de 2003). "O pampa virou cidade? Um estudo sobre a inserção regional na tv aberta gaúcha". Estudos históricos 1 (31). CPDOC/FGV. Visitado em 13 de fevereiro de 2014.
  2. Sinal de TV digital por satélite contempla 180 municípios Coletiva.net (20 de janeiro de 2012). Visitado em 13 de fevereiro de 2014.
  3. Núcleo RBS de Divulgação (18 de abril de 2013). Sinal digital da RBS TV será disponibilizado para telespectadores da região de Santa Maria Grupo RBS. Visitado em 13 de fevereiro de 2014.
  4. RBS TV agora transmite em HD Pioneiro (25 de agosto de 2012). Visitado em 13 de fevereiro de 2014.
  5. Núcleo RBS de Divulgação (24 de agosto de 2012). RBS TV lança oficialmente sinal digital em Passo Fundo Grupo RBS. Visitado em 13 de fevereiro de 2014.
  6. RBS TV inicia transmissão de sinal digital em Pelotas Diário Popular (23 de julho de 2013). Visitado em 13 de fevereiro de 2014.
  7. Núcleo RBS de Divulgação (13 de dezembro de 2013). RBS TV inaugura sinal digital em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires Grupo RBS. Visitado em 13 de fevereiro de 2014.
  8. Mattevi, Rafaela (17 de dezembro de 2008). MP Federal patrocina inédita ação contra oligopólio midiático Carta Maior. Visitado em 13 de fevereiro de 2014.
  9. Weissheimer, Marco Aurélio (26 de novembro de 2009). Prática de monopólio midiático em debate no sul do Brasil Carta Maior. Visitado em 13 de fevereiro de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre RBS TV