RBS TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bom Dia Rio Grande)
RBS TV
RBS Participações S/A
RBS TV
Tipo Rede estadual de televisão comercial aberta
País Brasil
Fundação 29 de dezembro de 1962 (61 anos)
por Maurício Sirotsky Sobrinho
Pertence a Grupo RBS
Proprietário Eduardo Sirotsky Melzer
Antigo proprietário Maurício Sirotsky Sobrinho (1962–86)
Jayme Sirotsky (1986–91)
Nelson Sirotsky (1991–2012)
Presidente Eduardo Sirotsky Melzer
Cidade de origem Porto Alegre, RS
Sede Porto Alegre, RS
Estúdios Porto Alegre, RS
Slogan Bem pra ti
Formato de vídeo 1080i (HDTV)
Afiliações TV Excelsior (1963–67)
TV Globo (desde 1967)
Cobertura Rio Grande do Sul
Emissoras próprias
Página oficial redeglobo.globo.com/rbstvrs
Disponibilidade aberta e gratuita
Disponibilidade por satélite
Canal 10 e 410 HD (Porto Alegre)
Canal 12 (Porto Alegre e Santa Maria)
Canal 24 e 524 HD (Porto Alegre)
Canal 203 (Porto Alegre)
Disponibilidade por cabo
  • Canal 04 (Cruz Alta)
  • Canal 05 (Bagé e Santa Cruz do Sul)
  • Canal 06 (Erechim)
  • Canal 06 e 506 HD (Passo Fundo e Pelotas)
  • Canal 08 (Rio Grande)
  • Canal 12 (Uruguaiana)
  • Canal 12 e 512 HD (Porto Alegre)
  • Canal 12 e 508 HD (Caxias do Sul)
  • Canal 13 e 513 HD (Santa Maria)
ViaCabo
Canal 14 (Pelotas)
Canal 12 (Rio Grande)
Adatel
Canal 12

RBS TV (sigla para Rede Brasil Sul de Televisão) é uma rede de televisão estadual brasileira sediada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Pertencente ao Grupo RBS, possui 12 emissoras afiliadas à TV Globo, cobrindo todo o estado, além de uma sucursal em Brasília. Atuou também entre 1979 e 2016 em Santa Catarina, onde possuiu 6 emissoras de televisão encabeçadas a partir de Florianópolis, que foram vendidas para o Grupo NC, que, após o processo de transição, acabaram se transformando em NSC TV.

História[editar | editar código-fonte]

Placa de inauguração da TV Gaúcha.

A RBS TV foi fundada no dia 29 de dezembro de 1962, quando entrou no ar a TV Gaúcha, canal 12 de Porto Alegre. Em 1967, a TV Gaúcha afiliou-se à Rede Globo e a partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser gerada pela emissora carioca.

No ano de 1969, entraram no ar as primeiras emissoras de televisão do Grupo RBS no interior do Rio Grande do Sul: a TV Imembuí, de Santa Maria, e a TV Caxias, canal 8 de Caxias do Sul. A TV Tuiuti de Pelotas entrou no ar em 1972, mesmo ano em que estreou o principal programa da emissora, o Jornal do Almoço.[1]

TV digital[editar | editar código-fonte]

Sede da RBS TV em Porto Alegre

Em 20 de janeiro de 2012, entra ao ar no Rio Grande do Sul o SAT HD Regional, uma parceria de afiliadas da Rede Globo com uma companhia de eletrônicos especializada em receptores de antenas parabólicas. O projeto, lançado no Paraná, é uma aproximação dos lares com parabólicas, que antes recebiam a Globo via satélite direto da matriz, com as afiliadas mais próximas. Inicialmente irá ao ar apenas em algumas cidades atendidas pela RBS TV Porto Alegre, com previsão de expansão para as localidades rurais mais afastadas dos sinais terrestres.[2]

No dia 28 de fevereiro de 2012, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RBS TV Caxias do Sul na serra do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 23 de agosto de 2012, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RBS TV Passo Fundo no norte do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 18 de abril de 2013, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RBS TV Santa Maria no centro do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 23 de julho de 2013, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RBS TV Pelotas no sul do estado. O sinal digital opera no canal:

Em 2 de dezembro de 2013, os telejornais da emissora passaram a ser exibidos em HDTV porém alguns programas locais e as transmissões dos jogos de futebol já eram exibidos nessa tecnologia.

No dia 12 de dezembro de 2013, foi inaugurado oficialmente o sinal digital da RBS TV dos Vales de Santa Cruz do Sul. O sinal digital opera no canal:

Em 14 de março de 2018, iniciou-se o switch-off do sinal analógico da RBS TV pelas emissoras de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. Em novembro do mesmo ano, ocorreram os desligamentos dos sinais analógicos das emissoras de Pelotas e de Rio Grande e da emissora de Santa Maria no mês seguinte. Até 2023, o desligamento do sinal analógico acontecerá nas demais emissoras do estado.

No dia 25 de maio de 2019, estreou o programa Posso Entrar? com a comunicadora da rádio 92 Cris Silva na RBS TV. Os patrocinadores do programa são: Lojas Lebes, Gota Limpa e Kappesberg

Venda das operações em Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

No dia 7 de março de 2016, foi anunciado em Florianópolis o fechamento para a transferência de controle das operações de televisões, rádios e jornais que atuam sob a marca RBS em Santa Catarina para os empresários Lírio Parisotto e Carlos Sanchez, juntamente com outros investidores, o que inclui as 6 emissoras da RBS TV no estado. O comunicado foi realizado na sede da empresa, transmitida por videoconferência para todas as áreas da organização no estado. Embora não tenham sido divulgados valores, o negócio é considerado um dos maiores no ramo de mídia no Brasil nos últimos anos.[8][9][10] Os novos donos afirmaram que não iriam mudar a linha editorial dos veículos que adquiriram.[11]

Com o movimento, a RBS focou seus esforços de mídia apenas no Rio Grande do Sul, onde o grupo empresarial foi fundado em 1957 e a RBS TV surgiu em 1962. Durante o anúncio, os acionistas da RBS ressaltaram a Carta Aberta aos catarinenses divulgada logo depois pelos veículos e agradeceram profundamente o apoio e a dedicação de todos os colaboradores. Em outubro do mesmo ano, como parte do processo de transição, as emissoras deixaram de fazer menção ao Grupo RBS e à marca RBS TV nos programas, telejornais e anúncios além de adotar nos microfones de reportagem a logo da Globo.

Em 3 de maio de 2017, o Grupo NC escolheu três novos nomes para a nova emissora, DNC, LIG ou NSC. Até 15 de maio de 2017, foi votado 100% votos cada para cada emissora. DNC ficou com 12,71% dos votos, LIG com 21,01% dos votos e a vencedora foi a NSC, com 66,28% dos votos.

Em 16 de maio de 2017, o Grupo NC decidiu que o novo nome da emissora será NSC. Desde então houve sequência o processo de criação de marca da emissora que somada à TV dará o nome ao grupo de mídia no estado. No dia 15 de julho de 2017, em evento realizado em Florianópolis reunindo funcionários e colaboradores foram apresentados as logomarcas da emissora de televisão que passou a ser NSC TV, do grupo que passou a ser NSC Comunicação e o novo telejornal noturno que passou a ser NSC Notícias. As mudanças ocorreram no dia 15 de agosto com a virada do nome da emissora de televisão transmitida durante um dos intervalos da novela das sete, já no dia 16 aconteceram a oficialização do novo nome do grupo e a estreia do telejornal noturno. As emissoras de rádio, jornais e sites permanecem com os nomes inalterados.

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de emissoras da RBS TV

A RBS TV conta com programação gerada a partir de Porto Alegre e retransmitida para as outras 11 emissoras do interior, o que também exibem de segunda a sexta-feira os blocos locais do Jornal do Almoço para suas áreas de cobertura. A partir do dia 19 de agosto de 2019, as emissoras de Erechim, Santa Rosa e Cruz Alta passaram a assistir ao JA de Passo Fundo, enquanto Uruguaiana passou a assistir o JA de Santa Maria, e Bagé e Rio Grande se juntaram ao JA gerado em Pelotas. Apenas Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul mantêm seus JAs de forma independente.

Divisão da área de cobertura da RBS TV por emissora

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Investigação de prática de monopólio e oligopólio[editar | editar código-fonte]

O Grupo RBS está sendo investigado pela prática de oligopólio / monopólio. Em 2008, o Procurador Federal de Santa Catarina propôs uma ação civil pública (processo n º. 2008.72.00.014043-5) contra o oligopólio da empresa Rede Brasil Sul (RBS) no sul do Brasil. O MPF requer que a empresa, entre outras medidas, reduza o número de estações de TV e radio nos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), de modo a estar de acordo com a lei brasileira, e o cancelamento da compra do jornal a Notícia de Joinville, consumada em 2006 - que resultou em um virtual monopólio sobre os jornais relevantes no estado de Santa Catarina.[12]

Em 2009, o Ministério Público Federal em Canoas (RS), Pedro Antonio Roso, pediu ao presidente do Grupo RBS, Nelson Pacheco Sirotsky, entre outras informações, o número de estações de rádio e TV que a empresa possui no Rio Grande do Sul ", bem como suas afiliadas, estações e repetidores. "O pedido faz parte de um processo administrativo instaurado pelo Ministério Público Federal "para determinar possível ocorrência de práticas monopolistas e irregularidades na concessão de Rádio e Televisão para o Grupo RBS no Rio Grande do Sul".[13] Em 14 de janeiro de 2009, foi publicado o texto completo da ação no Intervozes, onde foi destacado que a RBS controla quase 100% da circulação de jornais diários em Santa Catarina.[14]

RBS Cop[editar | editar código-fonte]

RBS Cop da RBS TV Porto Alegre, com a pintura usada a partir de 2008

RBS Cop é o nome dado ao antigo helicóptero utilizado pela RBS TV para fazer imagens aéreas usadas em reportagens e transmissões ao vivo no jornalismo da emissora. A aeronave, modelo Robinson R44 Newscopter, foi utilizada frequentemente como apoio em reportagens para o Bom Dia Rio Grande, Bom Dia Santa Catarina, Jornal do Almoço e RBS Notícias.

No Rio Grande do Sul, entrou em operação em 23 de julho de 2007, baseado na RBS TV Porto Alegre.[15]

Em Santa Catarina, entrou em operação em 31 de julho de 2008, com estreia no Jornal do Almoço.[16]

A pintura inicial do RBS Cop de Santa Catarina era preta, com o logo grande da RBS TV na lateral, e as incrições "RBS Cop" ao lado.

Em 2008, a RBS mudou de marca e o helicóptero teve sua pintura alterada, que passou a contar com duas logomarcas da RBS e uma do Grupo RBS, sem identificação específica de RBS Cop.

Na final do Campeonato Catarinense de Futebol de 2012, a RBS recebeu um helicóptero da Frision Fly de Porto Alegre, adesivado-o com os logotipos da RBS TV gaúcha.

O RBS Cop gaúcho era branco, com a logo da RBS TV, pertencendo a Sikorski Serviços Aéreos. Em 2008, o helicóptero recebeu duas pinturas: uma igual à da RBS Catarinense, e outra no final do ano, após a mudança de marca da emissora, que ficou igual ao usado na final do Campeonato Catarinense.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (Esso)[editar | editar código-fonte]

  • 2006: Esso Especial de Telejornalismo, concedido a Giovani Grizotti, Laura Nonohay, Jonas Campos e Sérgio Pavanello, pela reportagem "A Farra dos Vereadores Turistas"[17]
  • 2007: Esso Especial de Telejornalismo, concedido a Giovani Grizotti, Cristiane Pastorini e Guto Teixeira, pela reportagem "Fantasmas de Sapucaí"[18]

Prêmio Vladimir Herzog[editar | editar código-fonte]

Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog por Reportagem de TV
Ano Obra Veículo de mídia Autor Resultado
2009 "Crack – nem pensar" RBS TV – Florianópolis – 1 e 2/06/2009 Giovana Períneo Jacques Venceu[19]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hinerasky, Daniela Aline (1 de agosto de 2003). «O pampa virou cidade? Um estudo sobre a inserção regional na tv aberta gaúcha». CPDOC/FGV. Estudos históricos. 1 (31). Consultado em 13 de fevereiro de 2014 
  2. «Sinal de TV digital por satélite contempla 180 municípios». Coletiva.net. 20 de janeiro de 2012. Consultado em 13 de fevereiro de 2014 
  3. «RBS TV agora transmite em HD». Pioneiro. 25 de agosto de 2012. Consultado em 13 de fevereiro de 2014 
  4. Núcleo RBS de Divulgação (24 de agosto de 2012). «RBS TV lança oficialmente sinal digital em Passo Fundo». Grupo RBS. Consultado em 13 de fevereiro de 2014 
  5. Núcleo RBS de Divulgação (18 de abril de 2013). «Sinal digital da RBS TV será disponibilizado para telespectadores da região de Santa Maria». Grupo RBS. Consultado em 13 de fevereiro de 2014 
  6. «RBS TV inicia transmissão de sinal digital em Pelotas». Diário Popular. 23 de julho de 2013. Consultado em 13 de fevereiro de 2014 
  7. Núcleo RBS de Divulgação (13 de dezembro de 2013). «RBS TV inaugura sinal digital em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires». Grupo RBS. Consultado em 13 de fevereiro de 2014 
  8. «RBS anuncia venda de operações de mídia em Santa Catarina | Grupo RBS». www.gruporbs.com.br. Consultado em 28 de junho de 2016 
  9. «Grupo RBS anuncia venda de jornais, rádios e TV em Santa Catarina - 07/03/2016 - Mercado - Folha de S.Paulo». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 28 de junho de 2016 
  10. «Tudo Rádio.com - Rádio News - Em comunicado, Grupo RBS confirma venda das operações de mídia em Santa Catarina». tudoradio.com. Consultado em 28 de junho de 2016 
  11. «Quem são e o que pensam os novos donos». Consultado em 28 de junho de 2016 
  12. Mattevi, Rafaela; Ribeiro, Cora (17 de dezembro de 2008). «MP Federal patrocina inédita ação contra oligopólio midiático». Carta Maior. Consultado em 13 de fevereiro de 2014 
  13. Weissheimer, Marco Aurélio (26 de novembro de 2009). «Prática de monopólio midiático em debate no sul do Brasil». Carta Maior. Consultado em 13 de fevereiro de 2014 
  14. «Veja o texto completo da ação contra o oligopólio da RBS em Santa Catarina». Intevozes. 14 de janeiro de 2009. Consultado em 5 de abril de 2017 
  15. Assessoria de Comunicação da RBS (22 de julho de 2007). «RBS TV estréia helicóptero para jornalismo». Rádio Rural AM. Consultado em 14 de fevereiro de 2014 
  16. «Helicóptero reforça jornalismo da RBS». Diário Catarinense. 30 de julho de 2008. Consultado em 14 de fevereiro de 2014 
  17. «Prêmio Esso de Jornalismo 2006». Prêmio Esso. Consultado em 24 de março de 2020. Arquivado do original em 11 de agosto de 2010 
  18. «Prêmio Esso de Jornalismo 2007». Prêmio Esso. Consultado em 24 de março de 2020. Arquivado do original em 11 de agosto de 2010 
  19. «Vencedores 31o Prêmio Vladimir Herzog». Vladimir Herzog. 19 de outubro de 2019. Consultado em 2 de abril de 2020. Cópia arquivada em 2 de abril de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata