Rede Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde outubro de 2017). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rede Clube
TV Rádio Clube de Teresina S.A.
Televisão Alvorada do Sul Ltda.
Logotipo da TV Clube (Teresina).JPG
Tipo Rede estadual de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 1 de abril de 2012 (7 anos)
por Valter Alencar Filho e João Calisto Lobo
Pertence a Sistema Clube de Comunicação
Proprietário Segisnando Alencar
Antigo proprietário Valter Alencar Filho (2012-2015)
Presidente Segisnando Alencar
Cidade de origem Piauí Teresina, PI
Sede Bandeira de Teresina.jpg Teresina, PI
Avenida Professor Valter Alencar, 2120 - Monte Castelo
MAPA
Estúdios Bandeira de Teresina.jpg Teresina, PI
Avenida Professor Valter Alencar, 2120 - Monte Castelo
Bandeira de Floriano.jpg Floriano, PI
Avenida Senador Dirceu Arcoverde, 2549 - Viazul
MAPA
Slogan A força de um ideal
A gente se liga no Piauí
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Afiliações Rede Globo
Cobertura Piauí e partes do leste do Maranhão e oeste do Ceará
Emissoras próprias Bandeira de Teresina.jpg TV Clube (Teresina)
Bandeira de Floriano.jpg TV Alvorada (Floriano)
Página oficial redeclube.globo.com
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
03 VHF (São Raimundo Nonato)
05 VHF (Floriano)
07 VHF (Uruçuí)
09 VHF (Piripiri)
11 VHF (Picos)
Digital
25 UHF (Floriano)
26 UHF (Teresina)
29 UHF (Parnaíba)
Em implantação:
26 UHF (Uruçuí)
30 UHF (Picos)
Disponibilidade por satélite
Oi TV
Canal 04 (Teresina) (HD)
Sky
Canal 12 (Teresina)
Canal 412 (Teresina) (HD)[1]
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 04 (Teresina)
Canal 504 (Teresina) (HD)

A Rede Clube é uma rede de televisão brasileira sediada em Teresina, capital do estado do Piauí. É afiliada à Rede Globo e tem como geradora, a TV Clube Teresina e como sucursal, a TV Alvorada Floriano. A TV Clube canal 4 foi fundada em 1972 pelo engenheiro Valter Alencar, sendo a primeira emissora de televisão piauiense; já a TV Alvorada canal 6 foi fundada em 1997 por João Calisto Lobo, mas as duas emissoras só unificaram sua marca em 2012.

A emissora tem a sua marca atrelada a confiança e a credibilidade. Preocupando-se com seu público, a Rede Clube promove, dentre tantas ações, eventos como Criança Feliz, GP Corrida de Rua, Semana de Trânsito, Cidade Junina, Estação Saúde, e entre outros.

Atualmente, a transmissão para o interior ocorre por via satélite, mas ainda há vários municípios não cobertos, ou com retransmissão precária, como é o caso de Parnaíba e Picos, entre os principais municípios do estado, onde a maioria da população utiliza antenas parabólicas para assistir a Globo. Em cobertura, perde para suas concorrentes TV Antena 10 (RecordTV), TV Cidade Verde (SBT) e TV Meio Norte (Rede Meio Norte).

História[editar | editar código-fonte]

TV Clube[editar | editar código-fonte]

Em 1972, após a conclusão da sede e a instalação dos equipamentos, o tempo do pedido (1962) e a concessão (1965) passavam se quase 10 anos, pois o pedido até a entada do ar irá automaticamente cancelar a concessão (1975), segundo as leis das concessões das emissoras na época, mas era comum da emissora ganhar concessão e só colocar no ar anos depois devido à preço alto dos equipamentos.

Em outubro, a emissora entrou no ar em apenas fases de testes antes de ser inaugurada. Hoje, a emissora não têm registros de sons e imagens (radiodifusão) da primeira transmissão experimental, pois existe apenas acervo fotográfico exposto na Fundação Valter Alencar em que mostra registros antes da inauguração.

Ao mesmo tempo, o Governo do Estado do Piauí criou a estatal Empresa Piauí de Radiofusão (Radiotepi), atual Empresa de Telecomunicações do Piauí (Etelpi), o sinal da Clube passa a ser expandido no decorrer do ano e em 1973 para alguns municípios do interior do estado, inclusive para o Maranhão e Ceará, até então sob responsabilidade das TVs Difusora e Verdes Mares.

A TV Clube foi inaugurada em 03 de dezembro de 1972, após dois meses de testes. Foi lançado o primeiro slogan: A força de um ideal (que permanece até hoje, mesmo com outros slogans). Em prédio próprio, recebeu o nome de "Edifício Presidente Médici". A primeira logomarca da emissora foi o desenho da lenda cabeça de cuia, que foi ao vídeo até 1976.

As imagens a entrar no ar foi o telejornal "Tele Quatro" e o primeiro apresentador foi Gamalie Noronha, na época em que não havia o hoje conhecido teleprompter, em que Noronha lia as notícias em um papel e depois olhava para a câmera.

TV Alvorada[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 1996, uma equipe da Rede Globo já treinava e selecionava os profissionais que assumiriam o jornalismo da TV Alvorada. A primeira emissora de televisão do interior do Piauí, segunda emissora afiliada a Rede Globo no estado foi inaugurada em 10 de janeiro de 1997, ano do centenário de Floriano, substituindo o sinal da repetidora da TV Clube. Idealizada pelo senador João Lobo com parceria da família Alencar, ela é constituída por vários departamentos: comercial, redação, estúdio e jornalístico.

O primeiro programa que foi ao ar foi o PITV 2ª Edição com apresentação de Nilson Ferreira, produzido e exibido até hoje pela TV Alvorada com um novo cenário baseado no NETV da TV Globo Nordeste de Recife.

Até hoje, muitas histórias foram contadas: de tragédias e perdas, a conquistas e momentos históricos. A cidade se envolveu rapidamente com o jornalismo da Rede Globo em uma visão local. Muito além de um veículo de informação, um aliado da população na hora de cobrar seus direitos. A emissora também se tornou uma escola de profissionais do jornalismo: repórteres, apresentadores, cinegrafistas, editores e produtores. Muita gente que hoje atuam em grandes emissoras de Brasília, Teresina, Natal e outros grandes centros passou primeiro pela TV Alvorada.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Não é a única emissora da Rede Globo a cobrir seu principal mercado, Teresina. Sofre concorrência da TV Mirante Cocais, localizada em Timon, a única cidade da Grande Teresina localizada no Maranhão (que opera no canal 14 UHF). Ambas porém têm público alvo distintos pois a TV vizinha tem programação e publicidade voltada para o público maranhense e seu sinal só tem captação de qualidade perfeita nas zonas próximas ao centro de Teresina.
  • Além disso, como a TV Clube ao longo de sua história cobriu a cidade de Timon. Ambas compartilham matérias produzidas para seus jornais locais.
  • Apesar de ter menos audiência em Teresina do que a TV Mirante Cocais, possui expressiva audiência em Timon, devido ao grande número de piauienses que residem em Timon que é uma cidade dormitório de Teresina.
  • Até 1987, era exibida, à noite, terceira edição do telejornal "PITV 3ª Edição". Neste mesmo ano era exibido, aos domingos, o "PITV Edição de Domingo". Esta edição foi ao ar apenas durante o ano de 1987, depois foi extinta, assim como ocorreu com o PITV 3ª Edição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]