Mulher (telessérie): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 1 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q4101736
Linha 93: Linha 93:
[[Categoria:1998 na televisão no Brasil]]
[[Categoria:1998 na televisão no Brasil]]
[[Categoria:Séries e minisséries do Viva]]
[[Categoria:Séries e minisséries do Viva]]

[[ru:В мире женщин (телесериал)]]

Revisão das 12h17min de 25 de março de 2013

Mulher é uma série de televisão brasileira, exibida pela Rede Globo de 2 de abril de 1998 a 7 de dezembro de 1999. A série possui 62 episódios produzidos, divididos em duas temporadas, sendo a primeira com 26 episódios, e a segunda com 36.

História

O seriado mostrava o cotidiano de uma clínica especializada em atendimento a mulheres, a Machado de Alencar.

Os episódios mostravam a vida de duas médicas, Martha Corrêa Lopes (Eva Wilma) e Cristina Brandão (Patrícia Pillar). Ambas são motivadas pela mesma paixão pelo trabalho e ética, salvando e protegendo vidas, muitas vezes deixando de lado a vida pessoal.

Abordava questões como gravidez na adolescência, síndrome de Down, frigidez, aborto, eutanásia, violência contra a mulher e câncer.

No segundo ano, os atores Alexandre Borges e Eduardo Galvão entraram para o elenco fixo, como os namorados de Cris e Shirley, respectivamente.

Tecnologia

Foi pioneiro no Brasil por utilizar câmaras de cinema, com gravação em película e pelo processo de filmagem diferente do utilizado em televisão. O último episódio da série, em 1999, foi gravado com câmeras de televisão de alta definição (HDTV).

Todos os cenários fixos, como a clínica, apartamentos de alguns personagens e o interior do do barco de Otávio (Carlos Zara) foram reproduzidos nos estúdios da Cinédia, no Rio de Janeiro.


Internacional

O seriado foi exibido em vários países, como Canadá, Cuba, Eslovênia, França, Portugal, Rússia, Venezuela e China, a Escrava Isaura foi a primeira e única novela brasileira comprada pelos chineses. Só que o país mais populoso do mundo quebrou o jejum e adquiriu o seriado “Mulher”. O acordo, que demorou cinco anos para ser fechado, foi feito com a rede estatal chinesa CCTV, que exibe apenas programas de ficção de outros países.[1]

Elenco

Trilha sonora

CD 1998:

CD 1999:

Lançamento em DVD

Foi lançado o DVD em 2007 com 19 episódios da série pela Globo Marcas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Séries médicas, um subgênero das séries de televisão, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.