Infomercial: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 49: Linha 49:


[[Categoria:Publicidade]]
[[Categoria:Publicidade]]
[[Categoria:Gêneros televisivos]]
[[Categoria:Terminologia televisiva]]

Revisão das 17h15min de 5 de maio de 2015

Infomerciais são propagandas de televisão que costumam durar o mesmo tempo que um programa de televisão típico. Infomerciais, também conhecidos como programação paga, televendas ou teleshopping na Europa são normalmente exibidos fora do horário nobre, como durante a manhã ou tarde da noite (geralmente entre 2:00 e 6:00). Alguns canais exibem esse tipo de programação como uma alternativa a prática em desuso do encerramento de transmissões.

Formato

A palavra "infomercial" é um portmanteau das palavras "informação" e "comercial". Como em qualquer outra forma de propaganda, o conteúdo é uma mensagem comercial projetada para representar os pontos de vista e servir ao interesse do anunciante. Infomerciais são freqüentemente feitos para imitar programas verdadeiros, geralmente talk shows, com mínimas distinções de que o programa é de fato uma propaganda.

Infomerciais são projetados para ter uma resposta direta que é específica e quantitativa e são, dessa maneira, uma forma de marketing de resposta direta (não confundir com marketing direto). A resposta da propaganda é entregue diretamente aos espectadores pelos anunciantes. Em comerciais comuns, os anunciantes não solicitam uma resposta direta dos espectadores, mas, ao invés disso, ressaltam a marca do produto no mercado entre compradores potenciais.

Anunciantes de infomerciais podem usar bordões extravagantes, repetição de idéias básicas, e/ou empregar personagens vestidos como cientistas ou celebridades como convidados ou apresentadores das propagandas. No livro As Seen on TV por Lou Harry e Sam Stall ilustra a história de produtos memoráveis como o Flowbee, o Chia Pet, e as facas Ginsu. O Flowbee e as facas Ginsu foram trazidas ao ar pelo guru dos infomerciais Kevin Harrington. Muitos infomerciais apresentam ofertas por tempo limitado e/ou afirmam que os produtos só podem ser adquiridos pela televisão.

História

Os Infomerciais proliferaram nos Estados Unidos após 1984 quando a FCC eliminou regras estabelecidas nos anos 50 e 60 sobre o conteúdo comercial da televisão. Muitas destas evoluções podem ser atribuídas aos parceiros de negócios Edward Valenti e Barry Beecher, que desenvolveram o formato para vender as facas Ginsu.

Alguns televangelistas como Robert Tilton e Peter Popoff compram horários televisivos de corretores de infomerciais representando estações de TV ao redor dos Estados Unidos e algumas redes de TV por assinatura que não se opõem a transmitir programação religiosa.

Infomerciais são freqüentemente exibidos nos Estados Unidos e no Canadá durante os horários da madrugada e do início da manhã, porém é possível encontrar exibições durante a tarde ou mesmo no horário nobre. Existem canais por assinatura que se dedicam a exibir infomerciais 24 horas por dia.

No Brasil

Os infomerciais são parte da programação de muitas redes de TV aberta no Brasil há pelo menos desde a década de 1990. Produtos como as facas Ginsu, as meias Vivarina, os aparelhos auditivos Sonic 2000 e os travesseiros Countour Pillow tiveram durante anos suas propagandas exibidas através dos infomerciais do Grupo Imagem, especialmente os que eram exibidos na extinta Rede Manchete. A propaganda enfatizava o número (011) 1406, que depois seria mencionado na música 1406 dos Mamonas Assassinas.

Hoje o próprio Grupo Imagem foi extinto. O vácuo foi preenchido pela Polishop, pelo Shoptime e, mais recentemente, pelo Best Shop TV. RedeTV!, Gazeta, Bandeirantes, SBT (apenas na parabólica) e CNT são algumas das redes abertas que exibem infomerciais. Por razão de suas normas rígidas aos anúncios maiores que 60 segundos,a Rede Globo jamais chegou a levar ao ar quaisquer infomerciais em sua programação. No mercado da TV por assinatura, diversas redes exibem infomerciais com canais inteiros dedicados ao segmento.

Paródias dos infomerciais

Vários programas fazem paródias aos Infomerciais como por exemplo o Casseta e Planeta da Rede Globo, o Programa Hermes e Renato da MTV Brasil.

O Casseta e Planeta tem duas empresas fictícias: as Organizações Tabajara e o Grupo Capivara.

Há inúmeros programas na televisão brasileira que tentam imitar de forma sarcástica o consumismo imposto pelos infomerciais.

Crítica

Por causa da natureza por vezes sensacionalista da propaganda e da natureza questionável de alguns produtos, defensores do direito do consumidor recomendam investigação cuidadosa dos patrocinadores do infomercial, dos produtos que estão sendo divulgados, e de possíveis reclamações antes de efetuar uma compra. No início de um infomercial, as emissoras geralmente colocam avisos dizendo que "O programa a seguir é uma produção independente. Todo o seu conteúdo é de responsabilidade total de seus produtores e idealizadores".

Frases geralmente usadas

  • "Mas espere!" (após colocar uma oferta e antes de colocar outra, ainda melhor. Por exemplo: "Mas espere! Ligue agora e nós descontamos uma parcela e te damos de brinde este produto")
  • "Por (número) suaves prestações de (preço), este produto pode ser seu!"
  • "Se você não estiver satisfeito, garantimos a devolução do seu dinheiro."
  • "Se você ligar nos próximos minutos, também ganhará…"
  • "Ligue já para 011 1406 ou escreva para nós. Este é mais um lançamento exclusivo do Grupo Imagem Teleshop"

Ver também

Ligações externas